10 DICAS ÚTEIS PARA TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS NA VIDA

Você toma decisões todos os dias, desde o que comerá no café da manhã até o trajeto que fará no caminho para o trabalho. Mas quando você considera a frase “decisões difíceis”, sua mente provavelmente pensa em escolhas maiores, como aceitar uma oferta de emprego, comprar uma casa ou pedir um aumento.

Decisões difíceis na vida podem ser ainda maiores em escala, incluindo aquelas relacionadas à saúde ou ao cuidado de um ente querido. Planejar um bom futuro, saudável e financeiramente seguro pode ser sua definição de decisões difíceis. Mas todo mundo é diferente. O que você considera uma decisão difícil pode ser algo fácil para seu melhor amigo.

Independentemente de como cada um de vocês qualifica o nível dessa escolha, aqui estão alguns passos viáveis ​​para ajudá-lo a se preparar para tomar decisões difíceis em sua vida.

1. Visualize os seus resultados

Antes de tomar alguma decisão, pense no que deseja. A visualização não é algo místico, mas sim intencional. As organizações constroem planos estratégicos em torno de suas visões. Líderes, influenciadores, celebridades e atletas atribuem a visualização a seu sucesso. Basta perguntar a qualquer medalhista de ouro olímpico ou a um psicólogo do esporte como visualizar o melhor resultado foi fundamental para seu sucesso.

Portanto, antes de tomar alguma decisão importante, dê um passo para trás e pare um pouco para pensar sobre e imaginar o resultado desejado.

2. Reúna as suas opções

Reúna dados relevantes que o ajudarão a descobrir melhor suas opções de escolha no momento de decidir sobre algo.

Digamos que você esteja pensando em qual faculdade ou universidade cursar ou em qual delas aconselhar seu filho a ir. Quais são as taxas de matrícula, os custos de hospedagem e alimentação, fatores de vida no campus e, claro, qual é a reputação deles em relação ao seu curso de graduação? A etapa de coleta de dados é essencial para ajudá-lo a restringir suas escolhas e elevar as melhores opções.

3. Pense bem em cada uma das opções

Isso pode parecer óbvio, mas você pode estar tendo dificuldades se estiver se concentrando apenas em uma escolha. Em vez disso, descubra todas as alternativas e os caminhos de cada escolha. Pense nisso como um fluxograma. Se você decidir um caminho, aonde esse caminho pode levar?

Se você precisar decidir sobre um procedimento médico, muito provavelmente desejará saber todas as suas opções. Considerando a medicina alternativa, uma segunda opinião ou um tipo diferente de procedimento ou tratamento pode ajudá-lo a se sentir mais confiante sobre o caminho que você finalmente escolherá.

4. Identifique os prós e contras

Listar suas opções em prós e contras ajuda você a pensar melhor sobre os resultados.

Por exemplo, você recebeu uma oferta de novo emprego e não tem certeza se deve deixar seu emprego atual por causa desta nova oportunidade. Escreva “ficar” ou “ir” no topo da página e, em seguida, sob cada cabeçalho, escreva todos os prós e contras de cada um. É aqui que você insere seus dados de pesquisa, opiniões, benefícios e riscos envolvidos em cada decisão. Normalmente, a coluna com a lista mais longa é a sua melhor opção. 

No entanto, você ainda tem que concluir algumas etapas que o ajudarão a se sentir mais confiante sobre sua difícil decisão.

5. Considere as opiniões dos outros

Converse com pessoas que já passaram por esse caminho antes. Vá preparado para a conversa com perguntas que o ajudarão a obter opiniões e conselhos. Essas conversas também devem se estender à família, amigos, colegas, mentores, treinadores e, claro, a qualquer pessoa que seja afetada por essa difícil decisão. Eles não apenas lhe darão uma grande percepção, mas também podem servir como um farol de apoio e ajudar a solidificar que você não está sozinho no processo.

