COMO SER UM BOM ORADOR PÚBLICO

Falar em público ajuda você a se conectar com muitas pessoas novas. É uma forma fantástica de fazer networking, de encontrar um potencial cliente, um parceiro de negócios e até mesmo uma amizade duradoura. É gratificante, ajuda a aumentar sua autoestima, firmar a sua carreira e construir sua imagem pública.

Por outro lado, ficar de pé na frente de centenas de pessoas é assustador. Para a maioria de nós, falar em público é algo que evitamos a todo custo. Ficar em frente as pessoas, tentando lembrar o que está acontecendo no slide atrás de você, imaginando se você está entediando todo o público, são coisas que tornam o fato de falar em público um pesadelo comum.

Mas como você pode deixar para trás os medos que paralisam tantas pessoas e colher os muitos benefícios de falar em público? Como você pode finalmente se tornar o orador público carismático e confiante que você sempre quis ser? Se você se interessa pelo assunto, leia esse artigo até o final!

Como superar o medo de falar em público

O medo de falar em público é uma das fobias mais comuns. E se as pessoas não gostarem da sua conversa? E se eles não gostarem de você? E se você congelar? E se você entrar em pânico? E se você disser algo errado?

Muitas palestras hoje em dia, estão sendo realizadas remotamente, o que facilita, mas ainda causa medo no coração de muitos.

Acredita-se que o medo de falar em público é na verdade o medo do fracasso. Claro, a logística de falar na frente de uma plateia é intimidante, mas, na verdade, temos medo de fazer um trabalho ruim e de as pessoas pensarem mal de nós.

Para superar isso, aqui estão três dicas que você pode usar:

1. Aceite o medo

Vamos ser honestos com nós mesmos. Você sentirá medo. Os humanos são predispostos ao medo de serem ridicularizados e falar em público aumenta a sua vulnerabilidade social de forma extrema. Sua mente não gosta quando você está vulnerável, então entra em pânico.

Mesmo que você tenha a apresentação mais bonita ou esteja revelando pesquisas dignas do Prêmio Nobel, mesmo que conheça seu discurso como a palma da sua mão, você sempre sentirá um frio na barriga antes de uma palestra.

Quaisquer que sejam as soluções que você use para diminuir esse medo – aconselhamento, treinamento, meditação ou mesmo medicação – você sempre sentirá algum medo antes de dar uma palestra. Aceite isso.

A chave, como disse Franklin D. Roosevelt, é lembrar que “coragem não é ausência de medo, mas sim a avaliação de que algo é mais importante do que o medo”.

2. Pratique

Para dar uma palestra de sucesso – uma em que você seja eloquente, envolvente e interessante – você precisa estar preparado. Isso requer que você pratique muito. Não há nada pior do que assistir a um palestrante que claramente não está preparado para uma palestra. As ideias podem ser boas, mas os pensamentos não fluem.

Isso porque o palestrante focou muito nas ideias e não na execução. O orador se esqueceu de praticar.

Antes de praticar sua palestra, no entanto, você precisa prepará-la com semanas de antecedência. Reserve um tempo para definir o tópico, a estrutura e os slides para que você possa praticá-los o máximo que puder. A prática o ajudará a ganhar a confiança necessária para dar uma palestra maravilhosa sem embargos.

Além do mais, o treinamento irá expor quaisquer problemas que você possa ter com sua apresentação.

Você pode praticar sua palestra na frente de um espelho, com seus amigos e familiares, qualquer pessoa.

Configure seu telefone e grave-se fazendo o discurso repetidamente nos dias que antecederam o discurso real. Você será capaz de perceber os erros, pausas estranhas quando estiver indo muito rápido ou muito devagar, ou se depender demais dos slides.

O que importa é que você pratique o máximo possível!

3. Obtenha um treinador

Um treinador pode fornecer um feedback valioso que você não obteria de outra forma. Embora, um treinador seja uma solução óbvia quando você está planejando se tornar um palestrante profissional, ele ainda pode ajudá-lo quando você está apenas começando.

