PORQUE É IMPORTANTE SONHAR GRANDE

A vida é curta. Muito curta para apenas sentar e esperar que algo aconteça com você. É por isso que todos temos sonhos e objetivos que queremos alcançar. É por isso que as listas de metas são tão populares e é por isso que é preciso sonhar grande.

Sabendo que a vida é curta, você deve tentar maximizar a quantidade de experiências positivas que você tira dela. Afinal, você não pode recomeçar sua vida novamente quando ela chegar ao fim. Então você pode muito bem sonhar grande já que você não terá outra chance de fazê-lo. Além disso, você pode obter uma grande recompensa por ter grandes sonhos. Veja porque nesse artigo que preparamos!

Grandes Sonhos Se Realizam

Acho que ninguém simboliza a importância de sonhar mais do que Cristóvão Colombo. Navegar pelo Atlântico para encontrar uma rota comercial para as Índias Ocidentais foi um grande empreendimento. Mas não era o único objetivo dele. Na verdade, ele tinha coisas muito maiores em mente em sua aventura.

Junto com as necessidades estimadas para seu plano, sua proposta pedia um preço extorsivo por seus serviços. Colombo queria ser nomeado Governador para quaisquer terras que descobrisse, dada um décimo de toda a receita dessas terras e nomeado “Grande Almirante do Oceano”. Essas exigências eram ultrajantes mesmo dentro do seu tempo. Mas como sabe, suas exigências foram eventualmente aceitas.

É difícil dizer se as exigências de Colombo eram uma tática de negócios astuta ou evoluíram por arrogância. De qualquer forma, ele recebeu um grande pagamento de sua viagem só de pensar grande. E eu acho que há uma lição que você poderia aprender com esta história.

Não se contente com a mediocridade. Grandes coisas podem e acontecem com as pessoas se você pode apenas encontrar coragem para persegui-los. Se Colombo tivesse se conformado com exigências mais razoáveis, ele não teria recebido tanto por seus esforços. Mesmo que a fonte de suas exigências fosse arrogância, ele ainda conseguiu muito mais do que deveria.

Tenha grandes sonhos

Como a história sobre Colombo mostra, parte dos sonhos grandes é sobre pedir grandes coisas. Isso pode ser um grande risco, mas vale a pena a chance. Às vezes você precisa pedir para realmente obter qualquer coisa realizada.

Por exemplo, um executivo que começa a trabalhar como consultor de pequenas empresas. Seu pensamento é simples. Como ele está apenas começando, ele deveria cobrar menos até adquirir mais experiência e conhecimento da indústria. Certo? Mas não, errado! Tudo parece razoável em teoria, mas colocado em prática revela uma história diferente.

Após um exame minucioso de concorrentes semelhantes, esse comerciante logo perceberá que a diferença é fundamental. Todos os outros cobram muito mais. E há uma correlação entre o que as pessoas pedem e seu valor percebido. Uma vez que ele aumente seus honorários, seu trabalho aumentará. A única coisa que ele deve mudar é o preço pedido, e para um melhor. Veja como sonhar grande recompensa às vezes!

O que isso mostra é que às vezes você precisa pedir mais. Se você está pedindo muito pouco, as pessoas podem pensar que você realmente não oferece tanto valor quanto você realmente faz. A última coisa que você precisa é se sobrecarregar com obstáculos desnecessários. Pense grande e peça por isso. Ficaria surpreso com a frequência com que funciona.

Não só você deve pedir mais dos outros, mas também a si mesmo. Se você não está se esforçando sobre o que você pode fazer, você nunca vai saber quais são seus limites. Na verdade, você provavelmente vai descobrir que você realmente não tem nenhum limite. Se você pedir mais de si mesmo regularmente, você vai ter mais.

