COMO PARAR DE PROCRASTINAR E DESTRUIR SUAS METAS

Você tem um plano. Você sabe exatamente as etapas que precisa seguir para iniciar um negócio on-line de seis dígitos que mudará sua vida. E ainda não conseguiu pôr em prática.

 

Seja qual for o caso, você tem o conhecimento que precisa para começar. Mas você não consegue se mover. Você simplesmente não consegue parar de procrastinar.

 

Sempre há algo que atrapalha seus objetivos – reuniões com amigos, hobbies, esportes, sem falar no seu trabalho diário.

 

“Talvez eu não tenha nascido para ser um empreendedor, afinal”, você diz a si mesmo em desespero.

 

Antes de jogar tudo para cima, ouça-me. Independentemente da meta que está tentando alcançar, você tem o poder de parar de procrastinar – se souber como estruturar seu trabalho!

 

Ninguém nasce com uma motivação perfeita. O que separa os empreendedores de sucesso daqueles que nunca fazem nada em relação aos seus sonhos é que os primeiros sabem como se mexer e permitem que seu ímpeto os guie para onde querem ir.

 

Se você quer saber como parar de procrastinar de uma vez por todas, este post é para você. Vou delinear um plano simples que o ajudará a se manter motivado e a agir, dia após dia.

 

Parece algo de que você precisa? Vamos começar.

Como parar de procrastinar

Procrastinação é o ato de adiar a ação em direção a um objetivo. É quando você se sente impedido de fazer alguma coisa, apesar de querer fazer.

 

Você quer ir para a academia, mas adia a inscrição porque “algo” acontece, então você nunca começa e seu objetivo de perder peso nunca sai da sua lista.

 

Você quer começar a conseguir clientes de consultoria, mas não consegue encontrar tempo para ligar para os clientes em potencial, então seu negócio de consultoria nunca cresce e permanece um sonho para sempre.

 

A procrastinação não é uma fraqueza ou um problema que você tem. É perfeitamente normal procrastinar. Todos nós fazemos isso, mesmo as pessoas de sucesso. A diferença é que estes últimos sabem evitar a causa raiz da procrastinação.

Então o que é?

 o fato de você investir mais peso em seu presente do que nos custos futuros de suas ações (ou a falta dele).

 

A procrastinação ocorre quando os custos presentes são indevidamente salientes em comparação com os custos futuros, levando os indivíduos a adiar as tarefas para amanhã, sem prever que, quando chegar o amanhã, a ação necessária será adiada novamente. 

 

Quando você sente que ir à festa de um amigo é mais importante do que trabalhar no desenvolvimento de uma lista de clientes em potencial para sua empresa de consultoria ou uma lista de fornecedores para sua loja de comércio eletrônico, você está colocando mais peso no primeiro do que nos custos de não fazer o último.

 

A palavra-chave aqui é saliência, ou seja, o ato de colocar muito peso nas coisas que você pode ver e não nas que não pode. Você pode ver seu amigo mandando mensagens de texto dizendo como será divertido; você não pode ver o dinheiro que não ganhou em seis meses perdendo trabalhos importantes.

 

O fato é que você não pode se curar da procrastinação e não pode resolver totalmente esse problema. Mas você pode ser mais esperto que isso, entre outras coisas, indo na direção da psicologia, ganhando clareza de pensamento e recebendo ajuda de outras pessoas para evitar que você procrastine

Supere sua própria psicologia

A procrastinação pode parecer um problema maior do que é. Você não pode controlar; simplesmente acontece e, quando você percebe, é tarde demais. Embora a definição anterior explique a natureza da procrastinação, ela ainda não explica por que você a faz, então vamos ser específicos.

 

De acordo com um estudo , existem duas razões possíveis para você procrastinar: 

 

  • Você acredita que não consegue fazer a tarefa que está adiando
  • Você acredita que o mundo é muito difícil e exigente

 

A procrastinação é claramente um problema multifacetado, complexo demais para ser corrigido com uma varinha mágica. Ainda assim, você pode trabalhar em alguns desses problemas um por um, dependendo se você realmente sofre de algum deles.

 

Vejamos um exemplo comum entre a maioria dos empresários: chamada fria. Nenhum vendedor destreinado gosta de ligar para as pessoas; é estressante e difícil para quem não está acostumado a ser rejeitado com frequência.

 

Não seria nenhuma surpresa se você tende a procrastinar em torno da chamada fria. Mas se você sabe que um sentimento de inadequação pode ser a razão de adiar sua ligação fria, é nisso que você precisa trabalhar antes de parar de procrastinar.

 

Dê uma olhada neste problema e pergunte-se o seguinte:

 

  • Você sente que pode realmente fazer uma ligação fria (ou o que quer que você esteja procrastinando)?
  • Você acha que tem o conhecimento para realizar essa tarefa?
  • Qual é o seu “pressentimento” de uma chamada fria imediata? É ansiedade? Medo de rejeição? Medo de falhar?
  • Você é perfeccionista? Em caso afirmativo, será que sua tendência de querer controlar tudo está impedindo você?
  • Como você vê a situação? Você sente que isso o oprime? Isso te assusta?

 

Responder a essas perguntas o ajudará a compreender os motivos psicológicos pelos quais procrastina. Com essas respostas, agora você pode enfrentar cada um desses problemas um por um.

