COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR EM 6 ETAPAS

É muito comum ver empreendedores que decidiram criar sua empresa ao ficarem insatisfeitos com o emprego que tinham, e são apenas algumas etapas que devem ser seguidas para quem quer deixar de ser funcionário e virar patrão.

Você acha que tem um talento natural para construir e operar um negócio? Então deixe-me mostrar como se tornar um empreendedor em 6 etapas! Você vai ver que se tornar um empresário não é tão complicado quanto imagina.

Etapa 1: Saiba o que significa ser um empreendedor

Tornar-se um empresário não é apenas algo que você faz. É algo que você se torna. Há mudanças de identidade e mudanças de atitude associadas, que precisam acontecer quando você faz a transição de uma mentalidade de funcionário para a de um empresário. 

Quando você trabalha para um chefe, é fácil culpar os outros por circunstâncias que o deixam infeliz. Mas os empreendedores assumem a responsabilidade por todos os seus resultados. E em vez de sentir que as coisas estão fora de seu controle, eles se concentram em soluções, ações e caminhos alternativos que os levam a seus objetivos. 

Isso significa que desenvolver um negócio também é desenvolver a si mesmo. Enfrentar o medo da rejeição, desafiar as crenças limitadoras, praticar a autoconfiança, tudo isso vem junto.

Etapa 2: escolha a ideia de negócio certa para você

Escolha uma  ideia de negócio que se conecte com você. A maioria dos aspirantes a empreendedores termina sua jornada aqui porque pensa: “Não tenho ideias de negócios”. Mas você pode quebrar essa barreira mental perguntando-se:

No que eu sou bom? Como posso transformar isso em algo pelo qual as pessoas paguem?

Pergunte-se: que tipo de coisas eu pago? Como faço para fazer disso meu próprio negócio?

As pessoas pagam por coisas que agregam valor às suas vidas. Podem ser produtos ou serviços que economizam tempo ou dinheiro, adicionam conveniência, obtêm o resultado desejado ou respondem a um problema. Encontre o valor pelo qual as pessoas pagam e você encontrou sua ideia de negócio.

Etapa 3: Conecte-se com profissionais relevantes

Ao pensar em construir seu negócio, a primeira etapa é se conectar com as pessoas certas. Faça amizade com advogados, consultores, mentores, investidores, grupos empresariais idealizadores, câmara de comércio local, outros fundadores, empresas cujos clientes possam precisar de seus serviços, etc. 

Além disso, lembre-se de continuar construindo sua rede de conexões à medida que sua empresa cresce e suas necessidades se tornam mais evidentes.

Etapa 4: Levante seu negócio

Você não precisa gastar meses criando um plano de negócios, imprimindo cartões de visita ou outras atividades que desperdiçam tempo e que não geram nenhum ímpeto comercial ou receita. 

Comece rapidamente com apenas o básico para sua empresa: um local, número de identificação fiscal, e-mail comercial, conta bancária comercial, configuração de livros contábeis e processamento de pagamentos. 

A grande maioria das pessoas não precisa se preocupar com financiamento ou investidores nesta fase, a menos que sua ideia de negócio exija financiamento ou empréstimos. Mas a maioria das pessoas pode começar um negócio sem financiamento de dívidas, como Ramit, que simplesmente começou seu negócio abrindo um blog que posta conteúdo valioso.

Etapa 5: teste sua ideia

Sim, isso significa fazer o que os novos empreendedores mais adiam: sair e vender o produto ou serviço. Você saberá se as pessoas querem comprar o que você tem a oferecer, quem seu produto atende melhor e quais mudanças são necessárias para atendê-los melhor. Você também vai refinar suas ideias até chegar a um formato que seja irresistível para as pessoas.

Etapa 6: dimensionar o negócio

Assim que tiver uma fórmula vencedora – o produto certo para as pessoas certas pelo preço certo – é hora de escalar. Você pode optar por continuar a expandir seus negócios organicamente ou considerar os investidores nesta fase. A ideia geral é que você está canalizando dinheiro de volta para sua empresa para impulsionar seu crescimento e fortalecê-la. 

Agora pode ser a hora de captar novos segmentos de mercado, investir em publicidade ou atrair pessoas. Lembre-se de que você é inovador, líder e pensador. Dê a si mesmo espaço para fazer o trabalho que só você pode fazer, resgatando o seu tempo e delegando o resto.

Hoje é o dia de agir!

Você tem a estrutura para se tornar um empreendedor. Agora é a hora de fazer o que os aspirantes não querem: agir! Comece hoje mesmo colocando sua mentalidade empreendedora no lugar certo e  encontrando sua ideia de negócio.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?