COMO CURAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Você tem notado algumas mudanças ultimamente. Talvez você se sinta triste, sem esperança, ou não tenha nenhuma alegria com atividades que costumavam ser divertidas. Parece depressão, certo?

Talvez não seja só isso. Às vezes você está preocupado, com medo e simplesmente inquieto. Isso não é um sinal de ansiedade?

Não tão rápido. É normal ter altos e baixos ou ter coisas que te preocupam. Você pode estar passando por um momento difícil. Seu médico pode ajudá-lo a descobrir se é realmente uma condição e também o que o ajudaria. 

Estar deprimido muitas vezes nos deixa ansiosos, além disso, a ansiedade muitas vezes nos deixa deprimidos. Contudo, se você tem as duas condições, há muitas maneiras de conseguir ajuda.

Terapia de Conversação (Aconselhamento)

Um terapeuta profissional pode desenvolver um plano para tratar sua ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Alguns tipos de terapia que podem ajudar são:

  • Cognitivo comportamental (ensina você a ajustar seus pensamentos e ações)
  • Interpessoal (mostra como se comunicar melhor)
  • Resolução de problemas (lhe dá habilidades para gerenciar seus sintomas)

Identificação do Pensamento Catastrófico

Pensamento catastrófico é quando um único pensamento negativo pode espiralar em pensar nos piores cenários. Algo simples, como ficar preso no trânsito, pode se transformar em pensamentos de se atrasar para o seu trabalho, ser demitido, e em seguida, perder sua casa. Quando esse tipo de pensamento ocorre, a cortisona, que é conhecida como hormônio do estresse, é produzida.

O primeiro passo para resolver esse problema é identificar o pensamento catastrófico quando ele começa a acontecer. É importante observar o seu pensamento e então notar quando ele muda de preocupações razoáveis para irrealistas. Quando você se envolve em pensamentos catastróficos, é importante não se julgar. Isso só aumenta os sentimentos de inadequação, o que pode, desse modo, desencadear outra rodada de preocupação irrealista.

Praticando relaxamento e atenção plena

Uma das melhores maneiras de controlar o pensamento catastrófico e outros sintomas de ansiedade é começar a praticar relaxamento e atenção plena. Assim como altos níveis de ansiedade podem afetar a função do cérebro, o que pode ser atenuado com a meditação.

Através da meditação, você pode se tornar mais consciente de seus padrões de pensamento, mas também quando eles estão se tornando insalubres. Outras habilidades que vêm da meditação incluem quebrar padrões de pensamento negativos, melhorar o controle de pensamentos aleatórios e por fim, diminuir a tendência de se preocupar. Meditação como forma de praticar relaxamento e atenção plena também pode ajudar com a depressão. Libera serotonina, um neurotransmissor que se acredita ser essencial para sentimentos de felicidade.

Desordenando sua programação diária

A desordem pode causar ansiedade, seja desordem física ou apenas uma abundância de coisas na sua lista de tarefas. Muitos indivíduos fazem coisas por um senso de obrigação ou medo de raiva. Desaglomerar sua agenda diária envolve olhar para o seu calendário e assim, identificar coisas que você pode parar de fazer.

Você pode decidir que precisa de uma pausa das atividades recreativas, ou você quer parar de visitar com amigos que fazem você se sentir mal consigo mesmo. Isso liberará tempo para meditar, descansar bem como relaxar. Além disso, reduzirá o número de coisas que você teme. Uma vez eliminados eventos que são desnecessários e não lhe trazem alegria, comece a trabalhar na proteção do seu tempo. Isso envolve aprender a dizer não aos outros.

Embora possa ser desconfortável no início, aprender a priorizar suas próprias necessidades e tempo é essencial para ser capaz de lidar com ansiedade e depressão de alto funcionamento.

