GATEWAY DE PAGAMENTO: ENTENDA O QUE É

Um gateway de pagamento é um serviço de pagamentos online que, quando integrado à plataforma de e-commerce, é concebido como o canal para fazer, mas também receber pagamentos.

O procedimento para receber os pagamentos inclui o cliente que precisa preencher alguns detalhes, como número do cartão de crédito/débito, data de validade bem como CVV. Posteriormente, o cliente passa a efetuar um pagamento, que então, é transferido da conta do comprador para a conta do vendedor (comerciante).

Qual é o papel de um gateway de pagamento

O principal papel de um Gateway de Pagamento online é aprovar o processo de transação entre comerciante e cliente. Desempenha um papel vital no processo de transação online e além disso, autoriza transações entre comerciantes e clientes.

Ajuda a plataforma de e-commerce a agravar sua existência com facilidade de pagamentos para oferecer aos seus clientes. Além disso, também leva a plataforma de e-commerce a ganhar relacionamento por levar não só pagamentos rápidos e seguros, mas também conveniência e sucesso ao mesmo tempo.

Um serviço de gateway pode ser fornecido diretamente por bancos ou por um provedor de serviços de pagamento autorizado por um banco.

Como funciona o Gateway de Pagamento

Imediatamente, chegando ao funcionamento de um gateway de pagamento online, ele segue um procedimento para liquidar o pagamento sempre. Isso acontece quando um cliente coloca o pedido de um serviço/produto de um comerciante habilitado para gateway de pagamento. Desde o preenchimento dos dados do cartão até o pagamento finalmente fluindo para a conta do comerciante e liquidando, o gateway de pagamento passa por uma variedade de etapas, só para ilustrar:

PASSO 1 – Depois que o cliente coloca o pedido online e passa a fazer o pagamento pelo mesmo, ele precisa inserir os dados do cartão de crédito/débito.

PASSO 2 – Os detalhes do cartão são criptografados de forma segura com a criptografia SSL a ser enviada entre o navegador e o servidor web do comerciante. 

PASSO 3 – Em seguida, o comerciante encaminha os detalhes da transação para seu gateway, que também é uma conexão criptografada SSL ao servidor de pagamento hospedado pelo gateway de pagamento.

PASSO 4 – O gateway de pagamento converte a mensagem e, em seguida, encaminha as informações da transação para o processador de pagamento usado pelo banco de aquisição do comerciante.

PASSO 5 – O processador de pagamentos encaminha as informações da transação para a associação de cartões.

PASSO 6 – Em seguida, o banco emissor do cartão de crédito recebe a solicitação de autorização, verifica o crédito ou débito disponível e, em seguida, envia uma resposta de volta ao processador (via processo mesmo que para a autorização) com um código de resposta (ou seja, aprovado ou negado). O código de resposta também ajuda a comunicar o motivo do caso de uma transação fracassada, por exemplo, fundos insuficientes, e assim por diante.

PASSO 7 – Em seguida, o processador encaminha a resposta de autorização para o gateway, e o gateway recebe a resposta e encaminha-a para a interface usada para processar o pagamento.

PASSO 8 – O comerciante então cumpre a ordem e o processo acima pode ser repetido, mas desta vez para “Limpar” a autorização consumando a transação.

PASSO 9 – O comerciante submete todas as suas autorizações aprovadas, em um “lote” (final do dia), ao seu banco de aquisição para liquidação via processador.

PASSO 10 – O banco adquirente faz a solicitação de liquidação em lote do emissor do cartão de crédito.

PASSO 11 – O emissor do cartão de crédito faz um pagamento de liquidação ao banco adquirente (no dia seguinte, na maioria dos casos).

PASSO 12 – O banco adquirente deposita posteriormente o total dos recursos aprovados na conta indicada do comerciante (no mesmo dia ou no dia seguinte). Isso pode ser uma conta com o banco adquirente se o comerciante fizer seu banco com o mesmo banco ou uma conta em outro banco.

O que procurar em um Gateway de Pagamento?

Qualquer empresa que coleta pagamentos online ou aceita pagamentos com cartão de crédito/débito, precisa de um Gateway online. É importante pesquisar e encontrar o provedor de gateway correto que se encaixe em suas necessidades únicas.

Um gateway deve oferecer inúmeros benefícios, ou seja, liquidação rápida de pagamentos, o fluxo livre de problemas das transações e uma excelente experiência geral todas as vezes. Então, o que mais há para procurar em um Gateway de Pagamento?

Segurança do gateway de pagamento

Uma transação segura é uma necessidade, antes de tudo, de qualquer empresa que colete pagamentos online. Os clientes devem confiar na transação e que suas informações pessoais e financeiras estarão seguras durante a transação online. Ele deve garantir a segurança das informações que um cliente colocou. Esse serviço deve estar em conformidade com as normas de PCI.

Experiência do cliente com o gateway de pagamento

Um gateway de pagamento deve fornecer processamento de pagamento único e rápido e personalização de pagamentos. Ele deve ser otimizado para dispositivos móveis, seguro e conveniente, o que proporcionará aos clientes uma experiência de compra perfeita.

Aceitação mundial de pagamentos

Vivemos e trabalhamos em um mercado global. Um gateway de pagamento deve suportar transações multi-moeda

Onboarding do gateway de pagamento

Um gateway deve fornecer o onboarding mais rápido do mercado, já que as transações on-line são uma necessidade primária no mundo atual. As taxas e taxas de processamento e configuração devem se encaixar no orçamento do comerciante.

Opções de pagamento

Por último, mas definitivamente não menos importante, um gateway deve oferecer várias opções de pagamento. O cliente deve ser capaz de escolher um método de pagamento com o qual esteja mais confortável, seja cartões de crédito/débito, pix, criptomoedas ou qualquer outro.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?