GESTÃO DE LIDERANÇA: VOCÊ SABE O QUE É?

Com tantos estilos de gestão para escolher, você pode (e deve) se divertir com os muitos tipos de liderança à sua disposição. Nosso conceito moderno de gestão ideal cresceu muito além do modelo único adotado por organizações tradicionais de cima para baixo. Então, aproveite para aprender neste artigo sobre a liberdade e criatividade do local de trabalho moderno!

Pergunte a si mesmo:

  • Quais estilos de liderança combinam melhor com você?
  • Você sabe quais modelos de gestão seus chefes preferem que você use?
  • Quais estilos de liderança funcionam melhor em sua indústria?
  • Que tipos de estilos de gestão melhor se adequam aos membros da sua equipe?
  • O que os gestores fazem para personalizar seus fluxos de trabalho e locais de trabalho?

Gestão de liderança: como ser um bom gestor

Ser um bom gestor nos locais de trabalho inovadores significa obter as informações certas e aproveitar ao máximo o potencial das equipes.

Vamos lhe apresentar diferentes estilos de liderança para que você examine as metodologias de gerenciamento de projetos. Essas informações vão ajudá-lo a lidar com perguntas em entrevistas de liderança e formar equipes vencedoras. Além disso, elas possibilitam o entendimento sobre os diferentes estilos de gestão usados pelos líderes em todos os níveis de um negócio.

Então, o que faz um bom gerente?

Os melhores gerentes sabem que seu trabalho não se trata de sistemas e teorias – trata-se de pessoas.

  • Eles conhecem as regras – e quando devem quebrá-las.
  • Sabem quando ser flexíveis e quando manter a linha.
  • Sabem quais estilos de gestão se adaptam a diferentes situações e vários tipos de equipes.

O segredo é escolher estilos, mas também estruturas de gerenciamento adequados para sua equipe, seu setor e seus objetivos. Como você pode liderar seu grupo por meio de um projeto com os melhores resultados possíveis para todas as partes interessadas, de executivos a membros da equipe e usuários finais?

Como nutrir sua equipe

Nada ensina melhor do que a experiência. Enquanto você experimenta os estilos abaixo, observe o efeito deles em seu grupo . No entanto, você pode entender melhor a dinâmica e os fluxos de trabalho da equipe depois de aprender sobre esses estágios de desenvolvimento.

As equipes passam por fases naturais de crescimento (e conflito) que não são causadas diretamente pelo seu estilo de liderança.

Sim, você pode tornar um estágio de desenvolvimento de sua equipe ainda mais difícil escolhendo um estilo ou estrutura de gerenciamento inadequada. Apenas não interprete mal os períodos de ajuste normais e necessários como erros de sua parte.

Trabalhando com estilos de liderança

Você deve obter uma compreensão clara dos tipos de estilo de gestão que se adequam aos seus pontos fortes e melhores práticas. No entanto, você pode desenvolver uma perspectiva global sobre o que é gestão explorando todos esses seis estilos de liderança – incluindo aqueles que não parecem ideias na sua situação.

Daniel Goleman apresentou a ideia de seis estilos de liderança no início dos anos 2000. Gestores podem se beneficiar desse material reconhecendo a diversidade de abordagens disponíveis e lembrando que um líder raramente se encaixa em todos.

Os líderes inteligentes sabem que têm algo a aprender com todos – e com todas as formas de fazer negócios.

Estilo de gestão autocrática

Vamos tirar esse estilo de gestão estritamente (e antiquado) do caminho primeiro – e rapidamente! Embora seja a melhor escolha em certos ambientes extremos, esse método de liderança faz pouco para alavancar a criatividade dos trabalhadores e facilitar seu crescimento. Também carrega com ele custos substanciais de planejamento, comunicação e supervisão.

Este estilo de liderança diretiva pode se adequar à sua equipe quando os membros têm pouca ou nenhuma experiência. Claro, também se torna necessário em campos de alto risco. Por exemplo, bombeiros que saltam de avião para incêndios florestais precisam seguir ordens sem questionar ou atrasar.

Se sua situação exige um estilo de gestão autoritário, então use o método de liderança de caminho-objetivo. Defina (e comunique) metas claras e imediatas para sua equipe. Certifique-se de que eles saibam exatamente como executar suas instruções – e tenham todos os recursos necessários. Todos em sua equipe devem entender seus papéis, bem como responsabilidades – e como lidar com quaisquer obstáculos que possam surgir.

Dependendo do seu ambiente de trabalho, você pode achar que esse estilo de liderança funciona bem em pequenas doses – e em casos específicos.

À medida que as equipes de trabalho ganham habilidade, bem como confiabilidade, os gerentes inteligentes mudam de métodos rigorosos para outros estilos de liderança mais flexíveis.

Adequação

Esse estilo de liderança tradicional (e muitas vezes desconfortável) tem seu lugar. Os subordinados precisam obedecer a instruções sem questionar nestes casos:

  • Operações de busca e resgate
  • Indústria pesada
  • Experimentos Sensíveis de Laboratório
  • Situações de primeira resposta
  • Salas de emergência / configurações cirúrgicas

Estilo de Gestão Afiliativa

Os gerentes afiliados promovem a conexão e a harmonia entre os membros da equipe. Eles resolvem conflitos de personalidade, elogiam o bom trabalho e mantém a moral saudável.

Ao organizar um departamento, tome cuidado especial para entender como cada membro da equipe funciona melhor.

Algumas pessoas vão querer trabalhar nos nichos confortáveis ​​que criaram para si mesmas sob os sistemas e gerentes anteriores.

