COMO OBTER RENDA EXTRA

Quando você conhece alguém muitas vezes a primeira pergunta que lhe é feita é: “O que você faz para viver?” Esta linha faz sentido como um quebra-gelo porque o trabalho ocupa um lugar central em nossas vidas. Se você trabalha uma semana padrão de 40 horas, você está dedicando mais de 35% de suas horas ao seu trabalho – mais do que você pode gastar em qualquer outra atividade. Mas há outras pessoas cuja renda não está ligada à sua rotina diária – pelo menos, não completamente. Isso porque eles têm fontes de “renda passiva”: isto é, renda extra, dinheiro que continua rolando mesmo quando não estão no trabalho. 

Essa renda extra pode pagar por alguns luxos adicionais, e fornece dinheiro para emergências, e até mesmo servir como um trampolim para a independência financeira.

Você poderia ser uma dessas pessoas também. Tudo que você precisa fazer é encontrar uma fonte de renda passiva que funcione para você. Desenvolver um fluxo de renda passiva muitas vezes requer um grande investimento de tempo, e às vezes dinheiro adiantado – mas uma vez que ele está no lugar, você pode continuar colhendo as recompensas pelos anos seguintes.

Renda extra passiva: Como funciona 

Renda extra passiva é qualquer dinheiro que você ganha regularmente que não vem de um trabalho. Em alguns casos, renda passiva é o dinheiro que você recebe de um projeto que você coloca dinheiro no início. Por exemplo, se você possui parte de um negócio, mas não está ativamente envolvido na gestão desse negócio, sua parte dos lucros é a renda passiva.

Você também pode ganhar renda passiva de um projeto em que você investiu seu tempo, em vez de seu dinheiro. Por exemplo, se você passar um ano escrevendo um livro e encontrando um editor para ele, os pagamentos de royalties que você recebe das vendas desse livro são uma forma de renda passiva.

Ter uma fonte de renda que não é apreciada pelo seu trabalho oferece uma variedade de benefícios, tais como:

Dinheiro extra

Quando você está sem dinheiro, especialistas financeiros geralmente aconselham você a responder apertando seu cinto. Pequenos luxos, como um café com leite diário ou TV a cabo, geralmente são as primeiras despesas a serem cortadas do orçamento em um esforço para fazer frente às despesas. Mas se você pode encontrar uma maneira de complementar seu salário regular com um fluxo de renda passiva, a renda extra pode permitir que você desfrute desses prazeres simples novamente sem se endividar.

Mais flexibilidade de trabalho. Quando seu trabalho é sua única fonte de renda, você depende dele. Você vai aturar condições de trabalho desagradáveis ou exigências irracionais de um chefe, porque desistir do seu emprego o deixaria sem nada para viver. Mas se você tem algum rendimento passivo, você pode se dar ao luxo de ser mais exigente. Você pode reduzir suas horas de trabalho e deixar sua renda passiva compensar os salários perdidos. Se você não gosta do seu emprego atual, você pode se dar ao luxo de abandoná-lo por um novo que pague menos.. E se você perder seu emprego completamente, você ainda terá pelo menos um pouco de renda até que você encontre um novo.

Alugar imóvel para obter renda extra

Uma das formas mais conhecidas de obter renda passiva é possuir um imóvel alugado. Alugar pode trazer uma boa quantia a cada mês, com pouco trabalho em alguns casos – mas também requer uma grande parte do dinheiro adiantado para comprar o imóvel. Além disso, o dinheiro que você recolhe no aluguel não é puro lucro, pois também tem que cobrir todas as suas despesas como proprietário, incluindo pagamentos de imposto sobre a propriedade, seguro, manutenção e quaisquer taxas de administração de imóveis.

Se você não está preparado para assumir o custo ou a responsabilidade de possuir um imóvel alugado, você pode se tornar um proprietário em menor escala alugando um quarto em sua própria casa.

