LENTE DE CONTATO DENTAL: O QUE É ISSO?

Você já ouviu falar de lente de contato dental ou lentes de contato para dentes? Há uma grande demanda por elas hoje nos consultórios odontológicos, pois garantem um sorriso perfeito, branco e impecável. Trata-se de um procedimento realizado por um dentista que consiste em colocar pequenas facetas de porcelana na frente dos dentes. Estas lâminas podem causar alterações no tamanho, cor e forma dos dentes originais do indivíduo.

Em outras palavras, deixa seu sorriso bonito e charmoso, enquanto conserta seus dentes originais para que você não tenha que usar as lâminas para o resto de sua vida. Veja mais detalhes abaixo.

Entenda o que é a lente de contato dental

Como dissemos, a lente de contato dental é uma lâmina que pode ser feita de porcelana ou lítio. Esta lâmina é ultrafina e  é posicionada no dente original, uma a uma.

Esta lente de contato dental é recomendada para corrigir algumas imperfeições nos dentes, como muito espaço entre eles ou mesmo quando são muito irregulares. As lâminas também ajudam a corrigir dentes com uma cor muito diferente.

A lente de contato dental pode prejudicar seus dentes?

Só se deve aplicar a lente de contato quando for realmente necessário, caso contrário, quando usada de forma inadequada, pode causar algum dano. Por exemplo, não é adequado colocar quando há desgaste no dente natural.

Para garantir que tudo corra bem e que você não sofra nenhum dano, o profissional que irá realizar o procedimento deve ser especialista em prótese ou odontologia. Há também um protocolo de planejamento e execução que o profissional deve seguir, que inclui avaliação de saúde, exame clínico e radiográfico minucioso, análise de oclusão dentária, fotos e muito mais.

Contraindicações de lentes de contato dentária

Existem algumas contraindicações para o uso de uma lente de contato dental e você deve estar ciente deles. Não é recomendado para pacientes que tiveram muitas restaurações ou que sofrem de bruxismo grave. Ainda é contraindicado para aquelas pessoas que têm mobilidade nos dentes, dentes sobrepostos e dentes mal posicionados.

O procedimento é indicado, principalmente, nestes casos:

  • pessoas com excessivo espaço entre os dentes (diastema);
  • dentição muito pequena na fase adulta;
  • harmonização no tamanho do dente;
  • dente danificado por cárie ou traumas;
  • alteração na coloração do sorriso, por causas internas ou externas.

Por outro lado, não recomenda-se essa técnica para dentes fracos e que apresentam grande possibilidade de cair, má oclusão (disfunção entre as arcadas superior e inferior da boca), sobreposição de mordida e desgaste de esmalte dental devido a problemas na higiene bucal.

A confecção das lentes de contato dental pode ser totalmente manual, computadorizada (com fresagem tecnológica e programas computacionais) ou mista (fresagem e colocação manual das camadas).

Quanto tempo dura?

O tempo de vida útil das lentes pode ser de até 20 anos. Entretanto, vale ressaltar que o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. Isso significa que não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higiene bucal adequada e ter péssimos hábitos alimentares.

Vantagens da lente de contato dental

De acordo com o Código de Ética Odontológica, não se pode divulgar o preço específico dos procedimentos. Pois cada caso precisa de uma análise específica, isto é, de acordo com as necessidades do paciente.

Lentes de contato dentárias são lâminas de porcelana que revestem seus dentes. Eles levam esse nome por causa de sua fina estrutura (0,3 mm). Trata-se de uma nova técnica que transforma dentes manchados, quebrados, desgastados ou mal posicionados e melhora o sorriso de forma rápida e natural sem danificar sua estrutura e, assim, preservar a força e garantir a facilidade contínua de comer qualquer alimento.

As vantagens das lentes de contato dentárias incluem: brilho permanente, textura extra macia, maior translucência e durabilidade da cor, uma vez que não vai manchar ou pigmentar.

O uso de lentes de contato dentárias começa com o condicionamento do dente, então impressões são feitas e enviadas para o laboratório, o laboratório faz uma forma de porcelana e então é feito para a textura, cor e brilho que o dentista e o paciente solicitaram. Após a conclusão do trabalho de laboratório e de volta ao consultório do dentista, cimenta-se a lente de contato dental na frente do dente. Os resultados são drásticos e rápidos. Em apenas duas consultas, o paciente recebe um sorriso naturalmente bonito, novo, ao mesmo tempo em que protege o esmalte sem qualquer desconforto. Este é um procedimento indolor e é muito confortável.

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?