 

Sua psicologia existe por um motivo: dar sentido ao mundo ao seu redor e protegê-lo para que possa viver sua vida com o maior conforto possível. Se você sentir que está impedindo você de alcançar algo, então reconheça e jogue de acordo com as regras, mas faça de uma forma que o beneficie.

Tenha um objetivo claro

Se você tem uma meta e pelo menos uma ideia ampla do que precisa fazer – como iniciar sua loja de comércio eletrônico  ou empresa de software – mas não tem capacidade para agir, você está procrastinando.

 

A partir daí, você precisa investigar se falta um objetivo claro e específico, o que torna muito mais fácil procrastinar. Não é o único motivo, mas é um grande motivo que o ajuda a evitar uma ação.

 

O objetivo de “começar um negócio online” é mais um desejo do que uma meta, como se quisesse ganhar um milhão de dólares. Embora uma meta tão ampla possa levá-lo a aprender sobre empreendedorismo, você deve ser mais específico antes de desenvolver um plano para iniciar o negócio dos sonhos.

Definir etapas acionáveis

Com metas, você saberá exatamente para onde deseja ir. Mas você precisa de algo mais tangível ao longo do caminho. É aí que implementar medidas acionáveis ​​o ajudará a evitar a procrastinação.

 

Uma etapa acionável é qualquer tarefa que você define que o levará a agir em direção a uma meta. Se sua meta é lançar sua loja até 1º de abril de 2020, você deve estabelecer um conjunto de etapas acionáveis ​​que o deixam mais perto da meta.

 

Etapas acionáveis ​​por conta própria, no entanto, não irão ajudá-lo muito se não se conectarem com seu objetivo final de iniciar um negócio.

 

A principal diferença entre definir etapas acionáveis ​​e úteis a partir de etapas irrelevantes é que as primeiras resultam da meta, enquanto as últimas são atribuídas aleatoriamente.

 

Um processo comum usado no mundo dos negócios é fazer engenharia reversa de suas etapas a partir da meta. Nesse contexto, a engenharia reversa significa que você divide uma meta em partes e a recria do zero, sabendo como todas as partes (as etapas da ação) se encaixam.

 

Pegue seu objetivo e divida-o. Faça cada etapa também, para que você possa medir seu progresso e até obter ajuda de outras pessoas.

 

Depois de ter todas as etapas acionáveis ​​em vigor, é apenas uma questão de organizá-las. Um aplicativo de tarefas irá ajudá-lo a colocar todas as suas etapas de ação em um só lugar, então você só precisa abri-lo e ver o que vem a seguir.

Avalie o seu progresso

A falta de motivação pode ser um sinal de que você tem uma atitude perfeccionista ou, da mesma forma, tem uma forte tendência para a autocrítica.

 

Um estudo feito por Shahar, Kalnitzki, Shulman & Blatt  (2006), descobriu que pessoas com alta autocrítica tendem a mostrar níveis mais baixos de autorrelato de “progresso de meta atual” e “expectativas de meta futura”. 

 

Agora, eu sei que é fácil para mim sentar aqui e escrever que você “deve pegar leve” e “ser bom para você mesmo”. Mas sejamos honestos, ninguém se crítica de propósito; é um problema muito profundo.

 

Para superar sua própria autocrítica, que é altamente subjetiva, você pode acompanhar o seu progresso, o que é altamente objetivo.

Seja responsável

O sucesso raramente vem de trabalhar sozinho.  A maioria das empresas de sucesso, especialmente firmas de tecnologia como Microsoft, Intel, Facebook e HP, tiveram pelo menos dois fundadores.

 

Esses fundadores não apenas exploraram os pontos fortes uns dos outros, eles também puderam usar a outra pessoa como parceiro de responsabilidade.

 

Se você não tem um parceiro de negócios, não se desespere; você ainda pode conseguir um parceiro de responsabilidade e colher os benefícios de ter um cofundador, sem realmente ter um.

 

Existem muitos lugares onde você pode procurar um parceiro de responsabilidade, incluindo:

 

  • Grupos de mentores
  • Grupos de negócios locais
  • Procure pessoas que estejam tendo problemas para progredir e que precisem de ajuda. 
  • Procure por sinergias potenciais. Se você tem experiência em marketing e a outra pessoa sabe muito sobre design e os dois não têm as habilidades um do outro, ambos podem se ajudar e, ao mesmo tempo, manter-se responsáveis.

Conclusão

Todos os pontos compartilhados acima podem ajudá-lo a se manter motivado. Eventualmente, no entanto, você terá mais atividades do que pode suportar. Suas listas ficarão cheias de tarefas e ideias. Você provavelmente ficará confuso e oprimido. O que você faz primeiro? O que é realmente importante?

 

Existem muitas estruturas para priorizar ideias, e a mais simples é “fazer o mais difícil primeiro”. Isso significa que, se você tem duas tarefas importantes, comece com a tarefa maior, mais difícil e mais importante.

 

Você não pode e não deve fazer mais nada antes de terminar essa tarefa.

 

Todas as manhãs, comece com aquela tarefa que o assusta, mas que fará toda a diferença no seu negócio.

 

Não será fácil – ninguém gosta de tarefas difíceis! Mas, se persistir, desenvolverá a disciplina necessária para se tornar o empresário bem-sucedido que você sabe que pode ser.

 

E você nunca mais terá que se preocupar com procrastinação.

 

Agora queremos saber de você, o que você está adiando hoje e o que fará para parar de procrastinar?

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?