Outros veem as transições como oportunidades para mudanças rápidas – e resolvem seus problemas.

Gestores inteligentes levam as coisas com cautela. Eles desafiam trabalhadores entrincheirados a se adaptar e ajudar os tipos criativos a permanecerem pacientes.

A coesão do grupo requer confiança, que só é conquistada com o tempo. Os líderes afiliados ficam no meio da gangorra – inclinando-se para um lado ou outro a fim de criar equilíbrio. Eles sabem que todos sentem-se um pouco desconfortáveis ​​em tempos de instabilidade – mas ninguém deve sentir-se deslocado ou desvalorizado o tempo todo.

Alguns gerentes acreditam que o baixo desempenho passa despercebido (ou, pelo menos, não é questionado) pelos gerentes afiliados. Use esse estilo de liderança com moderação, assim como faria com o estilo de liderança autoritário. De muitas maneiras, esses dois métodos representam as duas extremidades do espectro de gerenciamento.

Tenha paciência e tolerância para curar sua equipe e colocá-los de volta nos trilhos. Empregue técnicas de gerenciamento de afiliação quando os membros da equipe precisarem identificar seus pontos fortes e fracos, organizar suas funções e responsabilidades e deixar de lado suas batalhas de ego. Quando as coisas começarem a funcionar bem novamente, faça a transição para um estilo de gerenciamento mais baseado em metas e desafie sua equipe a aumentar sua produtividade e eficiência!

Estilo de Gestão de Coaching

Líderes e gerentes atuam como treinadores para inspirar, encorajar e orientar suas equipes para maiores resultados e eficiências.

Líderes de coaching equilibram estilos de gestão autoritativos e afiliados. Eles próprios tomam decisões, mas com feedback do grupo. Eles facilitam as interações positivas entre os membros da equipe, mas também permitem que as pessoas saibam onde estão.

O modelo de coaching funciona melhor com equipes em maturação. Por exemplo, depois que um novo bombeiro selvagem passa por algumas experiências, ele não precisa mais de instruções específicas.

Uma vez que as equipes experimentam o sucesso e aprendem a trabalhar bem juntas, elas podem se beneficiar de um nível maior de expectativa gerencial.

Líderes inteligentes sabem quando suas equipes têm coesão e confiança para lidar com novos desafios – e novas responsabilidades.

O coaching funciona melhor com funcionários que demonstraram competência e conquistaram a confiança de seus colegas de trabalho. Use este modelo híbrido para orientar as equipes em direção a um desempenho superior após usar um estilo de gerenciamento extremamente rígido ou leniente para acomodar novos funcionários e ambientes difíceis.

Estilo de gestão de liderança democrático

Os líderes democráticos valorizam a escuta, a colaboração, bem como o investimento. Eles permitem que as pessoas tenham tempo e espaço para criar os melhores produtos e serviços possíveis.

Se todas as vozes forem ouvidas, os líderes saberão que estão recebendo o máximo possível de informações e feedback.

Os líderes democráticos funcionam melhor em situações em que o tempo e os recursos não limitam o brainstorming e o debate. No entanto, mesmo equipes em ambientes rígidos e perigosos podem se beneficiar de decisões democráticas ocasionais. Um líder de uma equipe cirúrgica, por exemplo, pode encorajar o grupo a escolher o local de seu próximo retiro de treinamento por votação, assim como o local de um ponto de encontro após o expediente.

Estilo de Gestão de liderança visionário

Quando os gerentes precisam que as equipes invistam pesadamente, mas as situações não permitem uma liderança democrática, os visionários estão à altura da ocasião.

Os líderes visionários ajudam as pessoas a ver o impossível, mas também o possível. Eles facilitam o engajamento, e assim inspiram confiança em ambientes de alto risco e alta recompensa.

A liderança visionária depende de uma gestão central forte para manter a coesão. Se você usar essa tática, poderá obter resultados incríveis e experimentar um crescimento organizacional massivo. No entanto, você deve reservar um tempo para ouvir.

Visionários inteligentes sabem quando inspirar – e quando capacitar. Eles podem criar movimentos impressionantes, mas devem usar a confiança que ganharam com sabedoria.

Identificando e promovendo líderes fortes (incluindo aqueles que usam os outros métodos que descrevi aqui), eles podem criar organizações duradouras que mantêm o ímpeto bem depois de alcançarem seus primeiros grandes sucessos.

Gestão de liderança: Juntando tudo

Você pode concordar com um ou mais desses estilos de gerenciamento. Se você encontrar algo valioso em todos esses métodos, dê uma segunda olhada. Limite suas ideias àquelas que melhor se adaptem ao seu setor e sua equipe.

Ninguém quer ser o gerente clichê que tenta implementar uma grande ideia nova toda segunda-feira de manhã.

Por outro lado, se você se reconhece como apenas um desses tipos de gerenciamento, considere uma abordagem híbrida.

Continue com seus pontos fortes, mas lembre-se de que todo problema parece um prego quando tudo o que você tem é um martelo.

Escolha um ou dois estilos de gestão que pareçam opostos à sua maneira de fazer as coisas e em seguida, encontre maneiras de testá-los. Comece com situações pontuais e de baixo risco e veja como sua equipe reage a uma mudança de ritmo.

No final do dia, a gestão é uma questão de equilíbrio. Encontre em você mesmo o seu método de liderança – e assim, promova-o em sua equipe. Em última análise, você não está apenas liderando – você está modelando sabedoria para futuros líderes!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?