08 ETAPAS PARA CONTRATAR SEU PRIMEIRO FUNCIONÁRIO

Contratar seu primeiro funcionário é um compromisso e uma grande oportunidade para o crescimento do negócio. Os empregadores têm muitas obrigações a cumprir e aqui nesse artigo você encontrará informações e o suporte necessário para ajudá-lo a fazer isso da maneira certa. 

Confira as dez etapas abaixo;

1. Certifique-se de que é o momento certo

Você pode ser excelente no seu trabalho, extremamente experiente e competente, mas não ter o temperamento ou habilidades certas para trabalhar na gestão de pessoas. Aqui estão algumas das principais responsabilidades que você terá gerenciando as pessoas:

  • Contratação de trabalhadores
  • Avaliar as necessidades de pessoal
  • Gerenciamento de desempenho
  • Avaliar as necessidades de treinamento
  • Atribuição de tarefas
  • Demitir funcionários
  • Contato com outros gerentes
  • Recrutamento e gestão de funcionários e freelancers

2. Decida que tipo de funcionário você precisa

Talvez o seu funcionário não precise trabalhar em tempo integral. Contratar alguém por meio período ou um estagiário são opções que podem ser mais econômicas, dependendo da carga de trabalho e do tipo de atividade que você quer que ele realize.

Considere as tarefas que você tem em mente, quanto tempo elas levarão e quanta responsabilidade você está disposto a delegar.

3. Crie uma descrição de trabalho com detalhamento de tarefas e objetivos

Cada funcionário precisa de uma descrição que detalhe claramente as tarefas e os objetivos do cargo. A descrição do trabalho deve:

  • apresentar a sua empresa e seu objetivo;
  • estabelecer horários e onde a pessoa trabalhará;
  • delinear tarefas e responsabilidades;
  • incluir os valores e habilidades que você espera.

4. Divulgue a vaga

Você tem muitas opções para divulgar que está contratando. Plataformas online como o LinkedIn permitem que você anuncie empregos de maneira econômica. Se você anunciar, esteja preparado para responder às solicitações. As pessoas sempre se lembrarão de como sua empresa as trata no processo de recrutamento.

Perguntar aos seus clientes também pode ajudá-lo a encontrar alguém que já tenha uma compreensão do que é o seu negócio.

5. Entreviste os candidatos mais adequados

Estar bem preparado e fazer as perguntas certas o ajudarão a aproveitar ao máximo esse momento.

6. Verifique as referências e detalhes

Sempre verifique pelo menos uma referência antes de fazer uma oferta de emprego, mesmo se o funcionário em potencial for altamente recomendado. As verificações de referência permitem que você conheça previamente as habilidades de um candidato de forma independente.

7. Faça uma oferta

Fazer a oferta é um passo empolgante. Sua oferta deve incluir todos os detalhes do trabalho do funcionário, a descrição do trabalho e informações sobre o período de teste de 90 dias, se você for contratá-lo.

Seu novo funcionário deve assinar um contrato de trabalho antes de começar. Você precisará dar-lhe tempo para pensar sobre o assunto e obter conselhos antes de assinar.

8. Seja um bom líder.

Quando você é um bom líder, pode ajudar sua empresa e equipe a terem sucesso, mantendo o controle das obrigações e direitos – seus e dos seus funcionários. Lembre-se que ter uma boa comunicação é essencial.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?