Além do mais, um coach pode lhe dar dicas “internas” das trincheiras que você demoraria muito para descobrir por conta própria.

Dominar a arte de falar em público

Falar em público é mais uma arte do que uma ciência, mas ainda há etapas que você pode seguir para desenvolver suas habilidades e sua carreira.

Etapa 1: Conheça sua meta

Você deve encontrar um propósito em tudo o que faz. A razão para isso é que, quando você sabe porque deseja fazer algo, todo o resto se torna mais fácil e claro.

O medo de falar em público pode ser assustador, mas se você tiver um objetivo maior do que o seu medo, o medo não o impedirá de falar.

O “objetivo final” refere-se ao resultado final que falar em público traria a você:

Quer gerar leads para o seu negócio de consultoria?

Você quer se tornar um palestrante pago e viver de seus shows?

Você quer ajudar o mundo e espalhar sua mensagem?

Conhecer seu objetivo não apenas lhe dará um nível de clareza diferente de qualquer outra coisa, mas também tornará seus argumentos de venda e suas apresentações muito mais alinhados com seus objetivos.

Por exemplo, considere o que você definiu para ganhar com seu discurso público. Além do dinheiro, considere que pode ser uma grande oportunidade para criar contatos e gerar leads. Isso ocorre porque, à medida que você geralmente conhece outros palestrantes (influentes), você tem acesso a oportunidades de negócios que poucas pessoas teriam.

Defina esse objetivo final antes mesmo de escolher ou concordar com um evento.

Etapa 2: Definir um conjunto de tópicos de fala

Antes mesmo de começar a pesquisar oportunidades em potencial para falar, você precisa ter um conjunto de tópicos sobre os quais deseja falar. Muito provavelmente, você já tem uma ideia deles, só precisa escrevê-los.

O segundo critério significa que você deve fazer seu discurso de uma forma que divirta o público.

Embora um show falado não seja a mesma coisa que comédia stand up, você sempre deseja adicionar um tom divertido ao seu discurso. Além do mais, você precisa explicar as coisas de uma maneira clara para que seu público não apenas aprenda algo novo, mas fique intrigado sobre o que você fala.

Se você for um especialista (ou pelo menos, for apaixonado pelo assunto que fala), saberá quais aspectos do seu discurso interessam mais ao público do que tudo.

Etapa 3: Comece a falar em eventos pequenos

Quando você está começando, deseja começar com pequenos eventos. Você desenvolverá suas habilidades progressivamente, ganhará confiança e encontrará sua própria voz única.

Uma maneira é acessar plataformas de eventos e procurar salas relacionadas a um tópico selecionado.

Digamos que você queira falar para conseguir conquistar mais clientes. Simplesmente pesquisando seu tópico, você pode obter uma longa lista de eventos que acontecerão em breve para os quais você pode se inscrever.

As palestras digitais são uma oportunidade para praticar falar em público, fazer networking e desenvolver suas habilidades em um mercado global.

O melhor é escolher eventos que serão realizados em pelo menos um mês e ainda sem palestrantes anunciados. Normalmente, os organizadores de eventos desenvolvem reuniões com muitas semanas (ou meses) de antecedência. Quanto mais antecedência o evento tiver, mais tempo você terá para praticar seu discurso.

Uma boa maneira de descobrir se você pode dar uma palestra em um evento é verificar os demais locutores que participarão. Se não tiver nenhum, ou se nem todos foram anunciados ainda, você tem uma chance.

Etapa 5: Desenvolva seus slides

Embora a qualidade do seu discurso seja importante, os slides também devem ser projetados e estruturados de forma a atrair o público.

Frequentemente, palestrantes amadores adicionam um monte de dados em seus slides, esperando que o público absorva a informação e “entenda”. Ou eles acrescentam um monte de tópicos, com a esperança de que o público os leia conforme a palestra se desenrola.

Esses slides são fracos. Isso pode ser aceitável se você for professor de uma universidade, mas não se quiser dominar a arte de falar em público.

