OS OPOSTOS SE ATRAEM: POR QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR UM PARCEIRO OU MENTOR COM UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA DIFERENTE DA SUA?

É fácil sentir-se atraído por aqueles que são semelhantes a nós. Na verdade, está cientificamente provado que somos e continuaremos a ser.

De acordo com a revista americana Psychology Today, isso se deve a fatores como:

  • Certeza de ser amado: “Presumimos que quem tem muito em comum conosco tem mais probabilidade de gostar da gente. E, por sua vez, é mais provável que gostemos das pessoas se pensarmos que elas gostam da gente.”
  • Validação consensual: “Conhecer pessoas que compartilham nossas visões nos faz sentir mais confiantes em nossas próprias atitudes sobre o mundo.”
  • Avaliação cognitiva: “Aprendemos que se uma pessoa tem algo em comum conosco, isso nos faz pensar positivamente sobre essa pessoa, porque nos sentimos positivamente sobre nós mesmos”.

 

Além disso, embora os estudos tenham descoberto que um benefício dos relacionamentos é que podemos ganhar novas experiências e conhecimento passando tempo com outra pessoa (teoria de autoexpansão) – e que uma pessoa diferente teria mais probabilidade de realmente fornecer novas experiências e conhecimento -, pesquisas mostraram que as pessoas têm mais probabilidade de ver oportunidades de autoexpansão ao interagir com alguém que é semelhante a elas, em vez de diferente.

É por isso que é preciso mais esforço consciente para escolher intencionalmente alguém diferente de você para servir como seu parceiro, mentor ou sócio. Agora, isso não quer dizer que essa pessoa deva ser 100% diferente de você – afinal, é difícil estabelecer um relacionamento com alguém com quem você não tem nada em comum.

Em vez disso, como mencionamos anteriormente, o ideal é alguém que compartilhe com você uma base profissional semelhante (mas não necessariamente a mesma), mas que tenha uma formação distinta que a sua.

As vantagens da diferença

Estar em uma parceria de mentoria com alguém que compartilha experiência profissional, mas tem uma experiência pessoal diferente vivida, oferece mais exposição à diversidade de pensamentos.

E o que a exposição e a diversidade de pensamentos pode fazer por você? 

Em primeiro lugar, essa pessoa será capaz de lhe oferecer uma perspectiva única sobre sua vida profissional diária e os objetivos e obstáculos de curto e longo prazo que vocês dois enfrentam.

Além do mais, o cientista social Adam Galinsky descobriu que as pessoas que têm relacionamentos profundos com pessoas diferentes delas – como alguém de outro país – tornam-se mais criativas.

Você também aumentará sua adaptabilidade, tornando mais fácil para fazer mudanças com calma, enfrentar desafios, construir resiliência e aprender como melhor aceitar e abraçar ideias novas e diferentes – tudo ajudando a melhorar seus relacionamentos interpessoais no trabalho. 

Suas habilidades de comunicação também irão melhorar. Expandindo sua gama de pontos de vista e trabalhando com pessoas de diferentes origens, você aprenderá como se comunicar melhor com todos ao seu redor.

Por último, mas não menos importante, isso pode torná-lo mais inovador, permitindo que você se envolva em um melhor brainstorming e na solução de problemas, e ajudando a se livrar de velhas rotinas.

No final das contas, há muito a ser ganho por promover intencionalmente relacionamentos com pessoas diferentes; então, por que não fazer a escolha não óbvia?

Os ganhos organizacionais são acentuados ainda mais.

Não apenas criamos ambientes de trabalho mais compreensivos e inclusivos entre os funcionários, mas também garantimos que as linhas de comunicação sejam abertas, as oportunidades de patrocínio estejam mais disponíveis e os caminhos para a liderança de grupos minoritários sejam incorporados à nossa cultura.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?