6 DICAS PARA ADMINISTRAR UMA EMPRESA VIRTUAL DE SUCESSO

Se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é que administrar uma empresa virtual não é tão assustador quanto se pensava inicialmente.

Já acabou a época em que você poderia vender um produto de uma única forma e em apenas um lugar. Atualmente, serviços digitais abrem novos espaços para diversas maneiras de comercialização. 

Os consumidores cada vez mais optam por comprar, usar e pagar por seus serviços e produtos de uma maneira simples, digital e rápida, e ter uma boa abordagem e criatividade são essenciais para quem quer prosperar nesse mercado.

E você, já sabe como vai gerenciar seu negócio digital?

Como alguém que faz isso muito antes de a tecnologia existir para tornar tudo mais fácil, eu posso te ajudar e dizer que, com certeza, você pode liderar equipes e expandir seus negócios sem estar fisicamente junto. E isso funciona muito bem!

Se você tem interesse nesse assunto, fique comigo e leia as sete dicas que preparei para você gerenciar bem o seu negócio digital!

Como administrar uma empresa virtual

1. Use plataformas de reuniões digitais como Google Hangouts, Teams ou Zoom

No ano passado, para todos nós, as nossas reuniões foram realizadas por meio de videoconferência. Há vários membros da minha equipe que ainda não conheci pessoalmente. 

Eu tenho certeza de que você já experimentou e sabe que a videoconferência está quase perto de ser presencial. Mesmo que você esteja falando por vídeo, você ainda conhece os pontos fortes e fracos de um colega, descobre o que os motiva, e continua sintonizado com ele.

Fazer videoconferências é uma tarefa simples quando se pode contar com a ajuda de ferramentas online gratuitas.

2. Agende reuniões semanais

Eu participo de reuniões online com meus colaboradores com bastante frequência e nunca perco essas reuniões. Discutir ideias e ter momentos juntos fazem as coisas funcionarem muito melhor.

3. Estabeleça metas

Todo mundo tem objetivos muito específicos. Nós rastreamos os resultados em vez do número de horas trabalhadas. Aqui está outro segredo pouco conhecido: quando as pessoas trabalham em casa, elas realmente trabalham mais e são mais produtivas.

4. Ofereça benefícios extraordinários

Não estou falando sobre um salário super alto ou um seguro de saúde melhor. Estou falando sobre folgas remuneradas ou semanas de trabalho de quatro dias. As pessoas adoram a ideia de trabalhar para empresas que oferecem horários flexíveis e benefícios incomuns. Elas ficam mais empolgadas.

5. Converse semanalmente sobre metas

Não espere até o fim do mês para ver se as pessoas atingiram seus objetivos. Converse semanalmente sobre onde estamos e o que ainda precisa ser feito. Tenha um plano trimestral de metas e mantenha isso impresso em cima da sua mesa.

Durante as reuniões com meus colaboradores, eu analiso o plano e discutimos o que foi alcançado, onde existem desafios e quais são as nossas oportunidades de sucesso.

6. Realize reuniões com transparência

Começo todas as reuniões de equipe com: “Como foi sua semana?” Isso dá a todos a oportunidade de falar sobre o que deu certo e onde existem desafios. Às vezes, há preocupações do cliente e, outras vezes, é sobre a tecnologia que estamos usando. Isso me permite manter um pulso forte sobre o que realmente está acontecendo, mesmo a 4.000 milhas de distância.

Claro, existem desafios em administrar uma empresa virtual, assim como existem desafios para ter uma empresa física. Gerenciar um negócio digital demanda boas práticas de comunicação com seus clientes e muita criatividade para inovar! Você consegue!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?