COMO SER FELIZ APESAR DE TUDO?

Experimentar desafios e problemas faz parte da vida. Não há ninguém vivo que tenha sido poupado das dificuldades. No entanto, algumas pessoas parecem lidar com situações ruins melhor do que outras. Elas sabem como ser feliz apesar de tudo. Sua felicidade geral não parece tão comprometida quando coisas desfavoráveis acontecem. 

Como essas pessoas conseguem se manter felizes mesmo quando estão enfrentando momentos difíceis?

Está tudo bem para enfrentar e abraçar sua infelicidade ou decepção

Uma das coisas mais importantes sobre infelicidade e decepção é que a maioria das pessoas fará qualquer coisa para evitá-las. Essa tentativa de evitar sentimentos desagradáveis só piora as coisas.

Em vez de aceitar a situação e o fato de que coisas ruins acontecem a todos, lutamos para nos distanciarmos de nossas dificuldades, mesmo que não possamos mudar o que aconteceu. Essa resistência da realidade só prolonga nossa dor. Por outro lado, se aprendermos a enfrentar e aceitar a situação e nossa infelicidade, perceberemos que somos fortes o suficiente para suportar nossas dificuldades.

Nos permitimos começar a nos recuperar e curar nossas aflições. Em vez de nadar contra a maré, aprendemos a ir com o fluxo e emergir uma pessoa mais forte e sábia. Curiosamente, quando abraçamos nossa infelicidade e decepção, roubamos da situação alguns de seus efeitos e começamos a ver que podemos superá-la se dermos tempo. Tudo bem se sentir magoado ou infeliz. Faz parte da vida. Incline-se suavemente em sua dor em vez de fugir dela. Você é muito mais forte do que pensa.

Praticar gratidão fornece perspectiva e, assim, você será feliz apesar de tudo

A natureza humana nos faz concentrar mais no mal do que no bem. Isso acontece por causa de algo chamado “viés de negatividade”. Gastamos mais tempo e esforço lembrando coisas que nos fazem infelizes em vez de coisas que nos trazem felicidade. Podemos encontrar coisas pelas quais somos gratos em quase qualquer situação, não importa o quão ruim seja.

É por isso que é importante praticar a gratidão regularmente e especialmente quando estamos chateados. Se de repente você perdeu seu emprego, você ainda pode ser grato por ter comida para comer e não ser sem-teto. Se um amigo fere seus sentimentos, você ainda pode ser grato que seu amigo também fez muitas coisas boas para você no passado e que você tem muitos outros amigos próximos.

A gratidão é muito poderosa e fornece perspectiva em nossas vidas. Da próxima vez que você estiver infeliz, tire um momento para listar algumas coisas pelas quais você é grato e notar como isso muda a maneira que você se sente.

Pergunte a si mesmo o que você pode aprender com a situação

Quando coisas ruins acontecem, muitas vezes nos apresentam oportunidades perfeitas para aprender uma valiosa lição de vida. Por exemplo, se te demitirem você pode melhorar sua educação ou habilidades e aprender a se tornar um funcionário mais valioso.

Ou você pode começar seu próprio negócio para se tornar mais independente. Há lições para aprender em quase qualquer situação desfavorável. Só precisamos prestar atenção.

As coisas raramente são tão ruins quanto você pensa. Como essa situação estará em um ano?

Muitos de nós tendem a ver uma situação negativa como sendo pior do que realmente é. Exageramos o ruim e minimizamos o bom.

Claro, realmente há situações extremamente difíceis e tristes que todos nós devemos enfrentar (por exemplo, a morte de um ente querido), mas na maioria das vezes, as coisas não são tão ruins quanto parecem e dificilmente pensaremos nelas em um ou dois anos. Nossas mentes inquietas às vezes até fabricam problemas que não existem. Tente lembrar que os tempos ruins raramente são tão ruins quanto pensamos que são e que, com o tempo, eles vão parecer triviais.

Suas expectativas afetam sua felicidade

Quando temos expectativas irreais, nos estabelecemos para decepção, infelicidade e frustração. A vida nem sempre vai correr bem. Quando esperamos tanto o bom quanto o ruim, temos uma perspectiva mais equilibrada na vida e podemos evitar grande parte da dor no coração. Quanto mais irrealistas forem nossas expectativas, mais infelizes seremos.