Lembre-se de que nem todas as decisões justificam a opinião de terceiros e você terá que tomar a difícil decisão sozinho. Mas se outras pessoas forem afetadas por sua difícil decisão, provavelmente se sentirão melhor sobre o resultado se você incluí-las no processo.

6. Seja resiliente

Você nunca quer se concentrar em resultados negativos, mas qualquer decisão terá algum retrocesso. Haverá outros que discordarão da escolha que você fizer e certamente irão falar isso pra você.

Lembre-se de que você não pode agradar a todos, nem deve tentar. Caso contrário, você deixará as emoções – não os fatos – dominarem, e isso pode atrapalhar seu bom senso. Mesmo que haja algumas emoções envolvidas em cada decisão, você deve confiar no trabalho árduo que fez até agora e nos dados e opiniões que coletou.

Quando as pessoas expressarem suas objeções, diga-lhes que foram ouvidas e que você respeita e honra a opinião delas.

7. Esteja disposto a seguir o curso correto

Se a princípio você não conseguir, tente, tente novamente. Ninguém é perfeito – você é humano e erros acontecerão. Mas quando você reconhece seu erro, é muito mais provável que outras pessoas o apoiem se você precisar corrigir seu curso.

Culpar os outros (e você mesmo) pelos erros não é saudável. Em vez disso, tenha orgulho do trabalho que você fez para conseguir isso. E lembre-se, você já delineou escolhas, caminhos e resultados que pode tentar na segunda vez.

8. Acredite em sua decisão

Depois de seguir essas etapas – e pode haver outras que você incluiu – você está pronto para tomar uma decisão difícil. Você deve se sentir confiante sobre sua escolha. Você também deve se sentir orgulhoso de si mesmo por ter feito todo o processo para chegar até aqui.

Se você ainda não fez isso, comece a livrar-se das dúvidas e preocupações com a escolha que você fez. Se você sentir que há mais trabalho a ser feito e não está confiante sobre sua decisão, volte para a etapa um e visualize novos resultados.

9. Confie em si mesmo

Líderes renomados, magnatas dos negócios e especialistas compartilham uma coisa em comum: confiança em si mesmos. Eles acreditam de todo o coração que, uma vez que cheguem ao ponto de tomar uma decisão difícil, devem confiar em si mesmos.

Você já ouviu a expressão “confie no seu instinto”. A intuição pode, de fato, desempenhar um papel crítico na tomada de decisões difíceis. 

Certamente é normal se sentir estressado com uma decisão difícil, mas não a ponto de prejudicar suas habilidades de tomar decisões difíceis.

Steve Jobs admitiu que nem sempre tinha as respostas certas ou tinha as melhores decisões. Mas, uma vez que estava pronto para tomar uma difícil decisão, ele acreditou que “você tem que confiar em algo – sua intuição, destino, vida, carma, seja o que for. Essa abordagem nunca me decepcionou e fez toda a diferença em minha vida.”

10. Tome sua decisão difícil

Você se sentirá melhor depois que a difícil decisão for tomada. Portanto, reserve um momento para reconhecer seu processo de verificação minucioso, o trabalho árduo e a consideração que você dedicou a esta difícil decisão. Muitas coisas aconteceram quando você chegou a esse ponto. Portanto, você deve se sentir bem com sua jornada. Agora é hora de se comprometer e agir.

Pensamentos finais

Você terá que tomar decisões difíceis ao longo de sua vida, mas, ao seguir essas etapas, verá que o processo fica muito mais fácil. Sua confiança e clareza aumentarão à medida que você visualizar resultados positivos e reunir as informações necessárias para examinar suas escolhas.

Lembre-se de que não há problema em admitir erros e corrigir o curso ao longo do caminho, mas se incluir outras pessoas em seu processo de tomada de decisão, você terá apoio e aceitação.

Agora, você tem um plano de ação para tomar decisões difíceis na vida. Então, use-o!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?