CULTURA ORGANIZACIONAL: COMO IMPLEMENTAR

A cultura organizacional é a chave para desenvolver os traços necessários para o sucesso dos negócios. E você verá os efeitos no seu resultado: empresas com culturas saudáveis têm cerca de 1,5x mais chances de experimentar um crescimento de receita de 15% ou mais ao longo de três anos e cerca de 2,5x mais chances de experimentar um crescimento significativo de ações no mesmo período.

Apesar disso, apenas 31% dos líderes de RH acreditam que suas organizações têm a cultura de que precisam para impulsionar negócios futuros, contudo, chegar lá não é tarefa fácil — 85% das organizações falham em transformar suas culturas.

Este é um artigo para fazer da cultura uma grande força de sua organização, a partir do que é cultura e porque ela é importante para os resultados de tempos em tempos.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o acervo de valores, expectativas e práticas que orientam e informam as ações de todos os membros da equipe. Pense nela como a coleção de características que fazem da sua empresa o que ela é. Uma grande cultura exemplifica traços positivos que levam a um melhor desempenho, enquanto uma cultura de empresa disfuncional traz qualidades que podem dificultar até mesmo as organizações mais bem sucedidas.

Não confunda cultura com objetivos organizacionais ou uma declaração de missão, embora ambos possam ajudar a defini-la. A cultura é criada através de comportamentos consistentes e autênticos, não de comunicados de imprensa ou documentos políticos. Você pode observar a cultura da empresa em ação quando você vê como um CEO responde a uma crise, como uma equipe se adapta às novas demandas dos clientes, mas também como um gerente corrige um funcionário que comete um erro.

A importância da cultura organizacional para sua empresa

A cultura organizacional afeta todos os aspectos do seu negócio, isto é, desde pontualidade até termos de contrato e benefícios para os funcionários. Quando a cultura do local de trabalho se alinha com seus funcionários, é mais provável que eles se sintam mais confortáveis, apoiados e valorizados. Empresas que priorizam a cultura também podem enfrentar momentos difíceis e mudanças no ambiente de negócios e sair mais fortes.

A cultura é uma vantagem fundamental quando se trata de atrair talentos e superar a competição. 77% dos trabalhadores consideram a cultura de uma empresa antes de se candidatar, e quase metade dos funcionários deixaria seu emprego atual por uma oportunidade de menor remuneração em uma organização com uma cultura melhor. A cultura de uma organização também é um dos principais indicadores de satisfação dos funcionários e um dos principais motivos de que quase dois terços (65%) de funcionários permanecem em seu trabalho.

Qualidades de uma grande cultura organizacional

A cultura de cada organização é diferente, e é importante manter o que torna sua empresa única. No entanto, as culturas das organizações de alto desempenho refletem consistentemente certas qualidades que você deve procurar cultivar.

São elas:

Alinhamento 

Vem quando os objetivos da empresa e as motivações de seus colaboradores estão todos puxando na mesma direção. Organizações excepcionais trabalham para construir alinhamento contínuo à sua visão, propósito bem como objetivos.

Valorização

Um elogio público, uma nota de agradecimento ou uma promoção. Uma cultura de valorização é aquela em que todos os membros da equipe frequentemente fornecem reconhecimento e agradecimentos pelas contribuições dos outros.

Confiança

Ela é vital para uma organização. Com uma cultura de confiança, os membros da equipe podem se expressar e confiar nos outros para se apoiarem quando tentarem algo novo.

Desempenho

O desempenho é fundamental, pois grandes empresas criam uma cultura de resultados. Nessas empresas, colaboradores talentosos são motivados a se destacarem, com foco em maior rentabilidade e produtividade.

Resiliência

É uma qualidade fundamental em ambientes altamente dinâmicos onde a mudança é contínua. Uma cultura resiliente ensinará os líderes a observar e responder às mudanças com facilidade.

Trabalho em equipe é muito importante para cultura organizacional

Ele abrange colaboração, comunicação e respeito entre os membros da equipe. Quando todos da equipe se apoiam, os funcionários produzem melhor e sentem-se mais felizes ao fazê-lo. 

Integridade

Assim como confiança, a integridade é vital para todas as equipes para que possam contar umas com as outras para tomar decisões, interpretar resultados e formar parcerias. Honestidade e transparência são componentes essenciais desse aspecto da cultura.

Inovação 

Inovação leva as organizações a obterem o máximo das tecnologias, recursos bem como mercados disponíveis. Uma cultura de inovação significa que você aplica o pensamento criativo a todos os aspectos do seu negócio, até mesmo às suas próprias iniciativas culturais.

Segurança psicológica precisa estar na cultura organizacional

Fornece o suporte que os funcionários precisam para assumir riscos e fornecer feedback honesto. Lembre-se que a segurança psicológica começa no nível da equipe, não no nível individual, então os gestores precisam assumir a liderança na criação de um ambiente seguro onde todos se sintam confortáveis contribuindo.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?