5 DICAS PARA TOMAR DECISÕES FELIZES SOBRE COMO GASTAR SEU TEMPO, ENERGIA E DINHEIRO

Todos nós temos que, constantemente, tomar decisões sobre de que forma gastar nosso tempo, energia e dinheiro. Para fazer isso com sabedoria, você deve se perguntar antes de qualquer ação: “essa decisão me deixará mais feliz?” Você deve estar determinado a obter o máximo de felicidade pela decisão.

Neste artigo, reuni alguns pontos que considero antes de tomar uma decisão, confira:

1. É provável que esta decisão fortaleça meu relacionamento com outras pessoas?

Relacionamentos fortes com outras pessoas são a chave para a felicidade, então as decisões que me ajudam a construir ou fortalecer os laços provavelmente aumentam minha felicidade.

2. Essa decisão vai me trazer novidades e desafios?

Novidade e desafios nos deixam mais felizes e empolgados, mas também podem nos fazer sentir inseguros e intimidados. Para superar esse obstáculo, lembre-se a si mesmo que, no final, geralmente você se sente feliz durante esse processo de mudança.

3. Qual é o custo de oportunidade desta decisão?

“Custo de oportunidade” descreve o ato de fazer algo e abrir mão das outras alternativas. Energia, tempo e dinheiro são limitados. Mesmo que uma decisão traga felicidade, se isso significar que eu tenho que desistir da oportunidade de fazer muitas outras atividades que também aumentam a minha felicidade, pode não valer a pena.

4. Quando considero um determinado curso de ação, sinto-me energizado ou esgotado?

Quando você pensa no que terá que mover para correr atrás da sua decisão, você deve se sentir empolgado e energizado para alcançar o seu objetivo. Se você se sente esgotado sem ao menos ter dado o primeiro passo, é porque não tomou uma boa decisão.

5. Quão felizes são as pessoas que já tomaram essa decisão antes?

A maneira mais eficaz de julgar se um determinado curso de ação o deixará feliz no futuro é perguntando às pessoas que estão nesse curso de ação se elas estão felizes, e suponha que você se sentirá da mesma maneira. Fazer uma viagem em família. Adotar um cachorro. Doar sangue. Trabalhar como voluntário em algum projeto. Ao avaliar as prováveis ​​consequências de uma decisão, as experiências de felicidade de outras pessoas – ou a falta dela – podem ser muito instrutivas para você.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?