ENTENDA COMO CURAR A SÍNDROME DO PÂNICO

A Síndrome do pânico é considerada um transtorno psiquiátrico que cria momentos repentinos de pânico e picos extremos de ansiedade, exigindo então um tratamento para a cura. Esse distúrbio pode afetá-lo ao longo da vida diária, causando um rápido início de terror avassalador, e é referido como transtorno do pânico.

O transtorno do pânico pode afetar sua vida a qualquer momento, seja quando você simplesmente está fazendo compras, dirigindo seu carro ou até mesmo enquanto dorme. Você pode sentir medo de sair de casa, ou você pode sentir náuseas com a ideia de tentar algo novo. O início de um ataque de pânico é provavelmente uma preocupação constante em sua vida e exige tratamento especializado de transtorno de pânico.

Sintomas da Síndrome do Pânico

Se você está passando por sintomas crônicos de distúrbio de pânico, incluindo falta de ar súbita, palpitações cardíacas, tonturas, tremores, perda de controle de suas emoções e pensamentos, bem como calafrios frios, mãos úmidas e tensão muscular que parece paralisante, existem métodos para te ajudar.

Qual é o tratamento mais eficaz para transtorno do pânico?

m primeiro lugar, quando sentir que um ataque de pânico está prestes a atacar, siga estes passos para retomar o controle. O tratamento do transtorno de pânico começa com o gerenciamento de seus ataques de pânico.

  • Pare e faça três respirações lentas e profundas. 
  • Não saia do local em que você está, a menos que esteja em perigo real. Para quebrar seu ataque de pânico, você deve ficar e superar sua reação inicial de adrenalina, mostrando a si mesmo que não há razão para “lutar ou fugir”.

 

  • Acabe com a sua visão de “túnel sem saída”. Quando seu medo se instala, você rapidamente pensará que está em um túnel sem saída e isso fará com que você se sinta preso. Olhando lentamente de um lado para o outro, você se torna consciente de seus arredores e pode começar a argumentar que não há perigo.

 

  • Pense em coisas boas e mantenha as mãos aquecidas. Uma sugestão visual pode tirar seu foco de quaisquer pensamentos ansiosos que você possa ter, então considere olhar para fotos em seu telefone. Correr as mãos sob água morna também dá uma resposta imediata de relaxamento.
  • Fale em voz alta em frases completas. Isso vai evitar que você hiperventile e inicialmente você vai falar com palavras curtas e contundentes, mas à medida que você ganha o controle, você também será capaz de expressar suas emoções com precisão.

Como curar a síndrome do pânico

Para cada pensamento que vem à sua mente, seu corpo libera químicas em resposta. Isso é verdade para pensamentos positivos e negativos. Esses pensamentos estão sob seu controle, e você pode aprender a reconhecê-los para defini-los – como prever o pior, ler a mente das pessoas, sentir-se excessivamente culpado, culpar os outros e rotular-se – como falso. Para ajudar no tratamento do transtorno do pânico, recomendamos escrever esses pensamentos para que você possa abordá-los objetivamente.

Tratamento

Ao tratar sua ansiedade ou depressão associada ao transtorno de pânico, primeiro seguem-se as seguintes etapas:

  • explorar suas influências biológicas, psicológicas, sociais e espirituais específicas.
  • testes neuropsicológicos para medir vários aspectos da sua função cerebral.
  • exames cerebrais: em repouso e durante a concentração
  • testes laboratoriais para descartar deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais, toxicidade etc.

Um distúrbio de pânico pode ser curado?

Pessoas com transtorno de pânico frequentemente querem saber se há alguma técnica ou medicação que possa livrá-los completamente dos sintomas. Saiba que ele pode ser efetivamente gerenciado a ponto de não prejudicar mais significativamente sua vida.

Mas, o que funciona para uma pessoa pode não ser nada eficaz para outra. Mesmo que não haja uma mágica para acabar com todos os casos, através do tratamento, passado por um médico psiquiatra, paciência e persistência, você pode encontrar os métodos que ajudam a lidar com a desordem do pânico.

Se você sente que não tem para onde recorrer para o tratamento do transtorno de pânico, saiba que há esperança de aliviar seus sintomas. O tratamento vai variar dependendo da sua avaliação. Encontre uma clínica para tratar seu distúrbio de pânico.

Terapia Cognitiva Comportamental para curar síndrome do pânico

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a desenvolver maneiras de mudar seu pensamento bem como comportamentos que permitam um alívio duradouro. Diferentes tipos de psicoterapia têm se mostrado úteis no transtorno do pânico. Uma delas é a terapia cognitiva comportamental (TCC), isto é, um método que inclui aprender maneiras de relaxar, mudar padrões de pensamento inúteis, gerenciar o estresse e aumentar a autoconfiança.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?