Se isso ainda é um compromisso muito grande para você, você sempre pode alugar quartos em sua casa em uma base temporária para os turistas. Serviços de compartilhamento de casas, como Airbnb permitem que você ofereça um quarto em sua casa – ou toda a sua casa em um momento em que você está fora – para viajantes que precisam de um lugar para ficar. No entanto, você tem que verificar com o seu governo local primeiro para ter certeza de que é legal, uma vez que algumas cidades têm leis de zoneamento ou códigos administrativos que ou proíbem esse tipo de aluguel de curto prazo ou colocam limites importantes sobre ele. Dependendo de onde você mora, você pode precisar obter uma licença ou licença comercial, ter sua propriedade inspecionada e recolher e pagar impostos locais.

Receita De Vendas Residuais para obter renda extra

Normalmente, quando você trabalha em vendas, você ganha seu dinheiro na forma de comissões. Toda vez que você vende um produto ou um serviço, você recebe uma porcentagem do dinheiro pago pelo cliente. Com alguns tipos de empregos de vendas, no entanto, você não ganha apenas uma única comissão quando faz uma venda – você também recebe pagamentos residuais contínuos de vendas que você fez no passado. Esse tipo de rendimento residual pode durar anos após a compra original.

Produtos e serviços que às vezes pagam seus vendedores desta forma incluem:

Seguro

Digamos que você é um vendedor de seguros que acabou de vender uma apólice de seguro de vida de 10 anos. Você ganha uma comissão única para fazer a venda, mas também ganha uma porcentagem do prêmio mensal cada vez que o comprador paga. Enquanto o segurado continuar fazendo esses pagamentos mensais, você pode continuar recolhendo resíduos dessa venda por até 10 anos.

Produtos Financeiros

Certos tipos de produtos financeiros, como anuidades,também pagam comissões contínuas aos profissionais que os vendem.

Processamento de cartão de crédito

Suponha que você trabalhe para uma empresa que vende serviços de processamento de cartão de crédito para comerciantes de varejo. Quando um comerciante assina com você, você ganha um pagamento antecipado e pagamentos residuais contínuos com base em quantas vendas esse comerciante faz com o seu serviço. Quanto maior o volume de vendas do comerciante, maior o seu pagamento residual – e quanto mais comerciantes você vender seu serviço, mais desses pagamentos você pode receber.

Contratos de Serviços

Às vezes é possível obter resíduos de produtos ou serviços com contratos de pagamento, como serviços de segurança doméstica. Se um cliente assinar um contrato para ter sua casa monitorada por uma taxa mensal, o vendedor pode receber um pagamento residual a cada mês que o cliente paga por este serviço. Além disso, os acordos costumam pagar resíduos mensais aos funcionários de vendas. Por exemplo, as empresas de alarme que vendem monitoramento doméstico ou empresarial contínuo por uma taxa mensal podem oferecer rendimentos residuais para quem vende esse serviço.

Nenhum tipo de trabalho de vendas pode ser considerado verdadeiramente passivo. Na verdade, as vendas são mais ativas do que a maioria dos empregos. Já que seu salário muitas vezes depende de quanto você vende, e é preciso muita pressa para trazer novos clientes a bordo. No entanto, se você já está trabalhando em vendas, ou considerando-o como uma carreira, pode ser útil focar em produtos que podem trazer renda residual. Isto é, além da comissão habitual. Dessa forma, você pode continuar ganhando dinheiro no trabalho que você já fez.

Conclusão sobre como obter renda extra

É importante entender que renda passiva não é dinheiro ganho por não fazer nada. Criar um fluxo de renda passiva requer trabalho. Algumas fontes de renda passiva, como publicidade de carros ou aplicativos de compras, não dão muito trabalho – mas também não pagam muito. Fluxos de renda passivas que podem trazer dinheiro suficiente para viver, como escrever um livro ou possuir e gerenciar imóveis alugados, exigem um grande investimento de tempo, esforço e, às vezes, dinheiro.

No entanto, a renda passiva tem uma grande vantagem: uma vez que o trabalho é feito, o dinheiro continua a entrar. Isto é, sem nenhum esforço adicional de sua parte. Isso significa que se você passar tempo suficiente durante seus anos de trabalho estabelecendo fluxos de renda passiva. Você eventualmente chegará a um ponto onde você pode coletar o suficiente para passar com pouco ou nenhum esforço extra. E até lá, você pode desfrutar do dinheiro extra. 

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?