A LOCALIZAÇÃO FÍSICA DO SEU NEGÓCIO AINDA IMPORTA NO MUNDO DIGITAL DE HOJE?

A escolha da localização da sua empresa determina tudo: para quem você vende, quem você pode contratar e os fornecedores com os quais você pode trabalhar.

Mas, hoje em dia, você pode abrir uma empresa que fornece produtos para todo o mundo e contratar funcionários de todos os países. É por isso que escolher um local de negócios pode não ser mais o ponto-chave e de tudo.

A chamada transformação digital está em andamento há anos, mas a pandemia acelerou esse processo e mostrou a importância de levar as coisas para o digital.

Por exemplo, em junho de 2020, apenas 26% das pessoas estavam trabalhando em suas instalações comerciais; os outros 42% eram remotos e os 33% restantes não estavam funcionando. Está claro que a localização física está se tornando um problema menor para as empresas.

Aqui estão quatro questões baseadas em localização que a transformação digital pode resolver:

1. Preocupações com talentos

Às vezes, contratar pessoas talentosas é como procurar uma agulha no palheiro. E então, quando você finalmente encontra e contrata essa pessoa, ela muda para outro estado.

Algumas posições são apenas mais difíceis de preencher do que outras. Por que? Pode ser porque menos pessoas com essas habilidades estão localizadas na área.

 

Dependendo do seu negócio, do cargo para o qual está contratando e do seu setor, você pode ser capaz de resolver as preocupações com talentos por meio do trabalho remoto. E, ao tornar as coisas digitais, você também pode reter um funcionário atual que está pensando em se mudar para outro estado.

Graças ao modelo de negócios das minhas empresas, consegui manter alguns dos meus principais colegas de trabalho que se mudaram ao longo dos anos.

Para muitas empresas, preocupações como “Vou ser capaz de encontrar talentos aqui?” ou “Preciso acertar na hora de contratar?”, estão se tornando menos problemáticos devido ao crescimento do trabalho remoto.

2. Público restrito

Quando você abre um negócio, você conduz uma pesquisa de mercado para descobrir quem é seu público-alvo. Essas são as pessoas para as quais você vende seus produtos ou presta serviços. Geralmente, você precisa de detalhes sobre seus clientes, como idade, renda, sexo e localização. Afinal, seus clientes estão limitados às pessoas próximas às instalações físicas de sua empresa, certo?

Graças à contínua transformação digital, a localização do seu público-alvo pode não ser mais um problema. Antes do surgimento do e-commerce, enviar produtos para consumidores do outro lado do país era um pouco mais difícil. Agora, há previsões de que as vendas do comércio eletrônico chegarão a 4,5 trilhões de dólares em 2021.

Mas não acredite apenas na palavra da projeção. Nos Estados Unidos, o segundo trimestre de 2020 viu 16% de todas as vendas no varejo ocorrendo online, um aumento de 44,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Sim, a pandemia provavelmente contribuiu para esse aumento acentuado. Um estudo do Reino Unido prevê que 95% de todas as vendas no varejo serão conduzidas por e-commerce até 2040. E se você está pensando: “Oh, isso é tão longe”, aqui está outra coisa para pensar: o ano de 2040 está mais perto do que o ano 2000.

Acredite! Dependendo do seu negócio, talvez você não precise mais limitar seu público-alvo à localização deles.

3. Limitações do fornecedor

Sente-se limitado a usar fornecedores e serviços próximos à sede da sua empresa? Graças a transformação digital, esse infortúnio do local pode não ser mais um problema.

Quando se trata de escolher fornecedores, você não precisa necessariamente se limitar à sua cidade, ou mesmo ao estado. Se possível, você poderá escolher fornecedores com base apenas em:

  • Melhores preços
  • Produtos de qualidade
  • Confiabilidade
  • Bom atendimento ao cliente 

 

Mas antes de transferir todos os seus fornecedores para fora do estado, considere os prazos. Claro, você pode receber mercadorias de todo o país (e até do mundo), mas quanto tempo elas demoram para chegar? Converse com os fornecedores para saber mais sobre os limites de tempo. E converse com os fornecedores em sua área para ver se eles consideram trabalhar com você com preços bons, se for uma questão de custo.

4. Preocupações da vitrine

Escolher onde sua loja está localizada sempre foi um grande negócio, pois poderia afetar o número de clientes que entram pela porta. Antes de alugar ou comprar uma loja, você provavelmente estava acostumado a fazer os seguintes tipos de perguntas: o prédio está em uma boa área? Onde os clientes podem estacionar? Quão perto estou de meus concorrentes?

Agora, graças à transformação digital, para muitas empresas, a localização não é mais uma preocupação. Você pode até decidir conduzir negócios fora de sua casa (e solicitar a dedução do imposto de home office para proprietários de empresas).

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?