COMO SER FELIZ NO TRABALHO

Muitos empregadores usam uma variedade de vantagens no local de trabalho, que vão desde comida grátis até escalada indoor, para que seu funcionário seja feliz no trabalho. Isso é um bom negócio: funcionários felizes são mais produtivos e motivados, além de mais propensos a ficar com uma empresa.

Mas mesmo sem um empregador fornecendo benefícios extravagantes, é possível que os funcionários criem seu próprio senso de felicidade no trabalho. Se o seu trabalho é aquele pelo qual você se sente apaixonado ou aquele que você simplesmente sabe que pode fazer bem, você pode aumentar sua felicidade no trabalho com uma variedade de estratégias cotidianas.

Encontre uma carreira que você goste

Para algumas pessoas, uma carreira que elas gostam pode significar encontrar um emprego que use habilidades das que se orgulha. Em outros casos, uma carreira que você gosta pode ser um trabalho pelo qual você é apaixonado, mas também que seja pessoalmente gratificante.

Nenhum funcionário é feliz no trabalho todos os dias, e mesmo trabalhos que você é apaixonado às vezes pode ser frustrante ou tedioso. Mas se sua carreira é algo que você geralmente gosta e se sente orgulhoso, é mais provável que você se sinta feliz no trabalho. Dê uma olhada em si mesmo, suas habilidades, mas também em seus interesses, e encontre algo que você possa desfrutar de fazer todos os dias.

Encontre um trabalho que te dê tempo fora do trabalho

Nem todo mundo precisa de uma carreira que inspire profunda paixão ou fale de seus valores pessoais. Para muitas pessoas, um trabalho é algo que lhes permite criar um estilo de vida que valorizam fora do escritório.

Considere como você quer que sua vida se pareça. Você quer noites e fins de semana de folga para passar com os amigos? Tempo de férias para seguir seus hobbies? Um cronograma previsível que permite que você esteja em casa com seus filhos todas as noites?

Mesmo que você não encontre um emprego que você ama o seu trabalho, se você ama a vida que ele permite que você crie, você é mais provável que seja feliz no trabalho.

Assuma o controle de seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal para ser feliz no trabalho

Tome conta de seu próprio crescimento investindo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desenvolva um plano e metas para sua carreira, e depois os persiga.

Peça ajuda específica e significativa ao seu chefe. Procure tarefas que o ajudem a alcançar marcos na carreira ou aprender habilidades específicas. Busque oportunidades e conexões que você ache valiosas, mesmo que seu empregador atual não esteja criando essas oportunidades para você.

Quando você se sente no controle de sua carreira e pode se ver melhorando e crescendo, é mais provável que você se sinta satisfeito em sua posição atual.

Assuma a responsabilidade de saber o que está acontecendo no trabalho

Sentir-se fora do ciclo no trabalho, ou saber que você está perdendo informações-chave que outros funcionários têm, pode deixá-lo se sentindo insatisfeito e desvalorizado. Mas se você esperar que alguém te preencha, a informação que você precisa pode nunca chegar.

Em vez de esperar para descobrir o que está acontecendo com sua empresa, projetos de departamento ou colegas de trabalho, procure proativamente informações de que você precisa fazer seu trabalho e tomar decisões importantes. Desenvolva uma rede de informações e use-a. Solicitar assertivamente uma reunião semanal com seu chefe e fazer perguntas significativas.

Você pode descobrir que seus colegas ou supervisores não perceberam que houve uma falha de comunicação, ou você pode descobrir que seu escritório atual simplesmente não tem uma forte cultura de trabalho de comunicação aberta. De qualquer forma, se você se encarregar de encontrar as informações que precisa, você será mais capaz de fazer seu trabalho e sentirá um maior senso de controle sobre a trajetória de sua carreira.

Peça feedback com frequência

Receber feedback sobre seu trabalho pode fornecer um reforço positivo que faz você se sentir valorizado, ou pode preencher as principais habilidades e entender lacunas que ajudarão você a fazer seu trabalho e se encaixar em seu ambiente de trabalho com mais sucesso. Mas os funcionários que não recebem esse feedback de seus gerentes muitas vezes se sentem desvalorizados, incapazes de fazer seu trabalho e infelizes no trabalho.

Se você não está recebendo feedback regular do seu supervisor, comece a ser proativo sobre solicitá-lo. Peça ao seu chefe um feedback no final de grandes projetos ou converse com a equipe de gerenciamento sobre a implementação de avaliações regulares de funcionários para ajudar todos a terem sucesso em seus trabalhos.

