CULTURA EMPRESATIAL: ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA

A cultura empresarial é o acervo de valores, crenças, ética e atitudes que caracterizam uma organização e norteiam suas práticas.

Em certa medida, a cultura de uma organização pode ser articulada em sua declaração de missão ou declaração de visão. Elementos da cultura corporativa incluem o ambiente físico da organização, práticas de gestão de recursos humanos e hábitos de trabalho da equipe. A cultura empresarial também se reflete no grau de ênfase colocado em diversos elementos definidores como: hierarquia, processo, inovação, colaboração, concorrência, envolvimento comunitário e engajamento social.

Uma cultura corporativa que reflete a cultura mais ampla é geralmente mais bem sucedida do que uma que está em desacordo com ela. Por exemplo, na cultura global atual, que valoriza a transparência, a igualdade e a comunicação, uma empresa secreta com uma estrutura estritamente hierárquica provavelmente terá problemas para recrutar e reter trabalhadores e apelar para clientes e parceiros.

No entanto, algumas organizações criam culturas únicas que rompem com certas normas e práticas recomendadas esperadas. Um movimento que pode definir as organizações como pioneiras e ajudá-las a ter sucesso no mercado.

Todas as organizações, sejam elas empresas com fins lucrativos ou entidades sem fins lucrativos ou mesmo agências governamentais, têm um senso de si mesmo que pode ser chamado de cultura corporativa.

Como se forma uma cultura empresarial?

Muitas organizações determinam e desenvolvem o tipo de cultura corporativa que desejam, formalizando-a por meio de declarações de valores e políticas compartilhadas destinadas a efetivar esses valores culturais.

Outras organizações veem sua cultura evoluir organicamente e por acaso e circunstância ao longo do tempo. Tais organizações, no entanto, podem acabar com uma cultura pobre ou até mesmo tóxica porque não estavam pensativas ou atentas para promover um ambiente mais nutritivo.

A cultura de uma organização determina em grande medida a forma como os trabalhadores se comportam e o que consideram formas aceitáveis de interagir uns com os outros, bem como com parceiros de negócios e clientes.

A cultura de uma organização também determina muito como ela reage às mudanças, evolução e crises. Isso impacta profundamente a capacidade da organização de inovar e ter sucesso tanto no curto quanto no longo prazo.

Tipos de cultura empresarial

Especialistas identificaram diferentes tipos de cultura corporativa e estabeleceram critérios para classificá-los.

Os autores de um artigo da Harvard Business Review, “The Leader’s Guide to Corporate Culture”, construíram uma estrutura baseada em um eixo horizontal (para como as pessoas interagem) que vai da independência à interdependência e um eixo vertical (para como as pessoas respondem à mudança) indo da flexibilidade no topo para a estabilidade.

Ele listou dois tipos de culturas em cada um dos quadrantes:

  • propósito e cuidado no quadrante para flexibilidade e interdependência;
  • ordem e segurança no quadrante para interdependência e estabilidade;
  • autoridade e resultados no quadrante para estabilidade e independência;
  • prazer e aprendizado no quadrante para independência e flexibilidade.

Os autores descreveram cada uma das oito classificações em profundidade, afirmando, por exemplo, que uma cultura de cuidado se concentra nas relações e na confiança mútua enquanto uma cultura de autoridade é definida pela força, determinação e ousadia.

Em contraste, Robert Quinn e Kim Cameron da Universidade de Michigan em Ann Arbor identificaram quatro tipos de cultura corporativa:

  • clã, que exibe uma atmosfera familiar com foco em mentoria, nutrição e união;
  • a adhocracia, com uma abordagem dinâmica e empreendedora que valoriza a tomada de riscos e a inovação;
  • mercado, com uma curva orientada a resultados que valoriza a concorrência e a realização;
  • hierarquia, com suas estruturas e controles para garantir eficiência e estabilidade.

O que molda a cultura de uma organização?

Construir e manter uma cultura corporativa pode acontecer organicamente. Nesses casos, vários fatores externos e internos influenciam e determinam a cultura da organização. Por exemplo, os valores predominantes das pessoas na localização geográfica onde a empresa está sediada serão filtrados na organização. Assim como os valores dos executivos, gerentes e trabalhadores. As práticas de contratação, bem como as expectativas e hábitos no local de trabalho, moldaram da mesma forma a cultura de uma organização – para o bem ou para o mal.

No entanto, líderes organizacionais que são estratégicos e, portanto, buscam cultivar uma cultura que incorpore certos valores específicos podem fazê-lo implementando políticas e procedimentos que apoiem a cultura que desejam ou tragam mudanças culturais.

Especialistas aconselham esses líderes a elaborar estratégias de recrutamento, práticas de contratação e políticas de pessoal que atraiam e retenham trabalhadores que exibem os valores e características que desejam em sua cultura, como tornar o atendimento ao cliente uma prioridade. Os gestores de contratação, por exemplo, podem buscar riscos em empresas que desejam ter uma cultura de elite. Os gestores podem elaborar incentivos que recompensam os funcionários por correr riscos.

Especialistas também recomendam que os líderes empresariais estabeleçam regras no local de trabalho e incentivem práticas que apoiem a cultura que desejam. Executivos que querem uma cultura colaborativa podem optar por um plano de piso aberto com assentos flexíveis para que os trabalhadores se sintam livres para se locomover e formar equipes. Da mesma forma, os gestores que querem uma cultura corporativa casual vão querer um código de vestimenta que reflita isso.

Executivos e gestores

Executivos e gestores também devem se comprometer a sustentar suas culturas desejadas, modelando os comportamentos e valores esperados. Eles devem ajustar as políticas e procedimentos organizacionais conforme necessário para apoiar a cultura corporativa desejada, especialmente em tempos de mudança, como a integração de uma empresa adquirida e sua força de trabalho.

A importância do desenvolvimento de uma cultura empresarial

A cultura pode moldar e influenciar quase todos os aspectos de uma organização, incluindo eficácia organizacional, sucesso geral e o resultado.

Pesquisadores descobriram que organizações que têm culturas bem concebidas apoiadas com boas políticas que atraem trabalhadores que se encaixam bem com o meio ambiente acabam por ter funcionários mais comprometidos e produtivos.

Parceiros de negócios, clientes e público em geral também frequentemente reagem a empresas que são consideradas com culturas corporativas positivas. O que, por sua vez, ajuda as organizações a terem sucesso ao longo do tempo.

Por outro lado, pesquisas descobriram que organizações que não têm uma cultura definida ou que fomentaram uma cultura tóxica estão em maior risco para resultados econômicos ruins. Bem como maior rotatividade de funcionários e até mesmo fracasso.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?