5 MANEIRAS DE MELHORAR A SUA EFICIÊNCIA NO TRABALHO

Eficiência no local de trabalho significa fazer o trabalho com o mínimo de tempo e esforço. Embora muitos fatores possam contribuir ou dificultar a eficiência, a implementação de algumas mudanças importantes pode aumentar a produtividade, melhorar a eficiência do local de trabalho, a satisfação do funcionário e a cultura geral do local de trabalho.

Mesmo se estiver trabalhando remotamente, você pode adaptar muitas dessas dicas para o home office. 

Aqui estão cinco maneiras de ajudá-lo a melhorar a eficiência no trabalho.

Comece com o local de trabalho

Um ambiente de trabalho positivo influencia diretamente na produtividade e na eficiência dos funcionários, portanto, pode ser hora de uma reforma no local de trabalho.

Cubra as paredes brancas ou cinza monótonas com uma camada de cores que aumentem a produtividade, como vermelho, azul, amarelo ou verde. Encontre o tom e a intensidade corretos para um equilíbrio entre o silêncio e o opressor.

Mantenha o escritório confortável, nem muito frio nem muito quente – entre 20 e 21 graus Celsius é o ideal. 

Substitua os móveis tradicionais por cadeiras e mesas ergonomicamente corretas. Não se pode esperar que os funcionários sejam eficientes se estiverem com dor de tanto se curvarem sobre suas mesas.

Atualize computadores, software e outros equipamentos. Dispositivos e softwares de escritório desatualizados reduzem a produção e frustram os funcionários. Contrate um consultor de TI ou parceiro de canal para ajudar a modernizar seus sistemas.

Ofereça horários de trabalho flexíveis

A maioria das empresas descobriu os benefícios do trabalho remoto quando a pandemia obrigou os trabalhadores a ficarem “mais seguros em casa”. As reuniões eram por videoconferências, os projetos eram entregues online e os funcionários economizavam tempo não precisando se deslocar.

Oferecer trabalho remoto e horários flexíveis para funcionários que desejam continuar com seu ambiente de trabalho criado pela pandemia mostra que você confia neles fora do escritório. Além disso, você economiza custos com utilitários de escritório.

Definição realista de metas

Em algum momento, já nos sentimos culpados em estabelecer metas impossíveis para nós mesmos e, possivelmente, para os membros de nossa equipe. Embora o estabelecimento de objetivos seja essencial para o sucesso, também é vital não levar a nós mesmos e aos funcionários ao fracasso.

Antes de estabelecer prazos, converse com sua equipe sobre o que eles podem realizar razoavelmente em um período de tempo específico. Pedir informações pode ser incrivelmente revelador e dar uma visão de possíveis problemas que você pode não ter considerado. Freqüentemente, pode ajudar a dividir um projeto em componentes menores ou terceirizar alguns processos para melhorar a eficiência do local de trabalho.

Ajuste estratégias de gerenciamento de tempo

Ao permitir horários de trabalho flexíveis para sua equipe, você está permitindo que eles trabalhem quando podem ser mais eficientes – seja de manhã cedo ou tarde da noite. Para os membros da equipe que lidam com muitas responsabilidades diferentes, certifique-se de dar instruções claras sobre suas expectativas – o que você quer e quando quer. Faça videoconferências em grupo para conversar com os funcionários e descobrir se alguém está com dificuldades ou ficando para trás.

Os membros da equipe que são bons nessas práticas podem compartilhar suas dicas de gerenciamento de tempo para ajudar os colegas de trabalho. Peça sugestões sobre novos aplicativos ou ferramentas de tecnologia que podem aumentar a produtividade e reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas.

Terceirizar para melhorar a eficiência no local de trabalho

Você pode pensar que fazer tudo internamente economiza dinheiro e torna sua empresa mais independente. A verdade é que terceirizar certas operações de negócios pode liberar você e sua equipe para aceitar mais clientes e se concentrar em atividades geradoras de receita. Tarefas como manutenção de sites, marketing de mídia social e processos contábeis podem ser facilmente terceirizadas e provavelmente serão mais bem administradas por especialistas nessas áreas.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?