Saber o que você pode controlar e o que você não pode traz liberdade

Intimamente relacionado com o ponto acima, é importante lembrar que existem algumas coisas sobre as quais simplesmente não temos controle, por isso não adianta tentar. Claro, também há muitas situações em que podemos mudar nosso comportamento. O truque é saber onde gastar nosso tempo e energia. Por exemplo, se falharmos em um exame de matemática, podemos estudar mais e passar na próxima vez. Se esperamos que não chova nas nossas férias, estamos nos preparando para a decepção, pois o clima não é algo que podemos controlar. 

Muitas vezes as pessoas desperdiçam sua energia tentando controlar coisas sobre as quais não têm absolutamente nenhum poder, e esta é uma receita para a infelicidade.

Esteja ciente do seu botão de replay e no que sua mente se concentra para ser feliz apesar de tudo

Como já sabemos, todos nós inevitavelmente enfrentaremos situações difíceis em nossas vidas. Embora não possamos mudar o passado, também não podemos repetir os eventos em nossas cabeças repetidamente como muitas pessoas fazem. Isso só causa sofrimento desnecessário e adicional.

Por exemplo, digamos que alguém em quem estamos interessados nos diga que o sentimento não é recíproco, e que não pensa em ser nada mais do que amigos. Embora esse evento possa ser decepcionante e causar alguma dor no coração, muitos de nós vamos repetir o evento repetidamente em nossas cabeças. 

Nossas mentes perpetuam o evento indesejável repetidamente como um vídeo no replay automático. Muitas vezes, é esse replay constante que causa mais sofrimento e infelicidade do que o evento em si. É por isso que é importante estar atento e entender como nossas mentes funcionam.

Esteja presente e consciente para ser feliz apesar de tudo

Pense nisso: quase toda nossa infelicidade se deve por algo que ocorreu no passado. Quando as pessoas estão infelizes, é provável que estejam ruminando sobre um evento passado que elas não podem mudar. O passado se foi e o que foi feito não pode ser desfeito. No entanto, muitas pessoas permanecem infelizes focando no passado. Se você quer ser feliz apesar de tudo, é essencial focar no presente, no aqui e agora.

Afinal, o agora é o único tempo que realmente temos. Nunca teremos o passado de volta. Ao aprender a focar no momento presente, nos tornamos livres do passado, não importa o quão ruim possa ter sido.

Claro que isso não é uma coisa fácil de fazer, mas quando temos sucesso em alguns momentos, isso alivia muito nossa infelicidade. Uma maneira de se tornar melhor nisso é aprendendo a meditar.

Reclamar não melhora as coisas

Embora muitas vezes confiar em um amigo e conversar sobre as coisas nos ajuda a desabafar, reclamações constantes não melhoram a situação. Na verdade, quando reclamamos, estamos chamando nossa atenção para a situação desagradável. Se focarmos nossas mentes no que nos faz infelizes, isso só servirá para reforçar a infelicidade.

 A maioria de nós conhece alguém que reclama mais do que uma pessoa comum. Essas pessoas tendem a ser infelizes. Evite reclamar porque essa atitude não serve para nada em nossa busca pela felicidade.

Exercício torna tudo um pouco melhor

Isso pode parecer clichê, mas o exercício realmente eleva nossos humores. As serotoninas e endorfinas que liberam-se quando nos exercitamos são produtos químicos do “bem-estar” que aumentam o bom-humor. Isso não significa que todos os nossos problemas de repente vão embora.

O erro que algumas pessoas cometem é negligenciar o exercício quando estão infelizes. Da próxima vez que você estiver infeliz com alguma coisa, vá para uma caminhada rápida ou corra e veja como você se sente depois. As chances são de que você se sinta muito melhor do que antes.

Lembre-se que nada dura para sempre e que isso passará e assim você será feliz apesar de tudo

Finalmente, sempre preste atenção no fato de que tempos difíceis e infelicidade não durarão para sempre, incluindo dor e decepção. Dê a si mesmo o dom do tempo e seja paciente. Busque consolo no fato de que o tempo diminui todas as feridas. O mundo está sempre mudando, assim como nossas vidas. Nada é constante. Há realmente luz no fim do túnel, mesmo que pareça fraca ou inexistente agora. Continue seguindo em frente e pare de olhar para trás.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?