CONHEÇA ESTRATÉGIAS SIMPLES QUE PODEM TE AJUDAR A MELHORAR SUA CLAREZA MENTAL

Você quer começar o dia com um foco claro no que deseja realizar? Você gostaria de saber se o que você realiza hoje são ações que atendem às suas necessidades, desejos e metas de vida? 

Eu tenho certeza de que todos gostaríamos de ter a mente clara no que vamos realizar diariamente! 

Infelizmente, estejamos ou não conscientes disso, tendemos a permitir que o mundo, cada vez mais agitado, nos confunda. Isso cria uma tremenda distração que nos afasta de estarmos focados no que queremos. Permitimos que notícias negativas e mídias sociais nos deixem com raiva, deprimidos e chateados, e essas emoções nos fazem ficar indecisos e sem foco.

Para ajudá-lo a ganhar clareza mental e saber o que você quer de cada dia, aqui estão algumas estratégias simples que o levarão na direção certa.

1. Exercite-se

Qualquer forma de exercício deixará sua mente mais leve, e uma das maneiras mais eficazes é caminhar pelo seu bairro ou na natureza. O ato de se mover colocará sua mente em um estado mais positivo, o que o ajudará a pensar nas coisas com mais eficácia.

2. Planeje o seu dia na noite anterior

Ao planejar o dia da noite anterior, você começa o dia sabendo o que vai realizar. A maioria das pessoas nunca pensa sobre o que deseja realizar. Em vez disso, eles permitem que o dia acabe por ditar o que elas irão fazer. Isso raramente funciona ao seu favor, pois muitas vezes você acabará trabalhando nos planos de outras pessoas e não fazendo nada pelos seus objetivos.

Se você sabe o que precisa realizar antes de começar o dia, terá muito mais clareza sobre o que deseja e provavelmente fará com que isso aconteça.

3. Analise o quadro geral

Outra maneira de obter clareza mental é analisar o seu quadro geral de atividades. Muitas vezes, somos apanhados em trivialidades e perdemos de vista o quadro geral do que e por que estamos fazendo algo. Você já se sentiu como se estivesse fazendo coisas sem resultados? Isso é o que acontece quando somos apanhados no processo e perdemos de vista as razões pelas quais estamos fazendo algo.

Quando você se lembra do que quer e por que está fazendo isso, fica muito mais claro sobre o que e por que das coisas.

4. Seja claro sobre seus resultados

Vinculado ao ponto anterior, nunca perca de vista o que você está tentando realizar. Muitas vezes, um processo é estabelecido antes do início de um projeto e ninguém nunca pergunta se o que você está fazendo todos os dias o está movendo na direção certa. No entanto, se esse progresso o está levando cada vez mais longe do que você está tentando realizar, será apenas esforço desperdiçado.

Reveja seus resultados com certa frequência. Por exemplo, se você deseja perder peso, o processo é simples – coma menos, mexa-se mais. Mas se você está comendo menos e se movimentando mais e seu peso não está diminuindo, você precisa revisar seu resultado e decidir o que precisa mudar para atingir o resultado desejado.

5. Identifique o que é importante para você

Se você não sabe para onde está indo, como saberá quando chegará lá? Os seres humanos são criaturas incríveis. Também somos singulares porque somos os únicos seres vivos que podem fazer escolhas.

Se você planta uma árvore, tudo o que ela pode fazer é crescer até seu potencial máximo, conforme as condições do ambiente. Todos os seres vivos, exceto os humanos, não têm escolha – eles crescem até seu pleno potencial.

Por outro lado, os humanos podem escolher, e a maioria das pessoas escolhe não viver em seu potencial máximo.

Se você quer viver sua vida em seu potencial máximo, decida o que é importante para você e faça tudo ao seu alcance para que isso aconteça. Quando você sabe o que quer e porque quer, está a 80% do caminho certo. Os 20% restantes são o esforço que você faz para alcançá-lo.

