APARELHO ORTODÔNICO TRANSPARENTE: ENTENDA OS BENEFÍCIOS!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na vida profissional do indivíduo.

Embora nem todos tenham a sorte de nascer com os dentes alinhados, a evolução da ortodontia ao longo dos últimos anos permitiu que os tratamentos de correção dentária pudessem ser cada vez mais acessíveis e eficientes.

Até pouco tempo, muitas pessoas fugiam do aparelho ortodôntico por não existirem opções mais discretas no mercado. Contudo, essa realidade mudou com a chegada de alternativas de tratamento bastante discretas e funcionais, como o aparelho transparente.

Agora, dentes retos e um sorriso revitalizado podem não precisar mais vir de uma boca cheia de fios e metálicos e suportes pouco atraentes. Aumentando a autoestima e a confiança física, os aparelhos ortodonticos transparentes oferecem uma alternativa estética e mais discreta em relação aos aparelhos convencionais de fio/suporte. 

Saiba um pouco mais sobre esse assunto nesse artigo que preparamos!

O que é o aparelho ortodôntico transparente?

O funcionamento do aparelho transparente é bastante parecido com o do aparelho fixo convencional. A grande diferença é que os bráquetes (as peças coladas nos dentes e por onde passa o fio metálico) são confeccionados em um material transparente, o que torna seu uso muito mais discreto em relação aos tradicionais bráquetes metálicos.

Geralmente, o material utilizado para a confecção desse modelo de bráquetes é a porcelana monocristalina. Embora seja possível que essa confecção seja feita em outros materiais transparentes, somente a porcelana monocristalina garante a manutenção da transparência e o não amarelamento ao longo de todo o tratamento ortodôntico.

Além disso, é importante citar que esse material possui uma grande resistência, sendo bastante incomum que os bráquetes se quebrem durante o período de uso do aparelho transparente.

Quais são as principais vantagens do aparelho transparente?

A principal vantagem do aparelho transparente é a possibilidade de ser praticamente imperceptível a certa distância. Dessa forma, sua utilização é perfeita para aqueles que se sentem velhos demais para usar aparelhos. Ou simplesmente querem preservar a estética dental ao longo do período de tratamento que o dentista estipulou.

Além disso, é possível citar ainda que o aparelho transparente possui as mesmas funcionalidades que o tradicional aparelho metálico. Ou seja, a sua utilização em detrimento da opção metálica não influencia drasticamente no período de tratamento, sobretudo, por já existirem os bráquetes transparentes para aparelhos com o sistema autoligado.

Quais as diferenças entre o aparelho transparente e o aparelho invisível?

É bastante comum que as pessoas confundam o aparelho transparente com o aparelho invisível, outra opção de tratamento ortodôntico disponível no mercado. Porém, as duas opções diferem bastante entre si.

O aparelho invisível consiste numa estrutura translúcida e removível. Que é feita a partir de um molde dos dentes do usuário. Por meio um programa de computador, desenvolve-se várias placas que precisam de troca consecutivamente, de 15 em 15 dias. Dessa forma, é possível alinhar os dentes progressivamente, sem que haja necessidade da utilização de estruturas fixas na boca.

Embora essa pareça ser uma opção mais atraente em relação ao aparelho transparente, é necessário pontuar que indica-se os tratamentos com o aparelho invisível para casos de desalinhamentos dentários mais simples. Casos mais severos não possuem uma resposta tão eficiente com essa opção, e demandam a utilização do sistema tradicional de bráquetes fixos.

Os alinhadores são então todos manufaturados, usando para isso uma tecnologia altamente sofisticada que simula o tratamento para cada etapa da movimentação dentária, permitindo assim uma maior previsibilidade do resultado.

Qual a indicação de uso?

Por funcionar da mesma forma que o aparelho convencional, as indicações de tratamento para o aparelho transparente são basicamente as mesmas. Pode-se citar como exemplos o alinhamento dentário; a correção de diastemas; o tratamento de mordida aberta, cruzada, profunda ou mesmo o alinhamento mandibular.

Porém, por se tratar de uma opção de tratamento ortodôntico bastante discreta, a utilização de aparelhos transparentes se dá principalmente por aqueles que se preocupam com a estética ao longo do tratamento. Por essa razão, apresentadores de televisão, atores e pessoas que trabalham com a exposição da imagem utilizam o aparelho transparente frequentemente. 

No início, este sistema ficava restrito à correção de pequenas irregularidades dentárias, mas seus avanços fizeram com que atualmente ele esteja disponível para a resolução precisa da maior parte dos problemas dentários apresentados em pacientes adultos e adolescentes. Observa-se assim grande aceitação, principalmente por motivos estéticos e de higiene.

Essa tecnologia permite assim o posicionamento dentário ideal para a obtenção de um lindo sorriso, sem comprometer seu estilo de vida! Em suma, o aparelho transparente oferece:

  • Estética
  • Conforto
  • Previsibilidade
  • Tratamentos rápidos

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?