Medicação para curar ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão de alto funcionamento são tratados com os mesmos tipos de medicamentos que outras formas dessas condições. Inibidores de recaptação de serotonina (SSRI) e inibidor de recaptação de serotonina-norepinefrina (SNRI) são escolhas populares. Embora funcionem de formas diferentes, ambos os tipos de medicamentos visam aumentar a quantidade de serotonina no corpo. 

Essas famílias de medicamentos se saem bem com os sintomas da depressão e ansiedade. Uma das razões pelas quais antidepressivos e medicamentos anti-ansiedade podem ser a mesma coisa é que os sintomas dessas condições ocorrem frequentemente ao mesmo tempo.

Seu médico pode prescrever um medicamento antidepressivo que trata tanto sintomas de depressão quanto de ansiedade, como um “SSRI” (inibidor seletivo de recaptação de serotonina), um SNRI (inibidor de recaptação de serotonina-norepinefrina), mas também há outros como bupropion e mirtazapine.

Alguns exemplos de SSRIs são:

  • Citalopram (Celexa)
  • Escitalopram (Lexapro)
  • Fluoxetina (Prozac, Sarafem, Symbyax)
  • Fluvoxamina (Luvox)
  • Paroxetina (Paxil)
  • Sertraline (Zoloft)

Alguns exemplos de SNRIs são:

  • Desvenlafaxine (Pristiq)
  • Duloxetina (Cymbalta)
  • Levomilnacipran (Fetzima)
  • Venlafaxine (Effexor)

Conte ao seu médico sobre todos os seus sintomas para que eles possam decidir qual é o melhor. Também mencione quaisquer suplementos que você tome, mesmo que sejam “naturais”, caso possam afetar seu tratamento.

Tenha em mente que pode levar algumas semanas ou meses para o seu remédio funcionar. Você pode ter que tentar alguns tipos diferentes antes de encontrar um que é melhor para você.

Exercício

O exercício eleva sua autoestima, mas também sua confiança e pode melhorar seus relacionamentos. Além disso, é considerado um tratamento para depressão leve a moderada.

Exercícios de alto gasto de energia e frequentes são os melhores. Então, procure fazer isso pelo menos 3-5 vezes por semana. Se você precisa de motivação, vá com amigos ou se junte a um grupo.

Técnicas de Relaxamento para curar ansiedade e depressão

Meditar por apenas 2-5 minutos durante o dia pode aliviar sua ansiedade e aliviar seu humor.

  • Concentre-se em sua respiração
  • Faça uma imagem em sua mente de uma bela imagem
  • Repita uma simples palavra ou mantra, como “amor” ou “felicidade”
  • Verifique sua dieta

Não deixe que “comidas de conforto” coloquem seus hábitos alimentares fora de equilíbrio. Ansiedade e depressão frequentemente desencadeiam desejos por carboidratos.

Escolha proteína magra com um pouco de gordura “boa” para se sentir mais satisfeito e mais calmo. E encha metade do seu prato com frutas e legumes. Limite ou evite açúcar, cafeína e álcool.

Obter suporte

Relacionamentos fortes ajudam você a se sentir melhor. Entre em contato com a família e amigos, e deixe-os saber o que você está passando para que eles o encorajem.

Você também pode participar de um grupo de apoio, onde você vai conhecer pessoas que estão passando por algumas das mesmas coisas que você.

Dê alguns passos por conta própria para curar ansiedade e depressão

Organize-se. Menos desordem em seu ambiente físico, caixa de entrada de e-mail e lista de afazeres ajudará sua mente a ficar mais à vontade. Você não tem que lidar com tudo de uma vez. Então, faça um plano para trabalhar em uma área de cada vez.

Crie novos objetivos. Há algo que você sempre quis fazer, ou um lugar que você queira ir? Então, crie um plano passo-a-passo e realista para fazer isso acontecer.

Faça algo significativo. Envolva-se em uma atividade que parece importante para você. Pode ser atlético, político, bem como espiritual ou até mesmo uma causa social onde você pode se voluntariar. Procure, portanto, por algo que te dê um senso de propósito.

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?