COMO SER FELIZ CONSIGO MESMO

O desejo de felicidade é uma emoção humana universal. Você quer aprender a ser feliz consigo mesmo de alguma forma. No entanto, nem todos sabem como alcançar este estado.

Infelizmente, a sociedade não ajuda nessa confusão. Fomos condicionados a associar felicidade a posses materialistas.

A linha de pensamento é que, se tivermos mais coisas, seremos mais realizados. Como resultado, muitas pessoas passam a vida inteira perseguindo a felicidade, apenas para  se sentirem derrotadas quando não encontram sua versão da utopia.

Felicidade não é algo que você acha exterior a si mesmo. Você não vai comprar um vestido novo ou comprar um carro novo e então sentir que está vivendo em uma nuvem para a eternidade.

Claro, você pode sentir gratificação a curto prazo depois de uma compra, mas essa vibração não vai durar. Pouco depois, você procurará a próxima melhor coisa para preencher um vazio.

Não há pílula mágica para a felicidade. Felicidade é um trabalho interno, uma escolha que você tem que fazer. Tente o seguinte para aprender a ser feliz consigo mesmo todos os dias:

1. Pratique a Atenção Plena

Como você começa o seu dia importa. Se você sair da cama, tomar um copo de café e sair correndo pela porta para o trabalho, como você acha que seu dia vai se desenrolar?

Não sei quanto a você, mas minhas emoções acabam tirando o melhor de mim. Se você não dominar sua mente, sua mente irá dominá-lo. É por isso que é preciso criar um ritual matinal empoderador.

Quando você toma algum tempo, todas as manhãs, para nutrir seu estado mental e emocional, você se prepara para o sucesso. Medite, leia  jornal, se exercite, tome suco, dance. Faça o que for preciso para entrar em um estado de alta vibração.

Sim, meditar é ótimo, mas é maior que isso. Você quer se esforçar para viver mais conscientemente ao redor. Pense na atenção plena como uma consciência momentânea da própria experiência, sem julgamento.

Esforce-se para estar mais presente em cada momento de sua vida. Em vez de correr de uma coisa para outra, faça uma pausa para aproveitar as pequenas coisas.

2. Seja grato

Gratidão é um sentimento que se concentra em ver o bem, não importa o quão terríveis sejam as circunstâncias. Claro, pode ser difícil ser grato quando você está passando por momentos difíceis na vida.

No entanto, há sempre um lado bom em cada luta. Você só tem que estar disposto a procurá-lo. Quando você adota uma atitude de gratidão, você muda para um estado de apreciação. De repente, não há espaço para tristeza porque você está escolhendo o amor.

Pesquisas mostram que a gratidão está fortemente associada a uma maior felicidade. Então, gratidão ajuda as pessoas a sentirem emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar a saúde e lidar com adversidades.

Se você ainda não pratica essa atitude, comece a criar um diário de gratidão. Um hábito simples como esse leva apenas alguns minutos do dia e tem o poder de mudar sua vida. Por que você está grato? Anote todos os dias.

3. Encontre sua tribo

Por natureza, somos criaturas sociais. Conectar-nos uns com os outros nos ajuda a prosperar, principalmente quando nos deparamos com tempos difíceis.

Pesquisas mostram que pessoas que se sentem mais conectadas com as outras têm menores níveis de ansiedade e depressão, maior autoestima e maior empatia pelos outros.

Você sabia que nós nos tornamos parecidos com as cinco pessoas que nos cercam? Se você quer ser uma pessoa feliz e bem-sucedida, você precisa ter certeza de que seus amigos têm a mesma visão que você.

Esforce-se para encontrar pessoas que te capacitem a se tornar uma versão melhor de si mesmo. Elas naturalmente aumentarão sua felicidade e farão você se sentir bem consigo mesmo.

4. Conecte-se à inteligência do seu corpo para ser feliz consigo mesmo

Você sabe o que é inteligência corporal? 

Seu corpo está constantemente falando com você. Quando você não o ouve, você acaba se metendo em problemas. 

O corpo está intimamente ligado ao instinto. Quanto mais você vai para dentro e chama a atenção para o seu corpo, mais você é capaz de se conectar com sua intuição.

É o lugar da sabedoria interior que te traz de volta para casa. Na verdade, cada célula do corpo é inteligente, com o coração agindo como um condutor para os processos celulares que ocorrem dentro de nós em cada momento.

Existem uma variedade de modalidades que permitem que você se conecte à inteligência corporal, tais como: dança, yoga ou gongo chi. Quando você se permite cair da cabeça e entrar em seu coração, percebe que tudo o que você sempre precisou já está dentro de você.

5. Não leve a vida tão a sério

A vida é tão curta. Se você passar o trajeto inteiro se preocupando e agonizando com tudo, você vai perder momentos lindos.
Uma ênfase excessiva na seriedade na vida está ligada a uma maneira estreita e limitada de entender o que vale seu tempo e atenção.
Na infância, somos encorajados a brincar e ser livres. No entanto, muitas pessoas perdem esse desejo quando se tornam adultos. Mas o que aconteceria se você desacelerasse e tirasse um tempo para aproveitar mais a vida?
Você não quer chegar ao fim de sua vida tendo rido e sorrido mais vezes? Ninguém quer viver com arrependimentos.
Da próxima vez que estiver se levando muito a sério, dê um passo atrás e em seguida, pergunte a si mesmo: “Essa situação vale a pena?” Se não, siga em frente e volte a aproveitar a vida.

Você nem sempre pode controlar o mundo externo. No entanto, você sempre pode controlar seu mundo interno. Encontrar maneiras simples de ser feliz consigo mesmo todos os dias é um compromisso. Vale a pena o esforço porque você merece viver uma vida feliz.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?