COMO SER FELIZ SOZINHO

Recentemente, todos nós tivemos um pouco mais de “tempo sozinho” do que jamais esperávamos, e provavelmente é justo dizer que isso tem sido desafiador para todos. E embora alguns possam pensar que o distanciamento social é mais difícil para os extrovertidos do que para os introvertidos, estudos mostram que o oposto pode realmente ser verdade porque extrovertidos são mais propensos a ser ativos nas mídias sociais e manter contato com amigos, e eles são mais propensos a serem resilientes durante esses tempos e manter a esperança para o futuro.

O Covid-19

Mas, apesar das características pessoais ou tendências sociais de qualquer um, todos nós fomos forçados a navegar um pouco mais sozinhos do que estamos acostumados durante esta pandemia COVID-19, e isso sem dúvida afetou a todos de maneiras únicas. E mesmo que você tenha uma família que você ainda vem para casa todas as noites, essa sensação de isolamento ainda está à espreita.

Sim, a prática coletiva atual do distanciamento social é um componente crítico para minimizar a disseminação de doenças, mas essa mesma prática pode ter um grande impacto negativo na felicidade e na saúde mental das pessoas. De fato, ter interações sociais positivas está entre os preditores mais fortes da felicidade, então é possível viver uma vida plena se sua prática de “distanciamento social” for definida para uma base mais a longo prazo?

As pessoas veem a felicidade de várias maneiras. Estudos mostram que as três principais coisas que fazem as pessoas felizes são:

  • Ter relações próximas com outras pessoas;
  • Ter um trabalho ou hobby significativo;
  • Ajudando outras pessoas.

Sua felicidade é o que realmente importa mais. E se você vive sozinho por escolha ou simplesmente não encontrou o parceiro certo, é absolutamente possível viver uma vida plena.

Estar sozinho e ser solitário

Agora, se você está questionando como fazer isso, é importante primeiro fazer a distinção entre estar sozinho e ser solitário– porque são duas coisas diferentes. Claro, se você não quer ficar sozinho, mas você acabou nessa posição, você pode ter dificuldade em resistir a sentimentos de solidão, que podem ter implicações negativas para sua saúde. E é exatamente isso que estamos abordando neste artigo.

Quando você identificar e se envolver nas coisas que te fazem feliz, praticar o autocuidado, manter hábitos positivos e deixar algum espaço para se desafiar e sair da sua zona de conforto, você poderá ver o quão empoderado ser sozinho pode ser. Você pode ser feliz sozinho e resistir aos sentimentos de solidão, e fazê-lo vai apoiá-lo em viver uma vida plena.

Descubra o que te faz realmente feliz para ser feliz sozinho

Para descobrir o que te faz feliz, você precisa ter tempo para fazer uma autorreflexão séria e conhecer a si mesmo.

Agora, você provavelmente está pensando, “Eu me conheço. Como você pode não se conhecer?” Mas já que você está lendo este artigo procurando dicas para ser feliz e viver uma vida plena, então as chances são, você ainda não encontrou o que realmente faz você funcionar.

O bom de estar sozinho é que lhe dá a liberdade de ser egoísta com seu tempo e colocar suas necessidades, desejos e ambições acima de todos os outros (como estas citações sugerem sozinha). É hora de deixar de lado sua lista de curto prazo, dar uma pausa no seu processo diário de “fazer as coisas”, e considerar as seguintes perguntas:

Se soubesse que não tinha risco de falhar, o que iria querer fazer ou estar na vida? Quantas vezes você tem fantasiado sobre mudar de carreira, mudar-se para uma nova cidade, ou se tornar um especialista em algo que você é apaixonado, apenas para ser dissuadido pelo risco de falhar? Vislumbre seu cenário ideal onde o sucesso é garantido.

A relação entre dinheiro e felicidade

Na mesma linha, como viveria se tivesse uma quantidade infinita de dinheiro? Muitas vezes as pessoas comparam equivocadamente a felicidade com o dinheiro, mas de acordo com estudos, a riqueza tem um pequeno impacto na felicidade geral – e isso só se você estiver vivendo com extrema riqueza que você ganhou a si mesmo (o que, por padrão, significa que você foi incrivelmente bem-sucedido em seu trabalho, o que provavelmente sugere que você goste do que você faz para viver).

Você tem 90 segundos para fazer um discurso no elevador sobre quem você é e o que é importante para você. Ir.

Quais são seus valores pessoais fundamentais? Quais são suas crenças fundamentais que guiam suas decisões cotidianas? Saber quais são seus valores vai ajudá-lo a determinar suas prioridades para que você possa alinhar sua vida diária com as coisas que são importantes para você. Aqui está uma avaliação que você pode fazer se precisar de ajuda para identificar seus valores.

Não só responder a essas perguntas vai ajudá-lo a descobrir o que realmente te faz feliz, como também pode ajudá-lo a reorientar sua energia para ir em uma nova (e melhorada) direção.

Dê a si mesmo um novo começo

Sim, é saudável ter uma rotina. Mas ao olhar para trás, se você não consegue distinguir 2021 de 2016, você levou a coisa “rotina” um pouco longe demais. Você tem que se manter estimulado com as coisas acontecendo em sua vida e dar a si mesmo oportunidades de crescer e evoluir.

É hora de fazer um inventário da sua lista de metas e olhar mais de perto para novos lugares que você quer explorar, habilidades que você quer aprender, e objetivos que você deseja alcançar em última instância em sua vida. Desligue o piloto automático e fique animado com as possibilidades que estão disponíveis para você.