6. Esteja ciente das 5 principais áreas de autocuidado

Existem cinco áreas da vida nas quais você precisa ter certeza de que está trabalhando todos os dias. São eles sono, alimentação, água, exercícios e planejamento.

  • Sono: se você não está dormindo o suficiente, suas funções cerebrais cairão significativamente. Haverá uma queda em sua capacidade de lembrar, concentrar-se, combater doenças e muito mais. Você não terá muita clareza mental se não dormir o suficiente.
  • Alimentação: o que você põe em seu corpo é o que o nutre. Se o que você come é rico em carboidratos refinados, açúcar e gordura prejudicial à saúde, seu corpo tem que trabalhar muito mais para manter o equilíbrio do corpo, e faz isso usando sangue e enzimas. Basicamente, quanto pior a comida (e bebida) que você coloca em seu corpo, menos sangue oxigenado você terá para o funcionamento do cérebro.
  • Água: uma das primeiras coisas a regredir quando você começa a desidratar é sua capacidade de concentração. Em casos de desidratação extrema, você terá confusão e outros sintomas debilitantes, mas mesmo uma pequena queda em sua hidratação resultará na incapacidade de se concentrar ou ter clareza.Certifique-se de beber bastante água ao longo do dia.
  • Exercício: o exercício é uma das melhores maneiras de recuperar a clareza. Nossos cérebros funcionam melhor quando estamos em movimento. Então, se você quiser mais clareza, dê uma caminhada, corra ou vá para a academia.
  • Planejamento: se você quiser ser mais claro sobre o que está fazendo a cada dia, tenha um plano. Tudo que você precisa é de uma lista de coisas que você sabe que devem ser feitas hoje. Quando você começa o dia sabendo o que deve ser realizado, você ficará surpreso com o quão focado estará.

7. Tenha uma rotina matinal saudável

Uma das maneiras mais eficazes de trazer maior clareza mental para sua vida é praticar uma rotina matinal positiva consistente que o concentre no seu dia. Isso não precisa ser complicado – apenas alguns minutos de alongamento e talvez vinte minutos de meditação já são o suficiente.

Se você permitir-se dedicar, por trinta minutos, todas as manhãs, a si mesmo, praticar algum autocuidado e reflexão, perceberá que a clareza vem até você, em vez de você ter que buscar clareza.

8. Desconecte

O bombardeio de informações causa danos incalculáveis ​​ao seu bem-estar mental.  Você nunca se sentirá melhor se somente olhar notícias negativas sobre morte e destruição, sobre como o mundo é injusto, ou acompanhar pessoas retratando vidas fictícias perfeitas.

Em vez disso, leia um livro. Aprenda algo novo ou medite . Desligue seus dispositivos, relaxe e seja grato pelo que você tem. Quando você se sentir feliz e relaxado, terá muito mais clareza sobre sua vida e onde deseja estar. Você apreciará a jornada de se concentrar no que é certo sobre o seu mundo, e não no que é errado.

9. Livre-se das pessoas tóxicas em sua vida

Finalmente, remova as pessoas tóxicas de sua vida. Você não precisa delas. Pessoas tóxicas enchem seu mundo de negatividade, confusão e emoções que não o ajudam a ter clareza sobre sua vida. Em vez disso, elas enchem sua vida de dúvidas e confusão, e nada disso o ajudará a obter maior clareza mental.

Principais vantagens

Em um mundo dominado por ciclos de notícias negativas, onde todos parecem estar lutando para exibir suas “vidas perfeitas” e onde somos bombardeados por mensagens de marketing, pode ser difícil recuperar sua clareza mental. Mas essas estratégias simples podem ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Concentre-se em sua vida e tente se tornar um farol de esperança e positividade neste mundo, e você se sentirá muito mais feliz consigo mesmo. Você estará relaxado, focado e pronto para qualquer obstáculo que surgir em seu caminho.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?