O QUE DIFERENCIA OS EMPRESÁRIOS DE SUCESSO

Não há um modelo preditivo singular para vocês se tornarem empresários de sucesso, ou seja, as pessoas que se destacam nos negócios geralmente possuem um conjunto de habilidades técnicas e origens amplamente variadas.

No entanto, existem várias qualidades relacionadas ao temperamento que a maioria dos empresários de sucesso compartilham. Que traços de personalidade os empresários bem-sucedidos têm em comum e como você pode desenvolvê-los para si mesmo?

1. Ambição

Todo empresário de sucesso tem uma chama acesa dentro deles, isto é, uma paixão que os leva a trabalhar duro e alcançar novos patamares em sua carreira.

Se a sua carreira atual não está acendendo a sua chama, a pós-graduação em gestão oferece muitas oportunidades para você encontrar uma que a faça. Um MBA, por exemplo, é um diploma generalista que permite que você experimente o seu talento em todas as áreas do negócio, desde a gestão de RH até o empreendedorismo.

2. Uma atitude de resolução de problemas

Os líderes empresariais enfrentam novos problemas bem como desafios, diariamente. Eles têm um senso pessoal de eficácia, além disso, sabem o que têm o poder de afetar as mudanças e superam os obstáculos mesmo diante de um problema que nunca vivenciaram antes.

Na faculdade de administração, os alunos são expostos aos problemas sobre negócios a todo o tempo, ademais recebem informações de especialistas sobre como resolvê-los. 

Isso ajuda no desenvolvimento da experiência que é necessária para enfrentar essas questões no futuro e auxilia no desenvolvimento de atitudes valiosas de resolução de problemas.

3. Uma mentalidade global é importante para empresários de sucesso

No cenário de negócios globalizado de hoje, o “sucesso” muitas vezes requer trabalhar no exterior ou desenvolver novas oportunidades de negócios em todo o mundo.

Quando você ganha um MBA, especialmente se você estuda no exterior, você está exposto a perspectivas multiculturais e métodos de resolução de problemas. Você não precisa estudar no exterior para ser exposto à mentalidade global. Programas de MBA oferecem recursos como módulos de negócios internacionais, intercâmbios ou imersões.

4. Especialista em inovação

Você não pode ser resistente às mudanças tecnológicas se quiser encontrar sucesso nos negócios — mas isso não significa necessariamente correr de cabeça na tecnologia mais recente. Entender o cenário tecnológico em constante evolução é um grande triunfo, e ajudará você a tomar decisões certas sobre quais mudanças você precisa implementar em sua própria empresa.

5. Empresários de sucesso precisam de resiliência

Até as carreiras mais sucedidas têm seus momentos baixos. Se você perde um cliente importante, sofre uma queda nas vendas ou experimenta o fracasso da campanha, a sua experiência não é positiva sempre.

A boa notícia é que todas as pessoas bem-sucedidas também passaram pelos mesmos desafios. O que separa os líderes de negócios bem-sucedidos do resto é simplesmente a resiliência — ou seja, a capacidade de se recompor após o fracasso. As escolas de negócios agem como campos de treinamento. Você tem o luxo de experimentar coisas novas, liderar equipes, e até mesmo lançar seu próprio empreendimento. Se você falhar, você tem todos os recursos lá para ajudá-lo a entender o porquê — e colocá-lo de volta em seus pés novamente.

E embora todas essas qualidades auxiliem para o seu sucesso, há uma característica menos esperada que pode desempenhar um papel maior no sucesso da carreira do que qualquer outra característica: o otimismo.

Uma vez que as pessoas otimistas têm uma perspectiva positiva sobre o futuro, elas estão inclinadas a trabalhar mais para alcançar seus objetivos, para que possam perceber o futuro brilhante que estão imaginando. Por causa disso, o otimismo gera sucesso; ele age como uma profecia auto-realizável, mas em um bom caminho. Ao cultivar otimismo, você pode impulsionar o sucesso para si mesmo e para aqueles ao seu redor. E se você o aproveitar com as habilidades e educação corretas, as oportunidades são ilimitadas.

Quando se olha para o futuro, adotar uma atitude otimista é essencial:

Ele permite que você veja (e aproveite) oportunidades

Por estarem confiantes sobre o futuro, os otimistas veem oportunidades onde outros não a enxergam. Eles têm fé em suas habilidades, então ao invés de serem inibidos pela auto dúvida, eles veem possibilidades ilimitadas. Eles não estão desencorajados por obstáculos que encontram ao longo do caminho, em vez disso, eles veem novos desafios como oportunidades. Isso lhes dá coragem para embarcar em novos empreendimentos e aventuras da carreira, permitindo que eles alcancem todo o seu potencial.

Isso faz de você um líder mais eficaz

Pessoas otimistas exalam positividade, e sua energia e entusiasmo são contagiosas, mas também inspiradoras. Quando você está perto de pessoas com uma atitude de poder fazer, as chances são melhores de você adotar a mesma atitude. Essa é uma das razões pelas quais os otimistas são grandes líderes — eles incutem confiança naqueles ao seu redor.

Eles também não ficam desencorajados por pequenos contratempos. É inevitável que todos encontrem alguns obstáculos ao longo do caminho em sua carreira, mas os otimistas se diferenciam mantendo-se focados no quadro geral. Uma vez que eles não ficam sobrecarregados por todos os desafios que eles tropeçam, eles efetivamente lideram as equipes, encorajando-as a perseverar diante das adversidades.

Empresários de sucesso alimentam o empreendedorismo

Quando se pensa no futuro, os otimistas não são limitados por pensamentos negativos, dúvida e preocupação. Isso permite que eles permaneçam com a mente aberta, e promovam o pensamento criativo. Se você é um empreendedor em ascensão, isso é fundamental, pois vai ajudá-lo a gerar novas ideias para produtos e serviços, o que pode te diferenciar da concorrência.

E, como os otimistas esperam resultados positivos, eles estão mais inclinados a avançar no espaço empreendedor. Por estarem em território desconhecido, os empreendedores podem hesitar no processo de tomada de decisão. Mas se eles estão otimistas sobre o que o futuro reserva, isso pode motivá-los a avançar e tomar decisões sem duvidar de si mesmos.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?