APRENDA A CONSTRUIR RELACIONAMENTOS DURADOUROS COM OS SEUS CLIENTES

Já se foi o tempo em que apenas as negociações de vendas garantiam a fidelidade do cliente. Um estudo recente da Harvard Business School revelou que o cliente não retornará a comprar em seu negócio se na primeira experiência não conseguir se conectar com sua marca. 

Os relacionamentos com o cliente são importantes e, mais importante ainda, é a dica que vou lhe dar agora: os clientes acham mais fácil estabelecer uma conexão com marcas as quais consigam se conectar emocionalmente. 

O fato é que se você deseja ter sucesso nos negócios precisa desenvolver relacionamentos com os clientes. Leia o artigo até o final para entender como fazer isso!

Por que você deve construir relacionamentos com os clientes?

Resumindo: é mais barato. 

O custo de integrar um novo cliente é de até cinco vezes o custo de manter um cliente existente. Isso significa que cada cliente que você já tem é potencialmente cinco vezes mais valioso do que aquele que você ainda não tem. 

Mas vai muito além disso. Uma relação comercial bem definida com um cliente também expõe você ao poder do networking .

Então, como isso funciona?

Encontrar um cliente para um café ou levá-lo para uma refeição cara não é suficiente. Você precisa fazer com que eles sintam que o encontro agregou valor à sua vida (e principalmente a deles!).

Como fazer isso? Confira as etapas!

Etapa 1: Conheça seu cliente

A ideia é deixá-lo confortável e tranquilo. Os eventos de networking são ótimos  porque a expectativa de fazer negócios já existe. Certifique-se de que o seu local de reunião oferece a oportunidade de deixar a conversa fluir livremente.

Etapa 2: Inicie a conversa

É nesta etapa que você constrói um relacionamento importante. Conheça seu cliente: O que o deixa feliz? O que eles fazem para se divertir? Descubra quais são as coisas que importam para eles e como seu relacionamento com eles pode ser benéfico. Isso pode até mesmo ser sobre interesses pessoais, como esportes ou arte. Certifique-se de fazer boas perguntas, pedir recomendações ou até mesmo conselhos.

Etapa 3: Agradeça ao seu cliente

Não se esqueça de agradecer o cliente pelo tempo disponível alguns dias após a reunião. Seu ingrediente secreto aqui é lembrar algo pessoal sobre seu cliente. Se você souber de um evento que ele participou desde a última vez que o viu, seja de negócios ou pessoal, pergunte como foi. Isso ajuda a manter os canais de comunicação abertos e também o mantém na mente do cliente.

Etapa 4: Conversas pessoais

Converse com o seu cliente sobre assuntos que você sabe que o interessam. Isso pode acontecer após uma reunião ou alguns dias depois. Essa etapa lhe dá a oportunidade de estabelecer uma ligação com o cliente que não envolve uma venda, o que fará com que o seu cliente se sinta um pouco mais importante do que apenas um número. Isso aumenta o aspecto emocional da construção de relacionamento. É também uma outra maneira de permanecer na cabeça do cliente sem bombardeá-lo com incontáveis ​​acompanhamentos de vendas.

Os resultados de um relacionamento de sucesso com seu cliente

O principal objetivo do networking é ser valioso para o seu cliente. Você quer ser a primeira pessoa que vem à mente quando surge uma oportunidade, não é? O poder de um cliente ao seu lado é a possibilidade de um encaminhamento. Significa também negócios futuros, permitindo que seu cliente se enraíze em sua empresa. Saiba que cada contato com seu cliente é uma chance de construir um relacionamento.

Construir e promover relacionamentos com clientes é importante ao construir uma vida próspera!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?