CONHEÇA 2 ESTRATÉGIAS QUE IRÃO AJUDÁ-LO A PERMANECER BEM NOS NEGÓCIOS MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS

Cada parte do mundo sentiu, e ainda está sentindo, os efeitos nocivos da pandemia. Negócios em praticamente todos os segmentos da economia foram afetados negativamente. As vendas caíram, os funcionários foram dispensados ​​e as cadeias de suprimentos continuam sendo interrompidas. Processos que costumavam ser normais para a maioria das empresas tiveram que ser reinventados e agora estão longe do normal.

Embora alguns programas de assistência do governo ajudem algumas empresas a sobreviver, outras empresas infelizmente estão sendo forçadas a fechar ou declarar falência. No entanto, para as empresas que podem sobreviver à crise econômica, seus modelos de negócios provavelmente mudarão para sempre. Do ponto de vista positivo, essas mudanças forçadas podem resultar em um negócio mais eficiente e lucrativo, levando a um futuro melhor.

As pequenas empresas devem se tornar mais criativas em seus esforços para prosperar nestes tempos difíceis e pensar em duas palavras cruciais que podem dar às suas empresas o impulso necessário: diversificação e adaptação. Leia o artigo até o final para entender esses dois conceitos!

Diversificação

As empresas que estavam acostumadas a fazer a mesma coisa repetidamente sem mudanças (vender os mesmos produtos, mesmos serviços, mesmos esforços de vendas, mesmo preço, mesmo atendimento ao cliente) se encontrarão no final do pacote, em vez de liderar o pacote. Manter as operações inalteradas pode resultar na estagnação. No ambiente econômico de hoje, as empresas não podem se dar ao luxo de permanecer estagnadas.

Este é o momento para as pequenas empresas serem empreendedoras e criativas ao pensar em estratégias de crescimento empresarial. Em vez de operar da mesma maneira que funcionavam no passado, elas devem desenvolver novos modelos que retenham partes do passado e capitalizem no futuro para se tornarem diferentes, melhores e únicas.

A diversificação é certamente um elemento que pode contribuir para o crescimento dos seus negócios. Este é um processo de expansão ou variação da gama de produtos ou serviços que uma empresa oferece. Isso pode incluir a oferta de produtos e serviços relacionados e de valor agregado, ou até mesmo a adição de uma linha completamente diferente de produtos e serviços!

Basicamente, qualquer coisa que permita que o seu negócio se torne mais diversificado aumentará a oportunidade de vendas e crescimento futuros – não apenas com os clientes atuais, mas também com clientes em potencial. A diversificação permite que o mercado-alvo típico seja expandido para novos mercados com produtos e serviços adicionais oferecidos.

Adaptação

A adaptação é outro fator importante para o sucesso a longo prazo de uma pequena empresa. No mundo atual, a adaptação nos negócios significa se adaptar ao ambiente local e global, alterando as operações de negócios para as forças do mercado e modificando os produtos e serviços existentes para atender às necessidades dos clientes e desenvolver novos mercados.

Embora muitos funcionários continuem trabalhando remotamente e os clientes sigam as políticas de isolamento, as empresas podem se adaptar à situação atual ou  fechar devido à falta de negócios. Mas apenas as empresas que entendem a necessidade de adaptação e aprendem a como se adaptar construirão bases mais sólidas para o futuro.

Embora algumas mudanças na maneira como as empresas conduzem seus negócios possam ser temporárias, outras delas se tornarão permanentes. Os clientes, assim como os funcionários, encontrarão uma nova zona de conforto com as adaptações que foram implementadas e não vão querer voltar aos modelos de negócios anteriores. 

Frete grátis e prioritário, reunião online, home office, lives, tecnologia atualizada, chamadas de telessaúde, e-commerce e opções de pagamento mais flexíveis vieram para ficar!

As grandes empresas também precisam de estratégias inteligentes para crescimento dos negócios

Os efeitos de uma economia fraca e de um mundo de negócios distorcido fizeram com que novos modelos surgissem. Embora não seja fácil mudar as operações normais de uma empresa, aqueles que tentarem ser recompensados. Mas é preciso engenhosidade e criatividade por parte dos proprietários e administradores de empresas. 

Embora a mudança sempre tenha estado presente nos negócios e seja mais uma opção do que uma necessidade, hoje, ela é necessária. De pequenas empresas a grandes empresas, de empresas locais a empresas globais, a mudança deve estar presente mais do que nunca. 

A diversificação e a adaptação podem certamente ser elementos que contribuirão para o sucesso da sua empresa. Essas práticas também podem ser a salvação de pequenas empresas que estão tentando sobreviver. É ótimo ser melhor que a concorrência, mas ser diferente e único certamente cria uma vantagem competitiva que toda empresa busca!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?