13 MANEIRAS DE FAZER COM QUE SUAS NOVAS CONTRATAÇÕES SE SINTAM BEM-VINDAS

Quando você contrata um novo funcionário, as primeiras semanas e meses de trabalho podem definir o tom para o sucesso de longo prazo em sua organização. É por isso que é tão importante ter um processo de integração sólido para fazer com que eles se sintam um membro valioso da equipe desde o primeiro dia.

Para te ajudar, esse artigo explica o que é importante para ajudar um novo contratado a se sentir bem-vindo. Leia até o final!

1. Conheça-os pessoalmente

Para que qualquer pessoa se sinta bem-vinda em um novo espaço, é preciso indagar sobre ela e conhecê-la melhor. É a única maneira de criar um vínculo genuíno com seus colegas, especialmente aqueles que são novos na equipe. Sem se tornar muito pessoal ou intrometido, conheça os interesses deles para ver onde estão suas semelhanças.

2. Coloque-os em contato com os membros da equipe

O chefe de RH deve fazer uma reunião ou agendar uma ligação entre a nova contratada e o resto dos colaboradores. Uma equipe influencia a cultura da empresa, portanto, não há melhor maneira de apresentar seu novo contratado do que colocá-lo em contato com a equipe. Também é muito importante para um novo funcionário entender as ferramentas com as quais trabalhará, para que possa se familiarizar com o que pode ser um novo sistema para ele.

3. Elogie seus pontos fortes

Dar crédito a quem merece é um aspecto importante para fazer alguém se sentir bem consigo mesmo. Elogiá-los fará com que se sintam bem-vindos ao resto da equipe, e também proporcionará vibrações positivas a todos.

4. Dê a eles um manual de empresa 'amigável'

Provavelmente, você pensa compartilhar um manual muito denso com um monte de políticas e legislação sobre o trabalho. Mude isso e dê aos novos contratados uma versão amigável que percorra as “coisas fáceis”, como a história da sua empresa, quem são seus clientes, as pessoas que eles devem conhecer, filosofia de gestão e assim por diante.

5. Tenha interação com eles

Mesmo que seja apenas uma nota rápida para perguntar “Como vão as coisas? ”, uma breve conversa com um novo contratado pode fazer uma grande diferença. Isso lhes dá espaço para fazer perguntas e os faz sentir-se bem-vindos, sabendo que estão sendo considerados e pensados.

6. Prepare sua mesa de trabalho com antecedência

Significa muito para um novo contratado quando vê uma mesa, um computador e outros equipamentos atribuídos a ele. Dessa forma, eles podem começar imediatamente. Mesmo quando você tem um pequeno escritório, designar previamente um espaço de trabalho pode fazer com que seu novo estagiário, funcionário de meio período ou período integral se sinta parte do seu local de trabalho.

7. Crie instruções detalhadas para tudo, mesmo que pareça óbvio

Embora seja importante para um novo contratado mostrar iniciativa, você deve se lembrar que aquilo parece conhecimento comum para você pode não ser tão evidente para eles. Tente criar instruções que sejam fáceis e detalhadas. A cultura e as práticas da sua empresa podem ser novas para eles, por isso você precisa estar disposto a ajudá-los com detalhes e processos menores.

8. Programação com o chefe

A coisa mais valiosa que você pode oferecer a um novo contratado é um contato individual com você. Embora seja um investimento significativo, quanto mais você puder fornecer nas primeiras semanas, melhor. É a melhor maneira de indicar a um novo funcionário que ele é um membro valioso da equipe e, na verdade, faz parte da empresa – não apenas alguém em análise.

9. Peça feedback

Os novos contratados quase sempre chegam no primeiro dia com pensamentos e ideias. Depois de uma semana no trabalho, gosto de pedir feedback aos meus novos contratados. O que eles estão gostando e o que eles veem que pode ser melhorado? Receber feedback de um novo olhar crítico pode nos ajudar a aprender muito sobre o que estamos fazendo. Isso também os faz sentir mais confortáveis, pois sua opinião é imediatamente avaliada.

10. Coloque-os com alguém em um projeto

As pessoas sempre se sentem mais bem-vindas quando você as faz interagir com outras pessoas imediatamente. Uma maneira particular de apresentar alguém é fazê-lo trabalhar em um projeto com outros membros da equipe. Isso permitirá que eles construam uma relação de trabalho e possam começar a colocar a mão na massa com alguma orientação de pessoas que já estão no projeto há algum tempo.

11. Ajude-os a se familiarizar com a área

Se um novo contratado é novo na cidade, é importante garantir que ele se sinta confortável fora do trabalho e também no escritório. Reserve um tempo para mostrar a cidade a eles ou sugerir lugares para comer alguma coisa ou lugares divertidos para passar o tempo livre. Ser feliz fora do escritório acabará por levar a uma contratação mais focada e bem-sucedida dentro do escritório.

12. Mantenha uma atitude amigável

Sua atitude sinaliza automaticamente para alguém como você realmente está se sentindo, independentemente do que afirme. É importante que todos tenham uma atitude amigável em relação aos novos contratados, para que se sintam o mais bem-vindos possível. Já é difícil ser o recém-chegado, mas quando você tem uma equipe que o apoia, isso faz toda a diferença.

13. Mantenha a comunicação aberta

Para que um novo contratado se sinta bem-vindo, é importante ter uma comunicação aberta na cultura da sua empresa. Como gerente, diga a eles que seu escritório é aberto e fique à disposição se eles tiverem perguntas ou comentários. Também é importante ter um processo de integração bem planejado e tranquilo, que ajude o novo contratado a entender como tudo funciona e também a encontrar e interagir com os colegas.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?