Fale com seus clientes também; se você está servindo-os bem, seu feedback será afirmativo. Quanto mais feedback você receber, maior a probabilidade de você ter sucesso no seu trabalho. Isso levará a um reforço mais positivo que aumenta sua sensação de felicidade no trabalho.

Apenas faça compromissos que você pode manter

Uma das causas mais graves de estresse no trabalho e infelicidade é não manter compromissos. Em muitos casos, os funcionários gastam mais tempo inventando desculpas por não manterem um compromisso e se preocuparem com as consequências de tarefas incompletas do que gastam completando seu trabalho.

Para gerenciar os níveis de estresse bem como minimizar a infelicidade no trabalho, crie um sistema para acompanhar seus compromissos e gerenciar sua agenda. Mantenha-se organizado o suficiente para que você possa julgar de forma rápida e precisa se você é realmente capaz de se comprometer com um pedido ou uma nova tarefa. Não se voluntarie para trabalho suplementar ou tarefas de escritório se você não tiver tempo.

Se sua carga de trabalho estiver regularmente excedendo seu tempo e energia disponíveis, não aceite o status quo infeliz. Converse com seus colegas de trabalho para ver se alguém mais está se sentindo da mesma maneira, em seguida, fale com seu chefe sobre como a empresa pode fornecer o tempo adicional, ajuda ou recursos que os funcionários precisam.

Evite negatividade para ser feliz no trabalho

Participar de um ambiente de trabalho tóxico aumentará sua infelicidade, não importa o quanto você goste do seu trabalho. Escolher ser feliz no trabalho significa evitar conversas negativas, fofocas e relações de trabalho insalubres tanto quanto possível.

Não importa o quão positivamente você se sinta, pessoas negativas têm um profundo impacto em sua psique. Se você descobrir que certos grupos no trabalho são mais propensos a se envolver em comportamentos negativos, como fofocas ou reclamações, então tente se distanciar dessas pessoas. Se isso não for possível, faça o possível para redirecionar as conversas para tópicos mais positivos.

Você também pode optar por conversar com seu empregador sobre a criação de uma cultura de empresa que valoriza a positividade e a cooperação, em vez de competitividade, para criar um ambiente de trabalho mais feliz para todos os funcionários.

Pratique coragem profissional

Muitas pessoas têm medo de conflitos, especialmente em um ambiente de trabalho, quando parece que o conflito pode afetar seu futuro profissional e segurança financeira. Se você nunca aprendeu a se envolver em conflitos significativos, você provavelmente pensa nisso como assustador, prejudicial e doloroso.

O conflito pode ser negativo, mas se for bem-feito, o conflito também pode ajudá-lo a cumprir sua missão de trabalho e sua visão pessoal. Quando abordado abertamente, com comunicação positiva, objetivos claros, além disso, com respeito por seus colegas de trabalho e supervisores, o conflito pode ser uma coisa positiva no trabalho. Defender princípios bem como ideias em que você acredita pode ajudá-lo a atender os clientes. Mas também a criar mudanças significativas e ser mais bem sucedido em seu trabalho.

Praticar coragem profissional também pode criar oportunidades para você, seja em sua posição atual ou mais em sua carreira. E quando você defende suas ideias, objetivos bem como sonhos, é mais provável que você se sinta orgulhoso de si mesmo e feliz com suas escolhas.

Faça amigos para ser feliz no trabalho

Os funcionários passam muito tempo no trabalho, desfrutar dos colegas de trabalho com quem você passa tempo lá é uma das marcas de uma experiência de trabalho positiva. Sentir-se compreendido bem como valorizado até mesmo por um colega de trabalho, especialmente se é alguém com quem você interage regularmente, pode aumentar significativamente sua felicidade diária no trabalho.

Se tudo mais falhar, a busca de emprego vai fazer você sorrir

Você não precisa amar seu trabalho, mas isso não deve torná-lo miserável regularmente. Se criar qualquer felicidade no trabalho parece impossível, você pode estar preso em uma cultura de trabalho tóxica ou um trabalho que simplesmente não pode ser um bom ajuste para você.

Nesse caso, pode ser hora de reavaliar seu empregador, seu trabalho ou toda a sua carreira. Mesmo que você tenha que permanecer em sua posição atual por mais um tempo, procurar ativamente um novo emprego que esteja mais alinhado com seus interesses profissionais e valores pessoais pode ser a melhor coisa para você. Isto é, para ter um senso de controle e colocar um sorriso em seu rosto mais uma vez.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?