COMO MOTIVAR SEUS COLABORADORES: 8 DICAS IMPERDÍVEIS

Você já teve um colaborador que simplesmente não consegue se motivar, não importa o que você faça? Ou, você já encontrou um de seus melhores e mais bem-sucedidos funcionários lutando para enfrentar um dia particularmente desafiador

Infelizmente, não há uma fórmula mágica que faça você mudar de repente e motivar sua equipe de trabalho. Mas há dicas motivacionais que você pode tentar aplicar para deixar seus colaboradores mais felizes e interessados no trabalho. 

Confira agora algumas das dicas mais eficazes para incentivá-los a dar o seu melhor desempenho:

1. Foque nos objetivos pessoais da sua equipe

Descubra o que motiva cada pessoa em sua equipe e tente apelar para esses objetivos pessoais. Por exemplo, se você sabe que um de seus funcionários está ansioso por uma promoção específica, explique como o trabalho dele neste próximo projeto pode ser usado para que algum superior reconheça bem a sua competência. Se eles estiverem interessados ​​em aprender novas habilidades, diga-lhes como seu trabalho nesta tarefa os ajudará a aprender algo novo – ou aperfeiçoar uma habilidade que estão tentando desenvolver. Essa abordagem requer que você saiba como seus funcionários pensam, portanto, dedique algum tempo para conhecê-los.

2. Incentive-os a fazer alongamentos ou exercícios

Anime seus funcionários a se levantarem e se exercitarem de vez em quando. Dependendo das circunstâncias, isso pode significar conduzir os funcionários a uma rotina de ginástica, caminhar ao redor do quarteirão ou apenas alongar-se no lugar. O exercício físico tem o poder de aliviar o estresse e fará com que seus funcionários se sintam revitalizados; isso é especialmente valioso no final do dia, ou depois do almoço, quando as pessoas tendem a se sentir mais cansadas.

3. Faça com que eles se comprometam com coisas pequenas

Às vezes as pessoas se sentem intimidadas pelo tamanho de um projeto. Você pode superar isso em seu próprio trabalho, comprometendo-se a trabalhar em uma grande tarefa por apenas 5 minutos; assim que você começar a trabalhar na tarefa, será muito mais fácil mantê-la funcionando. Faça isso por seus funcionários, para que eles se comprometam com algo pequeno, como simplesmente iniciar uma tarefa.

4. Faça algo divertido junto com eles

Você também pode aliviar o estresse e criar motivação fazendo algo divertido com seus funcionários. Por exemplo, você pode jogar um jogo rápido de cartas no intervalo ou assistir a um vídeo engraçado juntos. É um momento de união e uma forma de aliviar o clima.

5. Ouça-os sempre

A escuta ativa é algo que você deve praticar regularmente, mas é especialmente eficaz se você souber que seus funcionários estão desmotivados. Pergunte como estão se sentindo e veja se há algo que você possa fazer para melhorar a situação. Um pouco de apoio ajuda muito, mesmo se você estiver apenas ouvindo suas frustrações. Ouvir é uma das melhores maneiras de motivar os funcionários.

6. Dê aos funcionários um novo começo

É difícil se recuperar de um longo dia de falta de motivação ou desafios excessivos, então considere dar aos funcionários um “novo começo”. Dê a eles a chance de reiniciar um projeto ou deixe-os sair do escritório por um tempo e voltar revigorados.

7. Faça uma aposta com recompensas e consequências

Não recomenda-se incentivar a competição no local de trabalho, mas promover uma aposta casual com seus funcionários pode ser uma forma de motivá-los. Modifica o trabalho de uma forma que o torna imediatamente mais atraente e, dependendo de como você estrutura a aposta, pode facilmente resultar num melhor desempenho. Por exemplo, você pode desafiar um funcionário a terminar uma determinada tarefa dentro da semana e, se puder, você pode conceder-lhe meio dia de folga.

Considerações

Essas dicas podem ajudá-lo a superar os desafios de curto prazo com a motivação dos colaboradores, mas é importante lembrar que a motivação deve ser pensada sempre no longo prazo. Se você deseja que seus funcionários fiquem e permaneçam motivados, é necessário reestruturar toda a sua operação.

Isso significa investir em líderes fortes que possam trabalhar para entender e incentivar pessoalmente sua equipe, reestruturando seu escritório físico (ou permitindo que as pessoas trabalhem em casa) para que se sintam confortáveis, focados e garantindo que sejam devidamente remunerados e recompensados ​​por seu melhor trabalho.

É um grande projeto que você terá que investir se quiser que a motivação de seus funcionários dure bastante!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?