Por que você deve sonhar grande

A coisa boa em sonhar grande é que ele permite que você ganhe muito. Confúcio disse uma vez: “Se você atirar para as estrelas e atingir a lua, está tudo bem. Mas você tem que atirar para alguma coisa. Muitas pessoas nem atiram.”

Sonhar grande empurra você para alturas que você pode não ter alcançado de outra forma. Imagine alguém que se esforça para ser presidente ou chefe de uma corporação gigante. Tais metas altas exigirão necessariamente muito trabalho e realização. Nem todo mundo vai conseguir, mas muita coisa boa pode sair dela.

À medida que alguém busca um desses objetivos, pode se empurrar para alturas que normalmente não veria. Alguém que sonha em se tornar presidente pode chegar tão alto quanto senador ou governador. Como diria Confúcio, essas pessoas não alcançaram as estrelas, mas ainda assim atingiram a lua. E isso ainda é uma grande conquista em si.

Sonhar grande é importante para ter uma vida grandiosamente

Grandes sonhos podem tornar sua vida grande como resultado. Você pode obter mais do que você normalmente esperaria. E realmente, não seria ótimo tirar um pouco mais de nossas vidas?

É um grande sonho que levou a algumas das maiores conquistas que os humanos já tiveram. O voo espacial, a erradicação da varíola e da internet começaram como grandes sonhos. Alguém tinha que pensar nessas grandes ideias antes de fazê-las acontecer. Seus sonhos não são diferentes. Quando você se atreve a sonhar grande, você está assumindo um papel ativo em sua vida. Você está presente e se permitindo experimentar as coisas como elas acontecem. À medida que você faz um esforço consciente para estabelecer metas e alcançá-las, você terá uma experiência de vida mais rica.

Viva uma Vida sem Arrependimentos

Há muitas experiências na vida que não surgem com muita frequência. O Cometa Halley, por exemplo, aparece uma vez a cada 75 anos. Como resultado, a maioria das pessoas faz um esforço sério para experimentar este evento uma vez na vida. Quando você entende que algo é especial, você geralmente tenta fazer questão de experimentá-lo.

Sua vida e as experiências que acumula não são menos valiosas. No entanto, há pessoas que não estão experimentando essa oportunidade muito especial todos os dias.

Há pouco pior do que chegar ao fim de sua vida e perceber que você nunca viveu sua vida plena. Reconhecendo que sua vida é tão especial de um evento como um eclipse ou o Cometa Halley, você viverá sua vida ao máximo. Quando você se atreve a sonhar grande, você está quebrando seus limites e desafiando o status quo.

Inspire outros ao sonhar grande

Pense nas histórias que te motivam a agir. Geralmente são histórias de pessoas que superaram as probabilidades e alcançaram algo grande. É por isso que tantas pessoas adoram assistir filmes; você está vivendo através das experiências do herói. Sua vontade de fazer a coisa certa nos tempos mais sombrios é o material que as lendas são feitas.

Heróis existem na vida real, também. Assim como nos filmes, são as pessoas que mostram coragem diante do perigo e ousam sonhar diante das adversidades. Eles também estão dispostos a colocar as necessidades dos outros acima das suas. Você poderia inspirar a próxima geração por sua contribuição se você se atrever a sonhar grande.

Receba uma Recompensa Maior

Aqueles que estão dispostos a correr riscos na vida acabam recebendo a parte da recompensa. Pense na diferença entre alguém que abre seu próprio escritório de advocacia contra alguém que escolhe ser um defensor público. Eles estão essencialmente fazendo o mesmo trabalho, mas a pessoa que é defensora pública não está correndo nenhum risco. Eles vão receber um salário consistente toda semana, independentemente da quantidade de trabalho que realizam.

Alguém que possui seu próprio escritório de advocacia tem a capacidade de ganhar uma quantia ilimitada de renda. No entanto, eles também não têm a capacidade de ganhar nada.

