PASSO A PASSO PARA VOCÊ ABRIR UMA LOJA DE VAREJO

A maioria das empresas varejistas são pequenos negócios. Por isso, o futuro parece bom para quem pensa em aderir a esse mercado – se você fizer isso direito. Porém, 20% das empresas iniciantes não sobrevivem após o primeiro ano de existência. Portanto, dê os passos adequados e você fará a diferença no mercado de varejo.

Você sempre imaginou ter sua própria loja? Confira o nosso passo a passo de como abrir uma loja de varejo de sucesso.

Etapa 1. Faça sua lição de casa

Tem uma ótima ideia de negócio? Você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se não tem um mercado para o qual vender, está definitivamente começando com o pé errado. Descubra o máximo que puder sobre seus clientes-alvo, incluindo idade, localização, padrões de comportamento de compra e muito mais.

Etapa 2. Crie um Plano de Negócios

É claro que você já ouviu histórias sobre empreendedores de sucesso cujos planos de negócios eram meramente rabiscos em um guardanapo, mas essas histórias não funcionam realmente para a maioria dos empreendedores que esperam fazer uma nova ideia de varejo decolar. É por isso que um plano de negócios deve ser a próxima etapa do passo a passo de como abrir uma loja de varejo. Um plano de negócios não apenas fornece clareza sobre como sua empresa será organizada, mas também pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras e administrativas mais inteligentes.

Além disso, se você precisar de investidores ou empréstimos bancários, o plano de negócios será a primeira coisa que eles solicitarão. Um plano de negócios é um documento dinâmico que deve ser adaptado e modificado ao longo de sua vida empresarial. Basicamente, consiste em um resumo executivo, análise de mercado, projeções financeiras, necessidades dos funcionários e uma descrição completa dos produtos vendidos em sua loja de varejo.

Etapa 3. Criando uma base sólida

Pode não ser tão empolgante quanto planejar sua inauguração, mas ter uma base sólida é o que fará com que seu negócio de varejo continue funcionando quando outros estiverem fechando devido a um planejamento inadequado. É importante registrar o nome da sua empresa no estado em que você planeja fazer negócios, obter todas as licenças e autorizações necessárias para abrir negócios na sua cidade e obter os registros de empregador e identificação fiscal.

Uma licença de revenda permite que você compre produtos para revenda sem ter que pagar imposto sobre vendas. Em seguida, é crucial comprar um seguro empresarial para sua loja de varejo. Furto em lojas e roubo de funcionários são problemas comuns enfrentados pelos varejistas. Resumindo: certifique-se de estar protegido. Depois de ultrapassar todos os aspectos práticos da sua lista de verificação de como abrir uma loja de varejo, você está preparado para encontrar investidores para ajudar a proteger seu financiamento inicial.

Etapa 4. Configurar um local

Antes de irmos muito longe nas opções de localização, você precisa saber que possuir qualquer tipo de negócio hoje em dia exige também ter um site. Um site ajudará a divulgar sua marca, construir sua reputação e permitir que os clientes encontrem você. Quanto à localização física, procure espaços próximos ao seu mercado-alvo – um corretor de imóveis comercial pode ajudá-lo a encontrar algo dentro do seu orçamento e que atenda às suas necessidades.
Para tornar sua loja de varejo profissional e funcional, você precisará de uma variedade de equipamentos e acessórios, como sinalização, vitrines, um sistema de ponto de venda, segurança e muito mais. Se você não tiver certeza, trabalhe com um designer de interiores comercial com experiência em layout de varejo para ter a aposta certa, e conquistar um bom fluxo em sua loja de varejo.

Etapa 5. Vendas e marketing

Felizmente, as diversas ferramentas de vendas e marketing atuais tornaram mais fácil do que nunca divulgar o seu novo negócio de varejo. Não que seu trabalho termine aí. Na verdade, fazer com que os clientes visitem sua loja leva a criação de um burburinho antes mesmo de uma grande inauguração. Sua estratégia de marketing deve incluir uma forte ênfase nas mídias sociais, incluindo Instagram, YouTube e Facebook.

Além disso, envolva-se em sua comunidade, patrocinando uma campanha de caridade ou oferecendo-se em um evento na cidade. Planeje uma grande inauguração e dê itens grátis ou uma parte das vendas para uma causa local. Como resultado, você se tornará conhecido em sua comunidade e mais consumidores locais desejarão fazer negócios com você e se tornarão clientes fiéis.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?