SAIBA COMO CRIAR UMA ÓTIMA ESTRATEGIA DE MARKETING DIGITAL PARA A SUA EMPRESA

Os dias de outdoors e anúncios de jornal já se foram. No mundo de hoje, o marketing digital parece ser a melhor maneira de expandir seus negócios. Anúncios em vídeo e mídia social estão em alta e assumiram o controle em termos de comunicação e propaganda. 

Afinal, a internet ocupa grande parte do nosso dia a dia. E agora, com mais de 59% da população global tendo acesso à ela, não há melhor lugar para anunciar sua empresa do que na internet.  

No entanto, o marketing digital vem em muitas formas diferentes. Há otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de conteúdo, marketing por e- mail, marketing de mídia social e muito mais. Por isso, descobrir a melhor estratégia para anunciar sua empresa pode parecer difícil e confuso. E pode ser, a menos que você comece desenvolvendo uma boa estratégia de marketing digital!

Como criar uma estratégia de marketing digital

Ao criar uma estratégia de marketing digital, pode ser uma boa ideia consultar uma agência especializada em marketing. Mas se você está apenas começando seu negócio ou deseja manter esse processo internamente, aqui estão os pontos-chave que você deve ter em mente ao criar uma estratégia de marketing digital:

1. Estabeleça metas

Em primeiro lugar, você precisa estabelecer seu objetivo. Saber o que você deseja alcançar é importante, porque ditará o curso de sua estratégia de marketing digital.  

Você quer gerar mais leads ou vender mais produtos? Talvez você queira que mais pessoas assinem seu canal ou apenas esteja concentrado na construção do reconhecimento da sua marca. 

Seja o mais específico possível ao definir seus objetivos. Simplesmente dizer que você deseja vender mais produtos não é suficiente. No entanto, estabelecer que deseja aumentar suas vendas em 10% nos próximos três meses lhe dará uma ideia melhor de como chegar lá.  

2. Avalie sua presença de marketing digital existente 

Depois de descobrir o que deseja alcançar, é hora de dar um passo para trás e analisar como sua estratégia de marketing digital está funcionando.  

Para fazer isso, dê uma olhada em seus principais canais de marketing. Isso pode incluir seu site, páginas de mídia social, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO ou publicidade paga por clique. Analise o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para ajudá-lo a determinar onde você deve concentrar seus esforços.

Se o seu site, atualmente, funciona como sua única presença de marketing digital, faça pesquisas sobre quais outros canais podem beneficiar sua marca. Quais plataformas de mídia social seus clientes em potencial frequentam? O email marketing ajudará a impulsionar suas vendas? 

Se você não tiver certeza por onde começar, dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo. Isso pode ajudar a dar ideias sobre como apresentar sua marca ao seu público-alvo.

3. Entenda o que é o funil de vendas digita

Você já tem a base da sua estratégia, mas antes de mergulhar de cabeça na execução de sua estratégia de marketing digital, você precisa entender o funil de vendas digital. Então, o que é isso?  

Um funil de vendas digital é um conceito de marketing que retrata a jornada dos compradores, desde quando ele era apenas um estranho para sua empresa até terminar como um de seus clientes fiéis. O funil de vendas digital inclui as seguintes etapas: 

  • Descoberta: onde as pessoas ouvem sobre sua empresa pela primeira vez.
  • Pesquisa: quando algum nível de reconhecimento da marca foi estabelecido e o usuário está olhando para sua empresa e seus produtos, tornando-se um cliente potencial.
  • Compra: onde clientes potenciais se transformaram em clientes atuais.
  • Lealdade: onde as pessoas se conectam com sua marca e se transformam em clientes de longo prazo.


Entender em que estágio seu público se encontra e quais são as expectativas dele pode ajudá-lo a organizar melhor sua mensagem. É importante entender isso, porque os usuários irão reagir aos seus anúncios de maneira diferente, com base no estágio em que se encontram. Você precisa construir seus CTAs, postagens sociais e outras cópias com base nesses estágios.

4. Construir personas de comprador 

O próximo passo é entrar na mente do seu cliente. Imagine quem é seu cliente, quantos anos ele tem, quais são seus valores, o que ele faz para viver e muito mais. Ao fazer isso, você obterá um melhor entendimento de quem é o seu público e como você os alcançará. Essa prática vai além da identificação de um mercado-alvo e, na verdade, faz com que você crie uma persona do comprador falsa que o ajuda a visualizar seu cliente ideal!

Faça uma pesquisa de mercado completa e aproveite as etapas que você já realizou ao definir seu funil de vendas como ponto de partida. A partir daí, comece a falar com seus clientes em potencial em fóruns, grupos de mídia social ou solicitando entrevistas individuais.

5. Encontre seus clientes em seu funil de vendas digital

Agora que você descobriu para que tipo de público está olhando, é hora de imaginar seus compradores espalhados por todos os estágios do funil de vendas digital.  

