A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA

A cultura organizacional de uma empresa é os valores, atributos e características compartilhados de uma organização. Saiba como identificar a cultura da empresa de uma organização e por que ela é importante.

O que é?

A cultura da empresa refere-se às atitudes e comportamentos de uma empresa e de seus colaboradores. É evidente na maneira como as pessoas de uma organização interagem entre si, os valores que possuem e as decisões que tomam.

A cultura da empresa abrange uma variedade de elementos, incluindo ambiente de trabalho, missão da empresa, estilo de liderança, valores, ética, expectativas e metas.

Como funciona a cultura organizacional de uma empresa?

A cultura de uma empresa pode ser expressa e deliberadamente cultivada, ou pode simplesmente resultar do acúmulo de decisões tomadas ao longo do tempo. Com uma forte cultura da empresa, os colaboradores entendem os resultados e comportamentos esperados e agem em conformidade.

Algumas empresas têm uma cultura que se baseia em equipe que enfatiza a participação dos funcionários em todos os níveis. Enquanto outras empresas têm uma cultura onde a gestão formal, tradicional ou hierárquica é valorizada.

Quando você trabalha em uma empresa com um estilo de gestão tradicional, suas responsabilidades de trabalho serão claramente definidas. Mas pode não haver oportunidades de avançar sem passar por um processo formal de promoção ou transferência.

Em um local de trabalho mais casual, os funcionários muitas vezes têm a oportunidade de assumir novos projetos, e funções adicionais, conforme o tempo permite.

A Netflix, por exemplo, explicita seus valores da empresa: julgamento, comunicação, curiosidade, coragem, paixão, altruísmo, inovação, inclusão, integridade e impacto. Espera-se que esses valores se mantenham pelos colaboradores em cada ação e interação, resultando assim, em uma organização criativa, colaborativa e bem-sucedida.

Se você está procurando uma empresa que é divertida para trabalhar, a cultura da empresa será um grande componente de sua tomada de decisão ao avaliar potenciais empregadores.

Como identificar a cultura organizacional de uma empresa?

Há várias coisas que você pode fazer para descobrir mais sobre a cultura de uma empresa.

Confira o site da empresa: Em particular, veja a página “Sobre nós” da empresa. Muitas vezes terá uma descrição da missão e dos valores da empresa. Alguns sites da empresa também têm depoimentos de funcionários, o que pode ser uma forma de ouvir sobre a cultura em primeira mão.

  • Faça algumas pesquisas: Confira as avaliações da empresa online.
  • Pergunte por aí: Se você conhece alguém que trabalha para uma empresa que você está interessado. Em seguida, peça para configurar uma entrevista informacional onde você pode aprender mais sobre a empresa. Verifique o LinkedIn ou o escritório de ex-alunos da sua faculdade para ver se você tem conexões na empresa.
  • Faça as perguntas certas da entrevista: O empregador provavelmente lhe fará perguntas para avaliar se você se encaixaria na cultura da empresa. No entanto, você pode fazer perguntas, também. Você também pode perguntar sobre considerações particulares que são importantes para você. Como a quantidade de trabalho independente versus trabalho em equipe, ou qual seria o seu horário diário.
  • Consulte alguém: Se lhe oferecerem o emprego e ainda não tiverem certeza da cultura da empresa, pergunte se você pode seguir alguém no departamento por um dia ou algumas horas. Esta será uma maneira útil de ver a dinâmica do escritório em jogo e fazer quaisquer perguntas restantes.

Benefícios

A cultura da empresa é importante para os funcionários porque os trabalhadores são mais propensos a desfrutar do trabalho quando suas necessidades e valores são consistentes com seus empregadores. Se você trabalhar em algum lugar onde a cultura é um bom ajuste, você tenderá a desenvolver melhores relacionamentos com colegas de trabalho e ser mais produtivo.

Por outro lado, se você trabalha para uma empresa onde você não se encaixa com a cultura da empresa, é provável que você tenha muito menos prazer em seu trabalho. Por exemplo, se você prefere trabalhar de forma independente, mas é empregado por uma empresa que enfatiza o trabalho em equipe, é provável que você seja menos feliz, sem mencionar menos eficiente.

A cultura da empresa também é importante para os empregadores, porque os trabalhadores que se encaixam na cultura da empresa provavelmente não só serão mais felizes, mas também mais produtivos. Quando um funcionário se encaixa com a cultura, é provável que ele também queira ficar com essa empresa por mais tempo, o que reduz a reviravolta e os custos associados de treinamento de novos contratados.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?