POR QUE CRIAR UMA CULTURA EMPRESARIAL FANTÁSTICA NA SUA EMPRESA

Seu negócio é tão bom quanto as pessoas que trabalham nele, e é por isso que uma boa cultura empresarial é tão importante. O primeiro passo para criar uma cultura corporativa de sucesso é ter uma missão e visão clara. 

Dentre todas as vantagens, uma cultura corporativa fantástica também pode reduzir os custos de recrutamento e retenção, pois os funcionários valorizam os princípios da empresa ao escolherem uma mudança de carreira.

Este artigo é para você, empresário, que deseja criar uma cultura empresarial que funcione para todos os colaboradores. Se você seguir os passos certos, estará no caminho para uma cultura empresarial fantástica!

Continue lendo para aprender como tornar seu negócio um ótimo lugar para trabalhar beneficia seus funcionários e sua empresa, e as sete etapas a serem seguidas para desenvolver uma cultura empresarial positiva.

O que é cultura da empresa?

A cultura da empresa são os valores, objetivos e comportamentos compartilhados por toda equipe. Afeta a forma como os funcionários interagem, a forma como o trabalho é executado e as decisões que uma empresa toma. A cultura da empresa inclui os seguintes elementos: missão da empresa, modelo de gestão, ambiente de trabalho, expectativas e metas.

Quais são os benefícios de uma boa cultura empresarial?

Uma boa cultura empresarial traz benefícios tanto para empregadores quanto para funcionários. Se você criar uma grande cultura empresarial, seus funcionários ficarão ansiosos para trabalhar e terão orgulho de sua produção. Os benefícios de uma boa cultura empresarial para os funcionários incluem transparência, moral positivo da equipe, satisfação no trabalho e bem-estar aprimorado, e os benefícios para as empresas incluem custos reduzidos, maior engajamento, funcionários mais saudáveis ​​e uma imagem aprimorada.

Como construir uma cultura empresarial fantástica

A criação de uma boa cultura empresarial exige tempo e comprometimento, e deve ser construída sobre uma base sólida. Siga estas sete etapas para garantir que a cultura de sua empresa seja um sucesso:

1. Defina seu propósito

As culturas empresariais de sucesso são baseadas em uma missão, uma visão e valores essenciais, que devem orientar todas as suas decisões.

Por exemplo, você será socialmente consciente? O que você está fazendo para incorporar seus valores e objetivos essenciais?

2. Faça pesquisas

Para criar uma cultura empresarial fantástica, você precisa entender o que motiva seus funcionários e o que é mais importante para eles. Por exemplo, um horário de trabalho flexível só é ótimo, se for isso que sua equipe deseja.

Você também deve observar o impacto que quaisquer ações terão nos resultados financeiros de sua empresa.

3. Obtenha feedback dos funcionários

Se você está criando uma cultura corporativa do zero ou tentando reinventar uma já existente, sempre deve ouvir os seus funcionários. Se a equipe não estiver feliz no trabalho, a produtividade da empresa será prejudicada.

Converse com os colaboradores para ter uma ideia de como eles se sentem. Aqui estão alguns exemplos de perguntas a serem feitas:

  • Você acha que sua opinião é valorizada?
  • Quantas vezes você falou com seu supervisor nos últimos três meses?
  • Você tem os recursos e ferramentas necessários para fazer seu trabalho?
  • Você acha que seu gerente ouve você?

4. Crie seu plano

Com a sua pesquisa e os resultados da pesquisa com os funcionários, comece a criar uma cultura empresarial. Isso significa elaborar sua missão, listar os valores da empresa e planejar como alcançar seus objetivos.

Ao desenvolver seu plano, lembre-se de que, além de focar em seu negócio como um todo, a cultura de sua empresa deve levar em conta as circunstâncias individuais dos funcionários.

5. Implemente seu plano

Assim que você finalizar seu plano e todos estiverem a bordo, é hora de começar a implementá-lo. Isso não significa mudar toda a estrutura organizacional da noite para o dia. Em vez disso, faça mudanças lentamente – por exemplo, contratando funcionários com valores compartilhados ou ajustando os requisitos de gerenciamento.

6. Monitore o progresso

Avalie o que está funcionando e o que não está. Comunicação e transparência são componentes essenciais de uma cultura empresarial de sucesso. Se forem necessárias alterações, não tenha medo de fazê-las.

Criar uma cultura empresarial fantástica leva tempo, mas, se você seguir seu plano e ajustá-lo ao longo do caminho, terá um negócio altamente próspero. Por isso, atente-se às etapas descritas acima, e busque sempre direcionar sua equipe para que ela exerça o respeito e, principalmente, a empatia. Isso tornará um ambiente muito mais fértil e contribuirá para o sucesso e crescimento de todos.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?