Lembre-se de não adicionar muito texto e usar um design simples. Destaque apenas um pequeno texto ou uma imagem que esteja relacionada às ideias faladas, mas deixe seu discurso fazer o resto. O trabalho não está nos slides em si, mas na forma como eles complementam sua fala.

Etapa 6: Estruture sua palestra como Aristóteles

Aristóteles é um dos maiores filósofos da história, abrangendo uma ampla gama de tópicos, incluindo física, política, lógica, ética e, o mais importante, retórica. Aristóteles é conhecido por desenvolver uma das maneiras mais comuns de oradores públicos apresentarem suas ideias, que consiste em:

Comece dando ao seu público uma ideia do que eles aprenderão

Envolva o público no processo da palestra

Reuna todas as ideias.

Essa estrutura de três partes é chamada de “técnica de Aristóteles”.

A maioria das palestras TED, como as apresentações mais populares, começa com o palestrante dando uma sugestão de sua palestra. Eles fornecem algum contexto, para que o público possa se preparar para o que está por vir.

Então, eles dão a palestra. Obviamente, o palestrante deve continuar a envolver o público durante todo o discurso, usando uma mistura de humor, narrativa, fatos e muito mais.

Por fim, eles terminam dando uma rápida visão geral do que ensinaram para que o público possa sair com uma ideia clara em suas cabeças.

O seu discurso deve respeitar essa estrutura, para que seu público possa entender melhor suas ideias e deixar seu discurso com uma noção clara do que aprendeu.

Etapa 7: Aprenda a contar histórias

Por trás de cada palestra de sucesso, há uma grande história.

Os humanos foram programados para se conectar com histórias. Sempre que alguém nos conta uma história, nós ouvimos. Se você puder contar uma boa história, irá engajar seu público.

Suas histórias não precisam ser complicadas ou longas. O que realmente importa é que os elementos que fazem uma história estão lá.

Mesmo que suas ideias sejam claras e úteis, suas histórias as tornam atraentes e mais fáceis de digerir.

Etapa 8: A prática leva à perfeição

Assim como qualquer forma de expressão, falar em público é uma arte que você aprimora à medida que pratica. Falar na frente do espelho ajuda, mas para ficar realmente bom nisso, você precisa falar em público. No início, suas palestras não serão tão boas.

Suas histórias não serão tão envolventes. Você pode não comandar a atenção da sala muito bem. Isso é bom.

Quando você estiver começando, sua paixão superará suas habilidades. As pessoas entenderão isso e esquecerão seus erros. Ao continuar a falar em público, você ficará melhor.

Não há nenhuma técnica especial para praticar. Você só precisa começar a agendar mais palestras, independente do tamanho do público ou do dinheiro que você ganhe.

Etapa 9: Rastreie sua meta

Por último, mas não menos importante, você não pode esquecer a meta que definiu originalmente na Etapa 1. Você quer ter certeza de que está obtendo os resultados de seus esforços.

Depois de dar cada palestra, você precisa ver se está chegando mais perto dos resultados desejados.

 

Por exemplo, se você quiser gerar leads, quantos leads seu discurso gerou? Se você queria ganhar dinheiro, quanto você recebeu? Se você deseja que mais pessoas se juntem à sua causa, quantas aderiram?

Isso remete à organização e estrutura de sua palestra. Você deve acompanhar seus resultados, para que sua fala não seja em vão.

Diga em voz alta e com orgulho

Falar em público é uma arte, sem dúvida. Como qualquer arte, você precisa pensar nisso como algo que irá aprimorar com o tempo. Vai demorar um pouco para dominar essa arte. Você terá que enfrentar seus medos e superar contratempos. Mas há um ciclo virtuoso por trás dessa arte; quanto mais você praticar (privada e publicamente), mais confiança você ganhará. Quanto mais confiante você se tornar, mais fácil será falar e melhores serão suas habilidades.

Como Leonardo da Vinci disse uma vez: “É mais fácil resistir no início do que no final”. Não deixe isso acontecer com você. Pratique suas habilidades e suba no palco. O mundo precisa de você para compartilhar seu conhecimento; você só precisa dar o primeiro passo.

Você já fez algum discurso público?

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?