DICAS PARA CONDUZIR UMA ENTREVISTA DE EMPREGO VIRTUAL BEM-SUCEDIDA

Ao que parece, o Coronavírus não vai acabar tão cedo. Por causa da pandemia e dos novos protocolos de segurança, muitas empresas estão com as equipes em home office e dependendo da tecnologia para praticamente todos os processos. 

O mundo virtual também já atingiu a esfera do recrutamento e seleção e há diversas ferramentas úteis para a condução de uma entrevista online.Para alguns empregadores, as entrevistas virtuais são um mundo totalmente novo. Se você é um desses empregadores, não se estresse! Tenho dicas valiosas para que você possa conduzir a entrevista virtual da melhor maneira.

Faça boas entrevistas virtuais

De acordo com uma pesquisa, 86% das organizações estão conduzindo entrevistas virtuais durante o COVID-19. Com a maioria das empresas realizando seu processo de entrevista virtualmente, você pode entrar nesse movimento e fazer o mesmo. 

Mas, antes de começar a entrevistar virtualmente qualquer candidato, você precisa ter algumas coisas em mente.

Para conduzir entrevistas online perfeitas e se tornar um mestre em entrevistas virtuais, siga estas dicas:

1. Planeje com antecedência

Quando se trata de entrevistas online, você pode estar se perguntando “por onde devo começar?’ e “como tudo isso vai funcionar?’ Ambas as perguntas são boas. Como em qualquer outro tipo de entrevista, você precisa planejar com antecedência. Caso contrário, as chances de dar errado aumentam.

Antes de começar a fazer entrevistas online, pesquise e elabore um plano sólido sobre como você as conduzirá. Qual plataforma de videoconferência você usará? Quem estará na entrevista virtual? Como você comunicará seu plano aos candidatos e funcionários?

O planejamento é necessário para tornar uma entrevista virtual perfeita.

2. Esteja com a tecnologia em ordem

Nem sempre as coisas saem de acordo com o planejado, especialmente quando a tecnologia está envolvida. É por isso que vale a pena ter um plano B. E um plano C. E assim por diante.

Crie um plano de backup se por acaso ocorrer algo inesperado durante a entrevista online. Você deve ter uma maneira de se comunicar com seu candidato se um de vocês perder a conexão (por exemplo, chamada telefônica ou mensagem de texto). E, você deve ter uma plataforma de videoconferência de backup, caso tenha problemas.

Pense também em como solucionar problemas técnicos (por exemplo, usando um navegador da web diferente).

3. Faça um teste

Se você quer evitar erros, faça testes para garantir que suas entrevistas virtuais ocorram da melhor maneira. Ao praticar e se preparar para possíveis falhas, você saberá como agir nesses momentos. 

Depois de criar um plano e decidir qual ferramenta de videoconferência irá usar, faça um test drive em seu processo de entrevista virtual. Peça a um colega para atuar como candidato e praticar a conexão com a videochamada. 

Testar a sua tecnologia pode ajudá-lo a detectar os problemas e encontrar soluções para resolvê-los. Também pode ajudá-lo a melhorar o seu planejamento de entrevista virtual.

4. Forneça aos candidatos instruções detalhadas

Depois de resolver todos os problemas tecnológicos, apresente aos candidatos a vaga qual é o passo a passo para eles conectarem com você no momento da entrevista. Deixe a instrução clara e inclua o seguinte:

  • Data e hora da entrevista virtual;
  • Nomes e cargos de cada pessoa que o candidato encontrará;
  • Nome da ferramenta ou plataforma de videoconferência (por exemplo, Zoom);
  • Detalhes da sala de reunião (por exemplo, se uma senha for necessária);
  • Link para a sala de reunião virtual (se possível);
  • Número de telefone para entrar em contato com o entrevistador;
  • Quaisquer outras dicas úteis.

Suas instruções devem detalhar as etapas exatas que o candidato precisa realizar para acessar a sala de entrevista virtual. Considere pedir a um de seus colegas de equipe que teste as instruções para garantir que sejam infalíveis.

Envie as instruções ao seu candidato alguns dias antes da reunião virtual. Dessa forma, eles têm bastante tempo para revisá-las.

5. Escolha um ambiente sem distrações

Quando se trata de entrevistas virtuais, há coisas com as quais você precisa se preocupar e nas quais você nem pensaria normalmente durante uma entrevista presencial. Por exemplo, o seu ambiente.

Para entrevistas pessoais, você provavelmente está acostumado a ir a uma sala de reuniões e conduzir lá. Mas, para uma entrevista virtual, você precisa garantir que seu ambiente seja profissional e livre de distrações. Se você estiver trabalhando em casa, encontre um local bem iluminado (de forma que o candidato possa realmente ver seu rosto), silencioso, limpo e livre de possíveis interrupções.

6. Seja profissional

Independentemente de estar entrevistando um candidato pessoalmente ou por videoconferência, você precisa ser profissional e se comportar como faria normalmente durante qualquer entrevista.

O modo como você age durante a entrevista virtual será uma das primeiras impressões que um candidato terá de você e da sua empresa, então você precisa fazer isso valer a pena. Vista-se apropriadamente. Seja acolhedor. Sorria. Acene com a cabeça para mostrar que está ouvindo o que o candidato tem a dizer. Também certifique-se de que a campainha do seu celular esteja desligada.

Resumindo, leve a entrevista online tão a sério quanto levaria uma entrevista pessoal.

7. Pratique, pratique, pratique

A prática leva à perfeição, certo? Se você deseja conduzir uma entrevista virtual perfeita, prepare-se e pratique.

Para garantir que as coisas fluam sem problemas durante suas entrevistas, pratique as etapas como:

  • Apresentação;
  • Argumentos sobre sua empresa;
  • Elenque boas perguntas para fazer aos candidatos.


Você também deve praticar coisas como conversa fiada (para ajudar a quebrar o gelo) e apresentar outros companheiros de equipe, se for uma entrevista em grupo.


Não tenha medo de utilizar a tecnologia e a entrevista virtual a seu favor como forma de otimizar seu trabalho. Afinal de contas, elas estão aqui para isso! Saiba que quanto mais você praticar, mais tranquila será sua entrevista virtual.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?