E você pode começar pequeno. Às vezes tudo o que é preciso para se sentir revigorado e feliz é mudar algo simples sobre sua rotina diária. Ou talvez seja hora de reorganizar seus móveis ou redecorar sua casa. Ao mudar algo sobre seu entorno ou sobre seu dia a dia, você pode começar de novo e se livrar do sentimento de que sua vida está estagnada.

Lembre-se, parte de ser feliz sozinho é perceber que você está vivendo para si mesmo e ninguém mais. Se você quer começar um novo hobby, faça isso. Caso você queira viajar para algum lugar, faça isso. Se você quer pintar sua sala de estar amarelo neon, faça isso.

Pratique o amor-próprio. Saiba que ficar sozinho é normal e natural. Está tudo bem em ser perfeitamente feliz enquanto estiver sozinho.

Aqui estão algumas estratégias para tentar

Tente aceitar que ficar sozinho é normal e muitas pessoas compartilham sua situação. Não dê valor ao que a sociedade implica que você “deveria” fazer, e você começará a perceber que está perfeitamente tudo bem viver a vida sozinho – dê um tempo a si mesmo.

Trabalhe em sua confiança. Aprenda a se orgulhar de suas realizações sem precisar de nenhum reconhecimento externo. Se você cometer um erro, procure a lição nele em vez de ficar chateado consigo mesmo.

  • Use afirmações positivas;
  • Pare de buscar a aprovação dos outros;
  • Crie um diário sobre as coisas que você ama em si mesmo. Concentre-se em seus pontos fortes e construa sobre eles.

Esteja ciente de seus pensamentos negativos. Se você está constantemente pensando com uma nuvem escura sobrecarga, você nunca terá espaço para deixar a luz do sol entrar.

Cerque-se de pessoas positivas

Ter algum tempo sozinho permitirá que você esteja atento aos seus pensamentos e arredores. Você será capaz de sentir felicidade e paz e saber que você já tem tudo dentro de si que você precisa ser completamente cumprido.

Se você está em um ponto baixo, faça o esforço para sair de casa e estar perto de amigos e familiares que te amam e que vão ajudá-lo a tirar sua mente do que quer que seja que está te derrubando.

Se você se encontrar evitando fazer planos, tente se comprometer com algo antecipadamente. Por exemplo, pague por uma aula de kickboxing de 10 semanas ou liga esportiva. Uma vez que você tenha feito esse compromisso inicial, você será menos propenso a recuar quando chegar a hora de realmente fazê-lo.

Exercitar e construir um estilo de vida saudável

Talvez seja hora de se reconectar em um nível físico, iniciando um novo programa de exercícios que vai ajudá-lo a entrar em forma, sentir-se bem com seu corpo e dar-lhe os inúmeros benefícios das endorfinas.

Malhar não deve parecer uma tarefa, e é por isso que existem alguns grandes programas como spinning, Zumba ou até mesmo jogos de Xbox que permitem que você se exaure com outros enquanto se diverte.

Exercitar-se regularmente vai ajudá-lo a entrar em forma, sentir-se bem com seu corpo, e até mesmo colher os inúmeros benefícios das endorfinas.

Olhe pra sua dieta

A outra parte da construção de um estilo de vida saudável é olhar para sua dieta, o que pode afetar tanto sua saúde mental quanto física, tanto quanto seu nível de atividade. Mantenha um diário de alimentação por uma semana para obter uma rápida verificação da realidade de seus hábitos alimentares e, em seguida, fazer quaisquer mudanças necessárias. Olhe para o que é o quanto você está comendo. Ao controlar os tamanhos de suas porções, você ajudará a manter-se mais saudável e feliz e reduzir os sentimentos de letargia. Além disso, fique ciente dos momentos em que você está comendo por tédio ou porque você está se sentindo triste.

Tenha uma boa rotina de sono, isso ajudará você a se manter saudável

Finalmente, não vamos esquecer de manter um horário positivo de sono, que é uma parte vital de ter a energia para funcionar de forma ideal ao longo do dia. Um dos melhores benefícios de estar sozinho é que você pode ocupar toda a cama sem ser chutado ou cutucado enquanto dorme! E se você está se sentindo cansado pela manhã, então você pode conferir esta masterclass sobre como aumentar sua energia.

Pare de se comparar com outras pessoas e, assim, você vai conseguir ser feliz sozinho

Claro, é mais fácil dizer do que fazer, mas você realmente não sabe o que está acontecendo atrás de portas fechadas na vida de outra pessoa. 

Não acompanhe o número de atividades sociais que você tem por semana e sim pelas coisas que te fazem feliz. Honestamente, às vezes os melhores tipos de planos sociais são os que são cancelados. Ter uma noite livre de última hora para si mesmo em vez de lutar contra o trânsito para chegar ao centro depois do trabalho para sentar-se em um restaurante barulhento costuma ser a melhor opção. 

Então, quando você está sentado em casa percorrendo as redes sociais e vendo fotos de amigos por aí, você está realmente com inveja? Porque, as chances são, um número de pessoas nessa foto provavelmente preferiria estar no seu lugar.

Use seu tempo sabiamente para ser feliz sozinho

Muitas pessoas podem pensar que a resposta para ser feliz é simples: apenas faça coisas que te fazem feliz.

Você pode gostar de assistir uma temporada inteira de Dexter em uma única sessão. Mas essas coisas lhe trarão felicidade a longo prazo? Não. Eles trarão sentimento de culpa e remorso. Assistir programas de TV sem sentido ou comer sua comida de conforto favorita pode soar como uma boa ideia na época, mas com o propósito de alcançar a felicidade, eles são muitas vezes contraproducentes.

Isso não significa que você não pode se tratar de vez em quando, mas é melhor usar o tempo que você pode de uma maneira construtiva, conhecendo-se melhor, aprendendo algo desafiando sua mente de alguma forma.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?