LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS: APROFUNDE-SE NO ASSUNTO

Ser um líder é diferente de ser um gestor. Um gestor está focado em fazer as coisas da maneira correta, seguindo os procedimentos e processos à risca, ele é normalmente reativo, tem uma visão de curto prazo e quer resultados imediatos, focando mais na produtividade.

Já um líder tem uma visão de longo prazo para o negócio ou departamento que atua. Eles visam inspirar e motivar sua equipe, ajudando-a a crescer e desenvolver suas habilidades. Um líder pensa fora da caixa, tentando encontrar novas maneiras de pensar e desafiando o ‘status quo’. 

Se você quer ser um líder, não um gerente, confira nossas dicas de gestão de pessoas abaixo.

Visão geral da liderança e gestão de pessoas: O que é gestão de pessoas?

Você pode ser excelente no seu trabalho, extremamente experiente e competente, mas não ter o temperamento ou habilidades certas para trabalhar na gestão de pessoas. Aqui estão algumas das principais responsabilidades que você terá gerenciando as pessoas:

  • Contratação de trabalhadores
  • Avaliar as necessidades de pessoal
  • Gerenciamento de desempenho
  • Avaliar as necessidades de treinamento
  • Atribuição de tarefas
  • Demitir funcionários
  • Contato com outros gerentes
  • Recrutamento e gestão de funcionários e freelancers

As habilidades de gestão de pessoas que os líderes empresariais devem ter

Ter um bom conhecimento de gestão de capital humano e desenvolvimento de negócios como um todo, juntamente com a compreensão do trabalho que seus funcionários estão fazendo, é importante para uma gestão eficaz de pessoas, mas você também precisa de outras habilidades se quiser tirar o máximo de seus trabalhadores.

1. Boas habilidades de comunicação

A comunicação é a base para administrar um negócio de sucesso, e boas habilidades de comunicação escrita e verbal são fundamentais se você quiser ser eficaz na gestão de pessoas no trabalho. Você precisa ser capaz de instruir as pessoas a realizar tarefas, bem como fazer com que outros ouçam suas ideias, e garantir que todos estejam cientes sobre o que você disse.

Mas a comunicação é uma via de mão dupla. Envolve ouvir, bem como falar. Se você quer tirar o melhor da sua força de trabalho, você deve tomar nota de suas ideias, problemas e pensamentos. Esse feedback é uma parte importante da gestão eficaz de pessoas.

Dica: Busque feedback de outros líderes e colegas com experiência em gestão de pessoas. Descubra o que eles fazem, o que funcionou, e porquê. Experimente diferentes técnicas e veja o que mais ressoa com sua equipe.

2. Empatia

Para tirar o melhor de seus funcionários, você precisa apoiá-los nos momentos ruins, bem como nos bons. Por exemplo, se alguém próximo a um de seus funcionários faleceu, e ele precisa pedir licença de luto, você precisa ser empático, entender o que ele está passando e responder adequadamente.

Dica: Certifique-se de que você tem processos em andamento para lidar com questões pessoais. Documente-os em seu manual de funcionários. Isso permite que você se concentre em fornecer uma escuta simpática em vez de se preocupar só com a produtividade o tempo todo.

3. Flexibilidade

É importante documentar processos em seu manual de funcionários e tentar segui-los sempre que possível, pois essa é a melhor maneira de criar um ambiente de trabalho justo e igualitário.

No entanto, nos negócios, você tem que esperar o inesperado. Nem tudo vai para o plano, e é impossível se preparar e documentar todas as eventualidades. Às vezes você precisará ser mais flexível e desviar-se de seus procedimentos operacionais normais.

Dica: Coloque tudo por escrito para que você possa explicar porque está tomando certas decisões e para ter certeza de que tem tudo anotado no caso de haver um problema mais tarde. Uma boa comunicação também é fundamental para ser flexível, pois você precisa ser capaz de usar a linguagem e os canais adequados para explicar sua decisão.

4. Construtor de relacionamentos

Nem todo mundo vai gostar de você o tempo todo, pois tomar decisões difíceis e impopulares é uma parte importante da gestão de pessoas no local de trabalho. Mas você precisa construir relacionamentos com sua equipe para poder tirar o melhor deles.

Para mostrar que você está interessado, faça perguntas, descubra o que eles querem de seu papel na vida. Ouça e mostre um interesse genuíno, e olhe as coisas sob a perspectiva deles. Isso permitirá que você adapte seu estilo de gestão para atender às necessidades únicas de sua força de trabalho.

5. Focar em reconhecimento

Gerenciar o desempenho é uma parte fundamental de ser um líder, pois você se esforça para tirar o melhor de seus funcionários, aumentando a produtividade e incentivando a inovação. Mas é apenas metade da equação. Você precisa reconhecer e recompensar seus funcionários quando atingirem seus objetivos. Isso pode ser feito através de reconhecimento monetário ou feedback verbal ou escrito.

6. Transparência

Ser transparente e aberto é uma das melhores formas de construir confiança para com seus funcionários. Mostra que você está sendo honesto e, além disso, que não está escondendo nenhuma informação. Se você quer ser transparente, precisa de boas habilidades de comunicação, mas também fazer bom uso dos dados da empresa. Diga aos seus empregados o que está acontecendo em vez de deixá-los descobrir quando for tarde demais. Certifique-se de comunicar porque tomou uma decisão, fornecendo dados e análises.

7. Lidere pelo exemplo

Não diga aos seus funcionários como eles devem se comportar, mostre-lhes.

Por exemplo, se você diz que sua equipe só pode trabalhar em casa um dia por semana, não trabalhe em casa quatro dias por semana. Se você pedir aos seus funcionários para trabalhar horas extras para terminar um projeto, certifique-se de ficar até tarde também. Ou, por outro lado, se você não quer que seus funcionários se sacrifiquem demais, faça questão de ir para casa a tempo todos os dias para que eles saibam que não há problema em fazer isso também.

Como desenvolver suas habilidades para fazer uma boa liderança e gestão de pessoas

Se você quer desenvolver suas habilidades de gestão de pessoas, você precisa estar aberto a feedback bem como ao aprendizado contínuo. Seu trabalho nunca acaba. Aqui estão algumas tarefas que você pode tomar para desenvolver suas habilidades:

  • Leia livros de liderança;
  • Faça treinamento presencial ou online;
  • Siga líderes inspiradores nas mídias sociais;
  • Fale com outros gerentes de pessoas;
  • Pergunte aos seus funcionários o que eles precisam de você;
  • Encontre seu próprio caminho.

Uma gestão eficaz de pessoas é diferente em cada empresa e em cada departamento. Não há uma abordagem de tamanho único.

É por isso que é importante conhecer os processos da empresa o máximo possível, colaborar com outros departamentos para descobrir o que eles precisam de você e como eles operam e falar com seus funcionários para descobrir como tirar o melhor deles. Lembre-se que é um processo contínuo e, portanto, você precisará se adaptar e aprender à medida que avança.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?