INVESTINDO EM MICROFRANQUIAS: ISSO É INTERESSANTE?

Existem vários pontos positivos gerais para quem está investindo em microfranquias para distribuição. Primeiro, pode ser potencialmente menos arriscado do que a propriedade individual do negócio. Por quê? No caso do franqueado, está implementando um modelo de negócio testado, o que aumenta a probabilidade de sucesso financeiro. Para o franqueador, o benefício muitas vezes vem do engajamento de empreendedores experientes.

Em segundo lugar, ao usar os membros da comunidade como vendedores, a microfranquia aumenta a probabilidade de que a empresa social seja capaz de entender bem seus clientes o suficiente para atender às suas necessidades (muitas vezes um desafio para projetos de desenvolvimento). Em terceiro lugar, para investidores mais orientados socialmente, a microfranquia cria o benefício social de novos empregos na comunidade, além do produto ou serviço prestado. 

Preparamos esse artigo para apresentar algumas características desta modalidade de negócio.

Investindo em Microfranquias: O que são microfranquias?

De uma forma simples e resumida, uma microfranquia é a nomenclatura dada a unidades de franquia cujo investimento inicial para instalação não ultrapassa os R$ 90 mil. As microfranquias são, portanto, uma opção de menor porte e mais econômicas se comparadas ao formato tradicional.

No entanto, engana-se quem pensa que as diferenças entre as microfranquias e as franquias convencionais vão além da questão econômica e de oportunidades de investimento. Assim como os modelos já conhecidos, elas também são replicadas pelo sistema de franchising e seguem as mesmas regras e condições estabelecidas pela mesma legislação.

Em tempos de instabilidade econômica, as microfranquias vêm ganhando cada vez mais destaque.

Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que, apesar de possuir menor porte, uma microfranquia pode obter um faturamento igual ou até mesmo superior ao de uma franquia convencional.

Recomendações para investir em microfranquias

Quando um potencial investidor adota um modelo de microfranquia, como pode saber se é provável que ele terá sucesso? Quais são os riscos? Quais são os fatores cruciais? 

Abaixo traremos vários insights sobre microfranquias, no sentido de algumas ações a serem tomadas para que a parceria dê certo, confira:

  • Franquia tradicional vs. formato de negócio. Uma vez que o franqueado licencia um modelo de negócio em vez de produtos ou serviços, a relação entre o franqueado e o franqueador é muitas vezes mais fácil de gerenciar. Por exemplo, há menos chances de haver problemas com a execução de contratos; muitas vezes há menos propriedade intelectual para proteger; e há menos conflitos de interesse. Além disso, os franqueados têm menos responsabilidade pela gestão da franquia, por exemplo, menos entrada em coisas como marketing, e menos poder devido à facilidade com que o franqueador pode dissolver a relação.

 

  • Entenda a rentabilidade da unidade. Não surpreende que a margem gerada por cada unidade tenha um impacto significativo na rentabilidade da franquia. Sem rentabilidade unitária, a falha da franquia é mais provável. Como resultado,  considere o preço de compra da franquia e o retorno esperado.

 

  • Gerenciar os custos da agência. Os investidores devem identificar os custos das agências, por exemplo, os custos associados ao monitoramento de franquias e reduzi-los. Mais especificamente, áreas de potencial conflito entre franqueados e franqueadores devem ser minimizadas porque o conflito aumenta o risco, o que, por sua vez, impacta o valor da franquia.

 

  • Foco na redução de barreiras. Barreiras como o acesso ao capital (tanto financeiro quanto humano) e a durabilidade dos contratos podem restringir o crescimento, e os investidores devem entendê-los e trabalhar para reduzi-los.

Vantagens do modelo de microfranquias

O maior benefício das microfranquias é, sem sombra de dúvida, o baixo investimento inicial que exigem. Elas são uma excelente opção para quem sonha ter o seu próprio negócio, mas tem pouco capital para ficar investindo. Muitas sequer necessitam de ponto comercial, o que reduz ainda mais o custo da operação.

As outras vantagens estão relacionadas ao próprio sistema de franchising. As microfranquias são pequenos negócios previamente estruturados e testados, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado.

O empreendedor que escolhe uma microfranquia conta com todo o suporte necessário para atingir as metas traçadas. O franqueador é responsável por repassar o know-how sobre a operação e gestão do negócio.

Treinamentos, manuais, consultorias, etc. Tudo isso fica à disposição de quem entra nesse universo. Desta forma, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

A microfranquia recebe apoio da franqueadora na divulgação da marca, produtos e serviços. Além disso, conta com a análise de dados a respeito do mercado-alvo. A atuação dentro do sistema de franchising também permite melhores negociações com fornecedores e com bancos, para obtenção de financiamentos com melhores condições.

No caso das microfranquias home based, há ainda o benefício de não perderem tempo com deslocamento, não gastar dinheiro com aluguel de um ponto comercial e ter horários mais flexíveis, o que permite um maior controle sobre os colaboradores.

Investindo em Microfranquias: Riscos

Como você pode ver, a relação risco/retorno para microfranquias varia muito. Os principais fatores incluem o tamanho, idade e maturidade da organização e a indústria escolhida.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?