Aqueles que ousam sonhar grande entendem que há um risco associado às suas decisões. A maioria das pessoas não está disposta a assumir o risco associado à perseguição de seus sonhos porque não quer ser colocada em uma posição onde eles podem perder tudo. Eles preferem viver uma vida aquém do seu verdadeiro potencial, a fim de evitar um possível fracasso. Mas qual é a graça nisso?

Saia da sua zona de conforto

Sua zona de conforto é um lugar maravilhoso. Você entra em um pouco de sulco e as coisas parecem estar indo naturalmente.

No entanto, enquanto sua zona de conforto pode ser ótima, também é o lugar onde seus grandes sonhos vão morrer. Para alguém ousar sonhar grande, sabe que deve ir além dos limites atuais. Em outras palavras, quando você permanece em sua zona de conforto, seu cérebro para de aprender.

Quando você se atreve a sonhar grande, você está encorajando seu cérebro a imaginar maneiras de alcançar seu objetivo. Há um nível de incerteza que faz com que você tenha medo de sair da sua zona de conforto. Você está preocupado com sua capacidade de sucesso e se a viagem vale a pena viajar.

Você pode pensar, “E se eu investir um ano nesse relacionamento e descobrir que essa pessoa não é a pessoa certa para mim?” Ou se você aceitar essa nova posição, mas não gosta do seu novo chefe? Todos esses pensamentos são sinais de que você está prestes a deixar sua zona de conforto. Em vez de fugir dessas experiências, tente se inclinar para elas.

Viver pequeno não ajuda ninguém

A triste verdade é que muitas pessoas não vão gostar de você simplesmente porque você é bem-sucedido. O sucesso testará seus relacionamentos com seus amigos e familiares. Você se sentirá tentado a se limitar e não perseguir seus grandes sonhos.

Não caia na armadilha de sentir que não pode ousar sonhar alto porque as pessoas que você está atualmente em torno de um sonho pequeno. Viver pequeno só dificulta seu crescimento e o deles. Pelo menos, perseguindo seus sonhos, seus amigos e familiares podem viver suas experiências. Como resultado, você pode ser o catalisador que eles precisam para perseguir o seu próprio.

Além disso, você nunca sabe que coisas incríveis você vai realizar se você se atreve a sonhar grande. Imagine ir para a faculdade de medicina e criar a cura para o câncer. Ou fazer avanços na tecnologia e mudar a experiência humana para as próximas décadas.

Se todos vivessem pequenos, não haveria inovação, avanço ou crescimento. Isso soa como um mundo que você quer fazer parte?

Conquiste o medo 

Há duas escolhas na vida. Ou você está vivendo uma vida de medo ou uma vida de sonhos. Quando você se atreve a sonhar grande, você está, sem dúvida, vivendo uma vida baseada em seus sonhos. Seus sonhos são encontrados naquela voz dentro de você que lhe diz todas as coisas incríveis que você pode fazer para mudar o mundo.

O problema que a maioria das pessoas enfrenta é que eles têm outra voz na cabeça dizendo-lhes todas as razões pelas quais eles não podem viver sua vida de sonho. Esta voz está constantemente lembrando todos os seus erros e todas as razões para o sucesso não ser possível.

O medo é uma ferramenta poderosa que você pode utilizar para ajudá-lo a agir. Em vez de ter medo de como alguém vai reagir, tenha medo de se decepcionar. Pare de pensar na pior coisa que pode acontecer de uma vez e comece a pensar nas melhores coisas que podem acontecer.

Conclusão sobre sonhar grande

Sua vida é o melhor presente que o universo pode dar, então não a desperdice. Esteja disposto a ousar sonhar grande e permitir-se cometer erros. As coisas nem sempre vão seguir seu caminho, mas isso não significa que você não pode encontrar uma maneira de superar os desafios que enfrenta. Continue se esforçando para ser um pouco melhor a cada dia, e antes que você perceba, você será tudo o que você pensou que poderia ser e muito mais.

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?