A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EMPRESARIAL

A gestão empresarial sempre foi um aspecto central de todos os negócios. Mas, ao contrário dos velhos tempos, isso tornou-se um trabalho mais difícil devido à crescente concorrência no ambiente interno e externo de negócios. Uma boa gestão pode trazer lucro e reputação à empresa, enquanto a má gestão pode simplesmente tirar a empresa da concorrência.

Vamos dar um exemplo de gestão:

Suponha que João abriu um pequeno restaurante. Vender alimentos de qualidade aos clientes e ganhar sua lealdade é seu objetivo, mas esse não é seu único dever.

Para fazer seu negócio funcionar sem problemas, ele precisa cuidar de coisas como planejar menus, manter um inventário, encomendar o que é necessário, planejar o orçamento, manter os padrões, lidar com reclamações dos clientes, contratar e treinar funcionários e muito mais.

Se um deles for esquecido, seu negócio sofrerá um grande golpe.

É aí que a gerência entra em jogo. João e sua equipe podem compartilhar os deveres e trabalhar juntos para alcançar o objetivo do restaurante. Para evitar o fracasso, eles precisam trabalhar de forma coordenada e planejada. Isso garante que nenhum dever seja negligenciado e que o negócio funcione sem problemas.

O que é Gestão empresarial?

A gestão é o processo em que uma pessoa planeja, organiza, direciona e controla as atividades e recursos da organização ou empresa para alcançar seu objetivo de forma eficaz e eficiente em um ambiente em constante mudança. É o processo de supervisão e controle dos assuntos de negócios da organização.

A gestão também envolve o estabelecimento de um ambiente de negócios para os funcionários e empregadores para que eles possam trabalhar juntos para alcançar o objetivo da organização com sucesso e competência. Ele orienta um grupo de pessoas a combinar seus trabalhos de forma planejada, de modo a atingir o objetivo da organização.

Uma boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos querem começar a trabalhar e lidar com eles.

A Importância Da Gestão empresarial

A importância da gestão nunca pode ser subestimada ou ignorada, pois é um fato comprovado que o sucesso de uma empresa depende inteiramente de quão bem ela é gerenciada. É por isso que a gestão é importante para qualquer negócio.

Metas De Alinhamento

Uma empresa é composta por empregadores e vários funcionários que trabalham juntos. Todo mundo tem seus próprios objetivos. A gestão lhes dá uma direção comum para alcançar seu objetivo juntos.

Por exemplo:

O objetivo de uma empresa é maximizar sua produção e lucro. O objetivo de um funcionário é tirar o máximo da empresa em termos de salário e reconhecimento. A gestão ajuda a alinhar esses dois objetivos, utilizando estratégias eficazes de motivação dos funcionários, o que o faz dar o seu melhor para a organização.

Melhor Utilização De Recursos

A utilização adequada dos recursos é realmente importante para uma organização que opera em um ambiente competitivo. A gestão ajuda na divisão do trabalho e evita que os funcionários não apresentem desempenho ruim  ou se sobrecarreguem com o trabalho.

Cada empregado tem sua própria área onde eles são especializados. Por meio da gestão, os colaboradores recebem trabalho relacionado ao seu campo de conhecimento. Aumenta a velocidade e a precisão do trabalho.

Além disso, a gestão também faz com que o trabalho seja padronizado de modo a reduzir o desperdício quando se trata de outros recursos.

Por exemplo:

A administração garante que a pessoa que é boa em vendas trabalhe apenas no departamento de vendas e não em qualquer outro departamento. Além disso, ela tem treinamento adequado para garantir que não perca muito tempo durante as visitas reais de vendas.

Redução De Custos

A gestão ajuda a combinar todos os fatores de produtividade e organizá-los. Envolve a melhor utilização de recursos que impede o desperdício de tempo e esforços, o que acaba reduzindo o desperdício de dinheiro. Portanto, a gestão dá melhor ROI (Retorno sobre o investimento).

A redução de custos ajuda na obtenção de uma boa posição no mercado e mantém a empresa à frente na concorrência.

Aumento Da Eficiência

O principal objetivo da empresa é obter o resultado mais eficiente, ou seja, alcançar o máximo de lucro, maximizando a produção.

A gestão envolve a utilização ideal dos recursos e além disso, ajuda na redução de custos. Esses dois fatores, consequentemente, aumentam a eficiência da empresa.

Sobrevivendo Em Um Ambiente Dinâmico

Uma empresa opera em um ambiente dinâmico onde uma série de fatores externos políticos, sociais, econômicos etc. afetam seu funcionamento. Isso torna quase obrigatório que a empresa seja flexível e mude suas metas de curto prazo e estilos de trabalho de acordo com o ambiente em mudança.

A gestão ajuda a empresa a se adaptar ao ambiente em mudança para se manter bem-sucedida.

Por exemplo:

O líder em fast food, McDonald’s, teve que fazer muitas mudanças em seu cardápio para sobreviver no mercado vegetariano.

Competição De Enfrentamento

A gestão adequada sempre visa o bom funcionamento da organização e reduz as taxas de falha. Assim, ajuda a superar situações difíceis e manter a organização à frente dos concorrentes.

No ambiente de negócios moderno, pode-se buscar sua organização em grandes mercados através da gestão adequada.

A gestão empresarial é essencial Para O Bem-Estar Da Sociedade

Uma boa gestão não só reduz a dificuldade da tarefa, mas também evita o desperdício de recursos caros e raramente disponíveis.

A gestão ajuda na prestação de boa qualidade de serviços e produtos, o que aumenta o padrão de vida. Também leva a mais lucro da organização e, assim, proporcionando salários justos e gerando mais oportunidades de emprego.

Em suma, iniciar e gerenciar um negócio requer muito conhecimento e experiência empresarial. Obtenha uma visão geral de contabilidade, finanças, bem como operações, gestão de recursos humanos, marketing e estratégia. Olhe para as empresas do mundo real à medida que você desenvolve uma compreensão de cada uma dessas disciplinas-chave.

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?