9 COISAS PARA PESQUISAR ANTES DE INICIAR UM NEGÓCIO

Começar um negócio requer um plano completo. Antes de iniciar seu negócio, há várias perguntas e considerações que você precisa saber responder. Estes são mais do que apenas pensamentos passageiros, pois requerem muita atenção antes mesmo de você pensar em abrir as portas. 

Aqui estão os nove aspectos, junto com alguns recursos, que você precisa pesquisar e estudar antes de abrir seu negócio.

1. Selecione seu tipo de negócio e considere seus efeitos sobre seus impostos e responsabilidades

Existem muitos tipos de entidades comerciais e você precisa escolher aquela que é mais apropriada para o seu setor e as circunstâncias fiscais. A empresa unipessoal é a opção mais direta se você for o único proprietário da empresa. Ao estabelecer-se como um único proprietário, você está basicamente registrando sua empresa para fins fiscais e jurídicos, e também manterá todos os lucros após os impostos, mas será considerado responsável por todas as perdas e danos. Outra opção é iniciar negócios com um parceiro.

Uma sociedade, em geral, é uma entidade básica, enquanto uma sociedade em comandita permite que um sócio “silencioso” ou não administrativo limite sua responsabilidade. Outra opção é uma sociedade anônima, na qual sua empresa se torna uma pessoa jurídica separada de você como proprietário de uma empresa, o que seria ideal se você tivesse um parceiro ou vários investidores.

As empresas limitam a responsabilidade dos acionistas, mas também geram mais impostos. Dependendo do seu setor e jurisdição, todas essas opções podem não estar disponíveis e, em alguns casos, você pode ter ainda mais opções para escolher (por exemplo, sociedades de responsabilidade limitada, corporações profissionais, etc.)

2. Pergunte a si mesmo “Quem é meu concorrente?

A resposta a esta pergunta é crítica. É importante saber quem é sua concorrência, como conduzem os negócios e o que você pode aprender com seus sucessos e erros como empresa. Além do boca a boca e do conhecimento prévio, há muitas maneiras diferentes de pesquisar sua concorrência. Pode ser por uma pesquisa geral no Google e redes sociais.

3. Compreenda o seu público-alvo

Existem, literalmente, milhares de maneiras de atingir seu público-alvo. Dependendo do seu grupo demográfico, alguns podem querer ser contatados pelo Facebook, alguns podem reagir aos anúncios do Google e alguns podem precisar de interação “teti a teti”. Compreender o seu público-alvo é a chave para o marketing de sucesso; sem ele, seus produtos serão difíceis de vender. Para quem o seu produto ou serviço é direcionado, quais benefícios exclusivos ele oferece? Depois de entender isso, teste diferentes formas de marketing para ver a que seu público-alvo responde.

Por exemplo, se seu público-alvo são consumidores mais velhos, a publicidade tradicional é provavelmente sua melhor aposta, mas para um mercado mais jovem, você precisará ser criativo e usar novas mídias (ou seja, anúncios no YouTube, postagens em mídias sociais, etc.). Usando uma variedade de ferramentas de pesquisa de  mercado do Google , você pode começar a definir e fazer marketing para seu público-alvo.

4. Escolha o nome da sua empresa

Você provavelmente já tem um nome em mente. Mas antes de lançar seu negócio, certifique-se de que outra pessoa ainda não tenha esse nome registrado; também é uma boa ideia verificar se o nome de sua preferência está disponível para o domínio de um site. Seu nome é a identidade da sua empresa, portanto, certifique-se de que ele seja adequado para sua marca e a represente de maneira fidedigna. Também deve ser fácil de entender e de lembrar para os consumidores, ou pelo menos fazer com que eles pensem no nome da sua empresa de uma maneira única.

5. Divulgue seu novo negócio

Divulgar a sua marca no mercado é uma necessidade para iniciar e manter um negócio de sucesso. Muitos meios de comunicação já estão online, mas métodos convencionais fortes ainda permanecem. Participe de convenções, distribua produtos em feiras ou simplesmente comece a construir relacionamentos comerciais para ajudar a expandir seus negócios.

Conforme mencionado acima, a etapa mais importante no marketing de sua marca é entender seu mercado-alvo. Depois de descobrir isso, suas melhores práticas de marketing, seja online ou offline, devem começar a se revelar.

6. Desenvolva sua presença geral na web

No mercado atual, construir uma presença na web é quase obrigatório para empresas de sucesso. Algumas empresas de nicho podem ter sucesso sem ele, mas o primeiro passo para muitos novos empreendimentos deve ser criar um site. Faça pesquisas sobre que tipo de site é melhor para sua empresa e contrate um desenvolvedor de web, se necessário. Uma vez que isso seja estabelecido, construa sua presença social, talvez crie um blog e explore outros caminhos online.

Veja o que funciona para seus concorrentes e tente encontrar maneiras de aprimorar seus métodos. Para a maioria das empresas, depois de lançar um site, um bom primeiro passo é configurar várias contas de mídia social; afinal, é onde está a maioria dos consumidores, então faz sentido você estar lá também.

Depois de conduzir sua pesquisa demográfica, estabeleça-se nos canais de mídia social apropriados e, a partir daí, crie material de marketing que você acha que terá mais probabilidade de alcançar e envolver seus consumidores-alvo.

7. Prepare um Plano de Negócios

Para levantar capital, você precisará de um plano de negócios elaborado para mostrar aos investidores. Seu plano de negócios é o roteiro para o sucesso. Ele demonstra como seu negócio planeja gerar receita e descreve o que torna sua equipe e suas ofertas únicas e que valem o tempo e o dinheiro do investidor.

A maneira como você redige seu plano de negócios varia de acordo com seu setor, portanto, novamente, pesquise seus concorrentes e use os planos deles para moldar os seus.

8. Encontre fontes de financiamento

Provavelmente, você não terá fundos próprios para lançar seu negócio. Pesquise se deve pegar um empréstimo, fazer com que certos investidores comprem ações ou ver quais subsídios comerciais estão disponíveis para o seu negócio.

9. Licenciamento e documentação legal

Existem certas documentações e licenças legais que você precisará obter para administrar legalmente o seu negócio. Após a documentação inicial de registro de sua empresa, você também precisará considerar as licenças específicas do setor e/ou local. Por exemplo, se você tiver um restaurante que servirá bebidas alcoólicas, precisará de uma licença para bebidas alcoólicas.

Há muitas coisas a considerar ao iniciar seu próprio negócio. Felizmente, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo em seus empreendimentos!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?