COMO O CRM MARKETING AJUDA A SUA EMPRESA

Quase todas as equipes de marketing e representante de vendas, hoje, usam uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) em algum momento de sua carreira. Ter todos os dados do seu cliente em um só lugar é incrivelmente útil. Além disso, impede que você precise ir em vários sistemas para encontrar as informações que você precisa.

Utilizar uma plataforma de CRM para seus esforços de marketing e vendas fornece ao seu negócio um ROI enorme. Mas, também, ajuda você a alcançar um melhor relacionamento com leads e clientes.

Soluções populares de CRM como Salesforce, HubSpot, Pipedrive, ActiveCampaign e outras são ótimas plataformas que facilitam o gerenciamento de dados de contato. É tudo sobre a jornada do cliente e os CRMs facilitam a conexão com os clientes em escala.

A menos que você esteja gerenciando apenas um punhado de contatos, sua empresa se beneficiará da implementação de um CRM. Se você não está usando um CRM neste momento, nós sugerimos que você o faça. Neste post, vamos discutir porque você precisa de um CRM e como ele beneficia o seu negócio.

O que é um CRM?

Um CRM é um banco de dados que gerencia o relacionamento com os clientes, juntamente com os dados associados a eles, incluindo comportamentos, compras, atividade, histórico de atendimento ao cliente e muito mais. Os CRMs vão muito além de armazenar informações de contato e agem mais como um registro desde o início do relacionamento com o cliente até a fase atual do relacionamento.

A ideia por trás da tecnologia CRM é cavar fundo em sua base de clientes. Saber quem, como, o quê e o porquê vão ajudá-lo a prever suas necessidades e ser capaz de entregar soluções rapidamente, através da automação de marketing. Quando os clientes colocam em primeiro lugar, eles têm a melhor experiência, o que significa que eles vão continuar voltando.

Essa lealdade da marca leva a esses importantes clientes repetidos que, em seguida, dizem aos seus amigos no estacionamento da escola e postam sobre isso nas mídias sociais. Agora seus clientes estão fazendo seu marketing para você.

Principais características de um sistema de CRM

Devido à sua popularidade, a maioria dos sistemas de CRM hoje em dia tem características semelhantes. Embora alguns CRMs ofereçam recursos exclusivos para inteligência artificial (IA) ou gerenciamento de fornecedores, a maioria dos CRMs oferece um conjunto base de recursos para ajudá-lo a gerenciar seus contatos.

Gerenciamento de contatos

Em seu núcleo, um CRM é usado para gerenciar seus contatos. Com um CRM, você pode gerenciar dados do cliente como seu nome, e-mail, número de telefone e muito mais. Se você precisar se lembrar de informações sobre um cliente, um CRM armazena todas as suas informações para você.

À medida que você interage com cada contato, o CRM será atualizado com seu histórico de atividades. Além disso, você pode rastrear coisas como telefonemas, e-mails, histórico de compras, bilhetes de suporte ao cliente e muito mais.

Relatórios e análises

Os CRMs geralmente oferecem ferramentas robustas de emissão de relatórios (usadas principalmente pelo marketing e vendas). Com um CRM, você pode rastrear relatórios como:

  • O número de leads gerados por mês;
  • Quantos leads foram qualificados por vendas;
  • A receita gerada por seus negócios.

Há muitos relatórios disponíveis em CRMs. Uma vez que você tenha um número considerável de contatos, você pode segmentar seu público por características comuns, como localização ou gênero, para melhorar ainda mais a segmentação de suas campanhas de marketing.

Automação de marketing

Os CRMs facilitam que os profissionais de marketing abracem a automação de marketing. Com os dados disponíveis em seu CRM, você pode automatizar certos aspectos do marketing. Por exemplo, se um contato preencher um formulário para baixar um PDF, eles podem ser colocados em uma sequência de e-mail em várias etapas projetada para educá-los sobre seus produtos e, finalmente, fazê-los fazer uma compra.

CRM marketing móvel

Os representantes de vendas são os que mais se beneficiam dos aplicativos móveis. Se você tem colegas de equipe que viajam, um aplicativo móvel para seu CRM pode ajudá-los a rastrear suas ofertas e leads para que eles tenham um tempo mais fácil de rastrear tudo.

Como os CRMs geram valor

Para recapitular, um sistema de CRM é uma ferramenta extremamente útil e que todos os profissionais de marketing e representantes de vendas devem estar usando. Enquanto alguns sistemas de CRM podem ser caros, o ROI vale a pena, e tem enormes benefícios:

  • Impulsiona as vendas;
  • Reduz despesas de marketing;
  • Cria mais produtividade;
  • Organiza dados, permitindo que você se conecte com seus clientes de forma personalizada;
  • Fornece uma visão interna dos comportamentos de seus clientes, tornando as campanhas de marketing personalizadas fáceis e eficazes;
  • Aumenta a produtividade interna, uma vez que vários departamentos dentro de uma empresa podem registrar atividades e acessar dados de clientes;
  • Permite que você supervisione e avalie facilmente a interação com o cliente para fortalecer o relacionamento com o cliente, converter leads, cultivar vendas e manter o engajamento do cliente;
  • Sempre coloca o cliente em primeiro lugar;
  • Integra-se facilmente com outras plataformas.

Segmentação do CRM marketing

A quantidade de informações dos clientes disponíveis, especialmente para empresas maiores, pode ser enorme. A implementação do CRM ajuda você a sondar essas informações e assim, reduzi-la aos alvos exatos que você está mirando. Mesmo empresas menores podem se beneficiar muito dos CRMs.

O que as ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente fazem é olhar dentro da mente de um cliente em potencial. Se essa pessoa pesquisou um de seus produtos, você pode obter essas informações e, em seguida, direcioná-las com chat marketing, se isso se aplica ao e-mail marketing, marketing de mensageiro, que vamos mergulhar em um pouco, marketing de SMS, marketing de mídia social ou marketing omnichannel.

Já que você já sabe que esse potencial cliente está interessado no que você está vendendo, você está muito mais perto de uma venda. Em seguida, você pode direcioná-los com anúncios de mídia social e ofertas para fechar a venda. Como a tecnologia CRM armazena informações sobre hábitos bem como o que seus clientes gostam e não gostam, seus esforços de marketing de destino são bem-sucedidos.

Tendências do CRM marketing

Quando você pode prever o comportamento do cliente, isso lhe dá um impulso sobre seus concorrentes. Em seguida, você pode segmentar seu cliente com base nas tendências que você está vendo para garantir que as mensagens estejam no ponto. O CRM ajuda a filtrar informações específicas, como compras, comportamentos, como eles responderam à divulgação de marketing anterior e muito mais.

A CRM marketing traz conteúdo personalizado

O CRM é um ótimo complemento para um sistema de entrega de conteúdo existente que você já está usando.

O objetivo é crescer seu negócio, obtendo desse modo, mais leads e clientes através de conversas personalizadas. Uma estratégia de Marketing do Messenger ajuda você a se conectar com os clientes. Mas também fornece conteúdo informativo e ajuda você a tomar ações significativas para o seu negócio, como marcar uma consulta, baixar um aplicativo ou se inscrever em um serviço.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?