COMO ENCONTRAR UM EMPREGO QUE VOCÊ AME

Está querendo encontrar um emprego que ame? Não existe mágica, mas tenho alguns conselhos sólidos, testados e comprovados para tirar você de trabalhos tóxicos para entrar em algo que você ama. Leia esse artigo até o final para saber como fazer isso!

Talvez você esteja apenas começando sua jornada profissional ou talvez seja um profissional experiente em busca de uma mudança de setor. Seja qual for o caso, encontrar um emprego que você ame pode enriquecer sua vida.

Principais vantagens de estar em um emprego que ame

  • Sua carreira pode levar anos, e ter paciência faz parte do processo.
  • Limite sua busca de emprego passo a passo, começando com uma autoavaliação honesta e pesquisa do setor.
  • Invista em si mesmo, desenvolvendo suas habilidades, networking e aprendendo como vender sua marca pessoal.
  • A maioria das pessoas passa cerca de um terço da vida trabalhando, e é por isso que é um esforço válido encontrar um trabalho envolvente e estimulante. 

Porém, o emprego dos seus sonhos não vai simplesmente pousar em seu colo – você precisará gastar tempo conduzindo pesquisas e se esforçando para conquistá-lo. 

O caminho para sua posição ideal envolve autoconhecimento, pense:

  • O que te faz feliz? 
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos? 
  • O que você está disposto a sacrificar para conseguir um emprego que realmente deseja?

Ser pró-ativo é fundamental para conseguir uma posição que o entusiasme. Abaixo, descrevemos algumas etapas práticas para encontrar uma carreira que você adora.

Passo 1: Reserve um tempo para refletir

Antes de pensar em encontrar um emprego, você precisa olhar para dentro de si.  

Por que? Porque a satisfação no trabalho geralmente se resume a se você se sente ou não realizado com seu trabalho diariamente. Então, o que o satisfaz e o motiva?

Faça a si mesmo uma série de perguntas para entender o que você deseja de uma carreira.

  • Quais são suas habilidades existentes? Eles são transferíveis para outra carreira?
  • Qual carreira você admira?
  • O que te interessa?
  • Quais são os seus desejos inegociáveis ​​para o seu próximo emprego? Horário flexível? Totalmente remoto? Benefícios?
  • Quais são as suas prioridades de estilo de vida? 
  • Qual é a sua faixa salarial desejada?
  • Você se sente confortável para começar uma nova carreira?
  • Faça um teste de personalidade

Passo 2: Avalie o que você gosta no seu trabalho atual

Se você está planejando mudar de carreira, faça um balanço da sua situação atual de emprego. Você se sente comprometido? Você gosta da empresa para a qual trabalha e das pessoas com quem trabalha? Você tem espaço para crescer e a capacidade de aprender novas habilidades?

Essas perguntas básicas podem orientá-lo em relação ao que você precisa em sua próxima função e onde provavelmente será mais feliz. Talvez sua carreira tenha chegado a um ponto em que você não consegue avançar e se sente sufocado. Ou talvez você tenha descoberto que trabalha melhor em time e ao invés de fazer isso passa a maior parte do tempo isolado.

Faça uma lista com os seus gostos e desgostos sobre seu trabalho atual para ajudar na escolha da sua posição futura.

Etapa 3: Saiba mais sobre seu setor e posição-alvo

Depois de decidir o setor e a carreira que deseja seguir, é hora de pesquisar. 

Visite fóruns de pesquisa para fazer perguntas e ler sobre as experiências dos atuais profissionais da área. Mantenha-se sempre atualizado sobre o setor e saiba para onde ele está indo no futuro.

Descubra as respostas para essas perguntas específicas:

  • Quais são as barreiras de entrada nesta carreira?
  • Qual é a probabilidade de essa carreira ser relevante em dez anos? E em vinte?
  • Qual educação, certificação ou habilidades técnicas eu preciso para ser competitivo?
  • Quais são as maiores referências desse setor?
  • Quais são as faixas salariais para este setor?

Etapa 4: Conexões de rede e alavancagem

Para descobrir novas oportunidades de carreira, tente passar algum tempo com os profissionais desse setor. 

