PORQUE O CRESCIMENTO PROFISSIONAL É IMPORTANTE

A oportunidade de crescimento profissional é fundamental para qualquer empresa que queira atrair e reter os melhores talentos – especialmente quando se trata da força de trabalho mais jovem. Mas para esse público, talvez os métodos mais tradicionais de crescimento não sejam os mais adequados, por conta disso considere essas cinco formas alternativas de promover o crescimento profissional:

Ideia 1: Estabeleça metas para ter um crescimento profissional

O crescimento profissional requer direção e orientação da liderança, e as metas são uma maneira eficaz de fornecer essas diretrizes. É por isso que encorajamos as empresas a fazer uma definição de metas de um processo formalizado – dar aos seus funcionários algo tangível para trabalhar, bem como um motivo para comemorar uma vez que atingir esses marcos. Aqui estão dicas para começar:

Envolva os gerentes

O relacionamento que os funcionários têm com seus gestores é incrivelmente impactante, razão pela qual os gestores representam pelo menos 70% da variância nos níveis de engajamento dos funcionários. Incentivar os gestores a se envolverem e contribuir positivamente para as metas de crescimento profissional de seus colaboradores pode fazer uma enorme diferença no quão apoiados eles se sentem. Além disso, quando os funcionários se sentem vistos e valorizados por seus gestores, eles são mais propensos a reter e contribuir de forma mais significativa.

Prepare funcionários para o sucesso

Crie metas mutuamente acordadas que sejam alcançáveis, mensuráveis e relevantes. Por exemplo, se o objetivo de crescimento profissional de um funcionário é construir habilidades de liderança. Dê-lhes tempo e espaço para aprender fazendo cursos, participando de seminários ou recebendo feedback de coaching, seja de seu gerente, outros mentores ou de treinadores externos.

Acompanhe o progresso

Incentive seus funcionários a acompanhar seu progresso de crescimento profissional de uma forma que seja significativa para eles. Seja usando uma plataforma de gerenciamento de desempenho ou em uma planilha compartilhada, certifique-se de que o progresso seja documentado em algum lugar para que eles possam sempre olhar para trás e ver o quão longe eles chegaram. Essa também é uma ótima maneira de o funcionário possuir sua jornada e ter um espaço compartilhado onde os gestores possam se manter atualizados.

Ideia 2: Introduzir novos projetos

Outra forma de promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores é permitir que eles trabalhem em projetos fora de seu papel habitual. Então, se o seu gerente de produto demonstrou interesse em aprender mais sobre ciência de dados, dê a ela a flexibilidade para explorar e experimentar! Algumas coisas para ter em mente:

  • Não faça suposições. Antes de atribuir ao seu funcionário uma nova tarefa ou projeto, certifique-se de que é algo em que eles querem trabalhar. É fácil supor que você sabe o que é melhor para seus funcionários, mas sua intuição pode não estar correta. Então, converse com eles antes de tomar qualquer decisão executiva – caso contrário, suas ações bem-intencionadas podem sair pela culatra.
  • Considere um programa de rotação. Se o seu funcionário não tem uma preferência forte ou se você quer construir uma cultura em torno de aprender coisas novas, considere iniciar um programa de rotação.

As pessoas podem se inscrever para participar e passar alguns meses aprendendo em diferentes equipes. Isso exigiria que eles tivessem uma carga de trabalho reduzida em sua função existente para que eles tenham tempo para acomodar o programa. O que isso parece?

Tenha em mente que isso requer muita flexibilidade e cobertura da equipe atual do funcionário, então 20% é um ótimo ponto de partida com menos interrupções do dia a dia.

Criatividade é importante para um crescimento profissional

Seja criativo. Se um programa de rotação não é viável, tenha em mente que permitir que seus funcionários explorem outros projetos não precisa ser uma transição trabalhosa. Há outras soluções pequenas, mas significativas. Se um funcionário quer saber mais sobre gestão de eventos, ele não precisa se transferir para a equipe de marketing para fazer isso acontecer – mas coloque-os no comitê de planejamento de festas de fim de ano!

Você pode usar a criatividade para ajudar seus colaboradores a alcançar suas metas de crescimento profissional, isto é, sem interromper totalmente o fluxo de trabalho.

Ideia 3: Incentivar experiências

É uma mentalidade falha assumir que o crescimento profissional só acontece dentro do escritório. A diversidade de experiências – desde iniciar uma agitação lateral até viajar pelo mundo – pode ajudar seus funcionários a aprender habilidades que os ajudarão em seus trabalhos também. Aqui estão algumas de nossas maneiras favoritas para incentivar mais experiências:

Hospede atividades divertidas da equipe. As atividades em equipe não são apenas boas para o vínculo, mas também são uma maneira divertida de praticar habilidades de colaboração, comunicação e networking.

Use recompensas experienciais para reconhecer um bom trabalho. Outra forma de tecer experiências é usar recompensas experienciais para seus esforços de reconhecimento de funcionários. Não só é uma maneira significativa de recompensar o trabalho de alta qualidade, mas também incentiva seus funcionários a sair do escritório e fazer algo que eles amam ou sempre quiseram tentar.

Claro, seus funcionários não podem arcar com experiências novas se estiverem trabalhando o dia todo, todos os dias. Então deixe sua equipe ter alguns dias de trabalho flexíveis ou dias de folga para oportunidades de aprendizado, como participar de eventos ou ir a workshops.

Ideia 4: Forneça Mentoria para ter um bom crescimento profissional

A mentoria é uma ótima maneira de incentivar o crescimento profissional. Por quê? Estudos têm demonstrado que a mentoria positiva impulsiona o crescimento da carreira (especialmente para as mulheres). Além disso, expõe tanto o mentor quanto a mente a novas perspectivas, e nivela o campo de jogo quando se trata de oportunidades profissionais. Há tantas maneiras de executar nesta estratégia:

  • Estabeleça um programa interno. Uma maneira comum de as empresas fornecerem mentoria é portanto, estabelecendo um programa interno onde uma pessoa mais júnior é emparelhada com uma pessoa mais sênior na organização para ser seu mentor. Apenas certifique-se de levar personalidade, preferências de comunicação e objetivos em consideração ao combinar as pessoas.
  • Patrocine treinadores externos. Uma alternativa para um programa de mentoria interna é apoiar o coaching para seus funcionários. Se você tem o orçamento, deixe seus funcionários escolherem um coach de carreira controlado para ter sessões regulares para que eles tenham uma parte objetiva para discutir problemas, metas e aspirações relacionadas ao trabalho.

Oferecer oportunidades de crescimento profissional é uma maneira clara de ser uma empresa competitiva. Felizmente, existem muitas ações que você pode tomar hoje para criar essas oportunidades para seus funcionários. Gostou desse conteúdo? Está buscando ideias para começar ou evoluir no mundo dos negócios?

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?