COMO TER SUCESSO NA VIDA FINANCEIRA

Na vida, um dos principais objetivos para muitas pessoas é ter sucesso financeiro para que possam viver sem se preocupar em como vão pagar sua próxima conta. Mas saiba que a tão desejada independência financeira não é criada da noite para o dia.

Você vai descobrir que as pessoas financeiramente bem-sucedidas são aquelas que trabalharam duro a maior parte de suas vidas para chegar onde estão agora. Se você está cansado de viver para pagar seu cartão de crédito, este artigo lhe dará os métodos poderosos para alcançar o sucesso financeiro na vida, isto é, sem se preocupar com dinheiro. 

Aqui estão quatro maneiras de se tornar financeiramente bem-sucedido na vida:

1. Ignorar o status dos outros

É importante, quando você quer alcançar o sucesso financeiro, que você ignore o status dos outros. Você não precisa acompanhar o que eles estão fazendo.

Seus amigos podem estar gastando grandes quantidades de dinheiro em coisas insignificantes, contudo, isso não quer dizer que você terá que fazer o mesmo. Muitas pessoas caem na armadilha de acompanhar quem vive a vida em alta. Mas o problema é que esse estilo de vida pode drenar seus fundos rapidamente.

Você precisa lembrar que, embora o estilo de vida e renda dos seus amigos possam ser muito diferentes do seu, o sucesso não se resume somente a isso, e ninguém se importa com o que você dirige, onde você mora, ou como você se veste. Eles se preocupam mais com a forma como você os trata. 

Quando você pára de se comparar com os outros e se concentra no seu próprio bem-estar financeiro, você está no caminho certo para se tornar mais livre de sucesso na vida.

2. Só gaste com o que você precisa

Outra área onde muitas pessoas ficam perdidas é gastar mais dinheiro em coisas que querem, em vez de coisas que precisam. Muitas pessoas usam seu dinheiro em itens que não são realmente necessários. Se você se concentrar em gastar apenas o que você precisa e, além disso, usar o resto do seu dinheiro para pagar dívidas, ou colocá-lo em poupança, você vai descobrir com o tempo que estará em um estado financeiro muito melhor.

Boas maneiras de economizar são:

  • Rastrear sua renda todo o mês.
  • Deduzir suas despesas importantes, como água, eletricidade, alimentação e tarifas de casa etc.
  • Manter uma pequena quantia para gastar consigo mesmo
  • Colocar quaisquer fundos adicionais em uma conta poupança.

Antes de fazer sua próxima compra, pergunte a si mesmo, você realmente precisa disso ou você simplesmente quer?

3. Evite dívidas desnecessárias para ter sucesso na vida financeira

Muitas pessoas caem na armadilha de pegar um empréstimo para renovar algo que realmente não precisa ser trocado naquele momento. Exemplos disso incluem trocar um carro, comprar um barco novo ou reformar a casa. A chave aqui é decidir se você pode ou não esperar e economizar esse dinheiro.

Pense positivamente sobre dinheiro e dívidas. O processo de se tornar financeiramente seguro é pensar positivamente sobre o dinheiro, mas também em como você vai sair da dívida. É uma boa ideia sentar e analisar seus rendimentos e dívidas para ver de onde seu dinheiro está vindo e para onde ele está indo.

Considere o que chamamos de dívida boa e dívida ruim. Uma boa dívida é aquela que diz respeito a um empréstimo em um imóvel de investimento, ademais, dependendo de suas circunstâncias, pode ser elegível para acessar algumas concessões de tributação. A inadimplência, por outro lado, é uma dívida de juros altos que simplesmente acaba com sua renda, como dívidas de cartão de crédito ou compras feitas em um cartão de loja. Concentre-se em pagar dívidas ruins primeiro.

4. Reescreva seus objetivos de vida e crie uma estratégia para ter sucesso na vida financeira

Por último, mas não menos importante,  estabeleça grandes metas de vida financeira para as quais você quer trabalhar. Quando você anotar seus objetivos, começará a entender o que é necessário para torná-los realidade.

Algumas coisas para se perguntar quando você está pensando sobre seus objetivos:

  • Onde você quer estar em 5 anos/10 anos/aposentadoria?
  • Existem despesas previsíveis que surgirão que possam afetar sua capacidade de alcançar seus objetivos?
  • Você tem alguma dívida que precisará ser paga antes de atingir seus objetivos?
  • Quanto rendimento você precisará para alcançar seus objetivos?
  • Você tem família ou outros que dependam de você?
  • O que aconteceria com sua família e dependentes se perdesse sua fonte de renda?
  • Seus objetivos são compatíveis com seus recursos financeiros?

Tornar-se financeiramente bem-sucedido está relacionado com o caminho que você toma para chegar lá. Algumas pequenas mudanças, como controlar os gastos com cartão de crédito, pagar dívidas, bem como iniciar um plano de poupança, podem fazer uma diferença significativa para o seu bem-estar financeiro.

Para alcançar objetivos maiores, como planejar uma aposentadoria confortável, vale a pena falar com um consultor financeiro qualificado. Ele pode ajudá-lo a definir seus objetivos e, assim, trabalhar com você em uma estratégia financeira projetada para tornar seus objetivos realidade.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?