Por que? Porque, como mencionamos anteriormente, os compradores reagiram de maneira diferente aos seus anúncios, dependendo do estágio em que se encontram. Portanto, cada uma dessas etapas requer uma abordagem de marketing diferente.  

Digamos que você administre uma oficina mecânica. Da manutenção regular à restauração e até mesmo o ajuste fino – você faz tudo. Pense em como as pessoas poderão encontrá-lo dependendo do estágio em que se encontram.  

Por exemplo, um cliente na fase de descoberta seria alguém que passou por uma pane inesperada. E agora, eles estão procurando um mecânico para consertar o problema imediatamente.  

Eles provavelmente farão uma pesquisa rápida no Google e podem até mesmo olhar as avaliações online. Nesse caso, você gostaria de ser um dos primeiros a aparecer em seus resultados de pesquisa por “oficina mecânica perto de mim”. E você gostaria de ter um punhado de comentários positivos anexados à sua listagem. Para chegar lá, você precisará otimizar seu SEO para aquele determinado termo, tendo a cópia certa, um site eficiente, informações de contato prontamente disponíveis, entre outros elementos na página.   

Outro cliente na fase de pesquisa pode ser alguém procurando uma nova pintura ou para adicionar um som automotivo pós-venda ao seu veículo. Eles não têm pressa e estão dispostos a esperar e fazer pesquisas suficientes para se qualificarem a entrar em contato com você. Nesse caso, você deseja que seus anúncios sejam apresentados onde estão.

Então, por que não lançar uma campanha publicitária no Facebook exibindo seus projetos de restauração anteriores? Vendo que você fez um carro velho parecer novo, pode ser o suficiente para convencer esse cliente em potencial de que seu carro realmente precisa de uma pintura.  

Haverá muitas tentativas e erros durante esta fase. Muito provavelmente, você continuará a testar e iterar o posicionamento do anúncio ao longo do tempo. Por enquanto, comece com suas personas e onde você espera que elas estejam em seu funil de vendas. Você sempre pode ajustar seus anúncios, segmentação, canais digitais e esforços gerais, dependendo da resposta do cliente.

6. Crie uma estratégia de conteúdo

Agora, você precisa colocar tudo junto e criar uma estratégia de marketing específica para cada canal. Sua estratégia de conteúdo pode incluir blogs, webinars, eBooks, podcasts, vídeos e muito mais. Defina seus objetivos e determine quais tipos de conteúdo podem ajudá-lo a atingir esses objetivos.

Por exemplo, se quiser melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa, você pode trabalhar em uma estratégia de palavra-chave ou pedir aos usuários para postar comentários no Google business para que você possa melhorar sua pontuação de SEO local. Ou, se deseja obter o reconhecimento da marca, certifique-se de que está ativo nas redes sociais. 

Apenas certifique-se de que, independentemente do conteúdo que você desenvolve, siga estas práticas recomendadas:

Vá direto ao ponto: concentre-se nos pontos mais importantes e certifique-se de que seu conteúdo seja valioso para o leitor.

Fale diretamente com o seu público: para se conectar com o seu público, você deve entendê-los. O que eles estão procurando? Que perguntas eles precisam ser respondidas? Que problemas eles precisam resolver? Como você pode ajudar?

Use sua proposta de valor exclusiva: uma proposta de valor diz a seus clientes em potencial o que eles podem esperar de sua marca. Junto com um texto valioso, certifique-se de criar títulos atraentes.

Seja consistente: certifique-se de que sua marca seja consistente em todos os canais. Defina a personalidade e outras características exclusivas de sua marca.

7. Acompanhe seus resultados

Depois de colocar sua estratégia de marketing em funcionamento, é hora de observar e ver como ela está funcionando. Sempre há espaço para melhorias. É por isso que você precisa acompanhar constantemente o desempenho do seu projeto. Descubra quais estratégias estão indo bem e o que poderia ser melhor e faça as alterações de acordo. 

Apenas certifique-se de estabelecer as principais métricas que deseja rastrear antecipadamente. Saber quais métricas são importantes pode ajudá-lo a identificar os resultados e evitar quaisquer problemas que surjam. 

O marketing digital é um processo contínuo

Ao criar uma estratégia de marketing digital, seja sempre específico com o que você deseja alcançar, saiba quem é seu público-alvo e determine como eles irão reagir aos seus anúncios com base na fase em que estão no funil. 

Você não vai acertar todas as vezes. Você pode descobrir que o canal que escolheu, o meio e até mesmo as imagens simplesmente não performaram com seus clientes. Não se deixe abalar. Em vez disso, aprenda com esses resultados e tente novamente. 

O mesmo pode ser dito quando você começar a ver o sucesso. Não pare por aí, continue repetindo o que já funciona para descobrir o que pode funcionar ainda melhor. Essa é a beleza de alavancar o marketing digital. Sempre há espaço para melhorias e muitas maneiras de fazer isso funcionar!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?