Nunca limite sua rede de contatos ao LinkedIn e conferências pessoais, você nunca sabe quem pode ser uma conexão de trabalho em potencial. Diga a seus vizinhos, amigos e familiares que você está procurando um novo emprego. Você pode se surpreender com as possibilidades que surgem dessas interações cotidianas.

Obtenha dicas sobre como construir sua rede.

Etapa 5: Obtenha qualificações e habilidades do mundo real

Se você estiver mudando de setor, há uma boa chance de que precise dedicar algum tempo fora do seu horário normal de trabalho para fazer essa transição com êxito. 

Você pode ser voluntário ou trabalhar com base em um contrato para uma empresa na qual está interessado para ganhar experiência, por exemplo. Cursos online também são ótimas opções se você deseja desenvolver um conjunto específico de habilidades.

Estar o mais preparado possível é uma coisa, mas será quase impossível adquirir todos os novos conhecimentos necessários para assumir uma nova função.

Mas isso não significa que você está fadado ao fracasso. 

Pense em suas habilidades transferíveis, por exemplo. Habilidades de pesquisa, habilidades analíticas, comunicação escrita, organização e experiência em liderança são exemplos de habilidades transferíveis.

As habilidades pessoais também são consideradas tão ou mais pesadas em comparação com as habilidades técnicas em certos setores. Ser uma pessoa que gosta de aprender coisas novas muitas vezes pode compensar a experiência e as lacunas técnicas.

Etapa 6: Tenha uma reserva financeira

Quando você sentir que está pronto para seguir em frente em uma nova carreira, é útil adicionar um dinheiro às suas economias de emergência. Ter uma reserva financeira pode lhe dar a paz de espírito de que você precisa para se concentrar em encontrar um emprego pelo qual se sinta fortemente motivado.

Embora ter uma vida decente provavelmente sempre seja um fator em qualquer decisão de carreira, criar uma base financeira sólida pode dar a você a flexibilidade de se arriscar em algo novo.

Etapa 7: Adapte seu currículo e portfólio

Quando você está se preparando para um novo tipo de trabalho, é essencial retocar sua “marca pessoal”.

Reserve algum tempo para revisar seu currículo, portfólio e perfil do LinkedIn para que analisem com precisão seus objetivos de carreira atualizados. 

Muitas empresas, especialmente as maiores, usam sistemas de rastreamento de candidatos para organizar e filtrar automaticamente os candidatos usando algoritmos.

Etapa 8: Crie uma lista dos empregadores que você adora

Depois de atualizar o seu currículo, é hora de sair à caça dos empregadores para os quais você possa se imaginar trabalhando. Crie uma lista de empresas em potencial dentro do seu setor-alvo e inscreva-se para receber alertas de empregos.

Etapa 9: Obtenha uma indicação, se possível

Aristóteles é um dos maiores filósofos da história, abrangendo uma ampla gama de tópicos, incluindo física, política, lógica, ética e, o mais importante, retórica. Aristóteles é conhecido por desenvolver uma das maneiras mais comuns de oradores públicos apresentarem suas ideias, que consiste em:

Comece dando ao seu público uma ideia do que eles aprenderão

Envolva o público no processo da palestra

Reuna todas as ideias.

Essa estrutura de três partes é chamada de “técnica de Aristóteles”.

A maioria das palestras TED, como as apresentações mais populares, começa com o palestrante dando uma sugestão de sua palestra. Eles fornecem algum contexto, para que o público possa se preparar para o que está por vir.

Então, eles dão a palestra. Obviamente, o palestrante deve continuar a envolver o público durante todo o discurso, usando uma mistura de humor, narrativa, fatos e muito mais.

Por fim, eles terminam dando uma rápida visão geral do que ensinaram para que o público possa sair com uma ideia clara em suas cabeças.

O seu discurso deve respeitar essa estrutura, para que seu público possa entender melhor suas ideias e deixar seu discurso com uma noção clara do que aprendeu.

O caminho para encontrar um emprego que você adora

Aprender como encontrar um emprego que você ama pode ser intimidante. Pode até parecer um pouco como um namoro às vezes. Com tempo, pesquisa e trabalho árduo suficientes, você pode conseguir um emprego que o levará a uma felicidade duradoura.

Mas a jornada não termina quando você encontra um emprego que ama! Aprenda o que fazer depois de conseguir o emprego dos seus sonhos, mas isso é assunto para um próximo artigo!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?