ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL PARA ALAVANCAR SUA CARREIRA

O crescimento profissional e o avanço na carreira oferecem alguns benefícios óbvios (e atraentes): salários mais altos, maior respeito, projetos mais emocionantes. Não é de se admirar, então, que tantos trabalhadores estejam motivados a melhorar continuamente em seus papéis e subir os degraus da escada corporativa. 

Você está procurando estratégias de crescimento profissional para aperfeiçoar suas habilidades, assumir mais responsabilidade no trabalho e avançar em sua carreira? Abaixo, oferecemos estratégias que podem ajudá-lo com isso.

1. Estratégias de crescimento profissional: abrace sua rede

Quando se trata de avançar na sua carreira, às vezes os passos mais simples podem ter o maior impacto. Por exemplo, construir, nutrir e manter sua rede profissional pode ter um tremendo impacto em ajudá-lo a encontrar um novo emprego ou avançar em sua organização atual.

Se você não tem certeza sobre o poder da rede, considere esta estatística: entre 70% e 85% de todas as vagas de emprego são preenchidas em última instância através de networking, seja online ou pessoalmente. E como até 80% dos empregos nunca são listados online ou tornados públicos, o networking, às vezes, pode ser a única oportunidade de saber sobre novas vagas que podem lhe agradar.

Dicas

  • Networking não é apenas sobre conhecer novas pessoas; é também sobre manter contato com aquelas que você já conhece. Faça o seu melhor para ficar conectado com ex-colegas de trabalho, supervisores e professores que podem alertá-lo para oportunidades potenciais dentro de suas organizações. Dependendo do seu relacionamento, essas conexões também podem colocar uma recomendação em seu nome.
  • Participe de eventos do setor: Participar de palestras, feiras, encontros ou outros eventos especificamente voltados para profissionais do seu setor é uma ótima maneira de conhecer pessoas que podem um dia ajudá-lo a impulsionar sua carreira.
  • Seja um bom contato: As pessoas são mais propensas a fazer um favor se você primeiro fizer um favor para eles. Um ato tão simples quanto escrever uma recomendação ou alertar alguém para uma postagem de emprego que você pensou que poderia interessar a ele pode ser suficiente para ajudá-lo a ser lembrado — aumentando a probabilidade de que eles façam o mesmo por você quando uma oportunidade se apresentar.

2. Encontre um mentor

Mesmo entre os não executivos, a mentoria é frequentemente citada como uma das formas mais seguras para um indivíduo aprender novas habilidades. Mas também para fazer a transição para um novo papel e avançar em sua carreira.

Aqui estão algumas dicas que você pode usar para encontrar um mentor que possa ajudá-lo a guiá-lo ainda mais em sua carreira:

  • Pergunte ao seu empregador: muitas organizações reconhecem o valor que a mentoria traz para o local de trabalho. E colocaram em prática programas de mentoria formal ou informal para ajudar a desenvolver seus funcionários. Se sua organização oferece esse programa, pergunte como se inscrever.
  • Seja criativo: se o seu empregador não oferece um programa de mentoria, existem muitas outras opções que você pode buscar. Professores universitários, familiares experientes e grupos profissionais locais podem oferecer oportunidades para você se conectar com um mentor.
  • Encontre alguém que já esteve onde você está: um grande mentor será alguém que teve sucesso no papel em que você está trabalhando atualmente (ou em que você está prestes a entrar), e que usou esse sucesso para avançar em sua carreira.

3. Pedir mais responsabilidade é uma das estratégias de crescimento profissional

Alguns indivíduos cometem o erro de pensar que seu chefe ou supervisor simplesmente saberá quando eles devem ganhar uma promoção ou estão prontos para mais responsabilidade.

Mas a verdade é que às vezes você deve ser seu próprio advogado se quiser se desenvolver em sua carreira. Em vez de esperar que seu chefe lhe dê mais responsabilidade, procure ativamente oportunidades para assumir tarefas adicionais. Especialmente projetos que permitirão que você aprenda novas habilidades ou desenvolva a sua liderança.

Mesmo que a experiência não leve diretamente a uma promoção ou uma mudança de título, pode ser fundamental para impulsionar sua carreira para a frente e evitar que você estagne em seu papel atual.

4. Leve a sério as avaliações de desempenho

Revisões formais de desempenho podem ser uma ferramenta incrivelmente útil tanto para o empregador quanto para o empregado. Mas apenas se levarem a sério. Muitas vezes, as revisões anuais e de desempenho do meio do ano são tratadas como uma reflexão posterior, concluída no último minuto e muitas vezes com respostas mal planejadas.

As revisões de desempenho são uma excelente maneira de os empregadores mostrarem aos funcionários onde eles estão atendendo às expectativas e onde eles podem estar ficando aquém — uma prática que beneficia ambas as partes. Para os funcionários, eles também são uma maneira incrivelmente eficaz de mostrar suas metas para o desenvolvimento profissional. Uma vez que seu empregador ou supervisor saiba que você tem metas definidas, você pode trabalhar em conjunto para identificar um plano de ação que lhe permitirá chegar onde você quer estar, ainda que isso signifique aprender novas habilidades e ganhar novas experiências.

Se o seu empregador não se envolver regularmente em um processo de revisão, considere perguntar-lhes se eles podem começar. Se eles têm um processo de revisão, mas regularmente não conseguem se ater, tome a iniciativa de lembrá-los.

5. Domine sua indústria

Certas empresas exigem que os executivos possuam conhecimentos e habilidades muito mais especializados do que outras. Ao dominar essas informações — os jargões, os processos, as tendências — você será mais capaz de se comunicar sobre os problemas que sua organização está enfrentando, permitindo que você demonstre sua capacidade.

Existem vários passos que você pode tomar para garantir que está continuamente aprendendo sobre seu negócio. Aproveite cada semana para ler as publicações (revistas, sites etc.) que atendem ao seu setor, junte-se a grupos profissionais e participe de feiras e palestras que lhe oferecem a oportunidade de aprender ainda mais do que você já imagina.

6. Estratégias de crescimento profissional: Promova sua educação

Se seu objetivo é avançar em sua carreira na sua organização atual, fazer a transição para um novo cargo em outro lugar ou trabalhar em uma nova empresa, promover sua educação é uma estratégia que pode ajudá-lo a chegar lá.

Continuar sua educação lhe dá um caminho estruturado para aprender as habilidades que você precisa para o sucesso. Também demonstra aos empregadores que você é um aprendiz ao longo da vida que valoriza o auto aperfeiçoamento. Além disso, pode até mesmo ajudá-lo a acompanhar as demandas em mudança de nossa economia.

Preparando-se para o próximo passo em sua carreira

Se o seu empregador existente não está permitindo que você cumpra seus objetivos de carreira profissional e, além disso, indicou que eles não podem ou não serão capazes de fazê-lo no futuro, então pode ser do seu interesse começar a procurar um novo emprego. Isto é, com uma organização que esteja disposta e capaz de ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?