PREENCHIMENTO LABIAL: SAIBA TUDO A RESPEITO!

Preenchimento labial é um procedimento estético para aumento do volume dos lábios.  Hoje em dia, um preenchimento dérmico injetável é o método mais usado de aumento labial.

Existem muitos tipos de preenchimentos dérmicos que podem ser injetados nos lábios e ao redor da boca. Mas os preenchimentos mais comuns, hoje, são produtos que contêm substâncias semelhantes ao ácido hialurônico. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo que ajuda a aumentar o volume dos lábios.

O colágeno, outrora o enchimento dérmico mais comum, é usado com menos frequência hoje em dia. As novas opções são mais seguras e os efeitos duram mais tempo.

Injeções de gordura e implantes são outros métodos . Mas eles não são mais usados com tanta frequência porque os resultados variam e há um maior risco de efeitos colaterais.

Usos de preenchimentos

A maioria dos preenchimentos labiais modernos se baseia no ácido hialurônico (HA), isto é, um composto natural que encontra-se abundantemente nos tecidos do corpo. Utiliza-se a HA como preenchimento de tecido mole em muitas áreas do corpo, além disso, ele demonstrou segurança e eficácia como preenchimento labial.

Colágeno é um composto natural que pode ser usado como preenchimento labial. No entanto, o colágeno usado em preenchimentos de tecido mole é extraído de animais, o que representa um risco de reações alérgicas e inflamatórias. Um teste de alergia é necessário antes de receber injeções de colágeno.

Outra opção possível é a transferência de gordura usando lipoaspiração para remover algum tecido adiposo da coxa, abdômen ou outras partes do corpo, em seguida, injetá-lo nos lábios. Embora isso produza resultados permanentes ou semipermanentes, é relativamente imprevisível, mais invasivo e associado a riscos adicionais de complicações.

Preenchimentos de ácido hialurônico podem melhorar a aparência de seus lábios adicionando:

  • Forma
  • Estrutura
  • Volume

Os efeitos normalmente duram em torno de seis meses. Então, depois disso, mais injeções são necessárias para manter o volume de seus lábios.

Existem vários preenchimentos de ácido hialurônico no mercado. Entre eles estão:

  • Restylane, Restylane-L, Restylane Silk
  • Juvederm Ultra, Juvederm Ultra Plus, Juvederm Volbella XC
  • Belotero Equilíbrio
  • HylaForm
  • Elevess
  • Seda Prevelle

Todos esses produtos são injetados da mesma forma e dão resultados semelhantes. E alguns contém lidocaína, um anestésico local.

Benefícios dos preenchimentos de ácido hialurônico

Uma vez injetado, o gel suporta e molda os tecidos dos lábios.

Os benefícios do uso de preenchimentos de ácido hialurônico incluem:

  • Controle sobre o volume labial. A quantidade de substância injetada pode ser controlada, de modo que o médico dimensiona quanto volume labial será criado.
  • Ritmo gradual do tratamento. As injeções podem ser dadas gradualmente durante diferentes consultas até que os resultados desejados sejam alcançados.
  • Se dissolvem facilmente. Quaisquer caroços criados pelo movimento dos lábios podem ser dissolvidos facilmente.
  • Menos edemas. Pode haver menos edemas e inchaço em comparação com outros preenchimentos dérmicos.
  • Resultados razoavelmente duradouros, mas não permanentes.
  • Reação alérgica improvável. Como os preenchimentos de ácido hialurônico são feitos de substâncias semelhantes às encontradas no corpo, é improvável que causem uma reação alérgica. Mas se você é alérgico à lidocaína, diga ao seu médico antes de ser tratado.
  • Preenchimentos labiais podem adicionar volume e plenitude aos lábios finos e tratar linhas labiais e rugas.
  • Preenchimentos labiais produzem resultados imediatos.
  • Este procedimento é relativamente seguro, com a maioria das pessoas experimentando apenas efeitos colaterais leves.
  • A maioria dos preenchimentos labiais dura até um ano; algumas opções duram mais, mas podem ser menos seguras. 

Por que fazer esse procedimento?

Não é segredo que lábios volumosos são o desejo estético de muitas pessoas. Para alcançar esse resultado, médicos e outros profissionais da saúde têm experimentado vários tratamentos por muitas décadas. De injeções de parafina no início da década de 1900 para implantes de tecidos sintéticos, mas também naturais, eles tiveram diferentes graus de sucesso.

Preenchimentos labiais modernos são o ápice desta experimentação que oferece uma solução segura e eficaz para o aumento labial.

Preenchimento labial vs. aumento labial

O aumento labial cirúrgico é outra opção para melhorar a estética dos lábios. Através de uma pequena incisão cirúrgica, insere-se um implante ou material de enchimento para alcançar o efeito pretendido. Materiais sintéticos como silicone e politetrafluoroetileno, bem como enxertos de gordura dérmica (pele e tecido adiposo) colhidos de outra área corporal são possíveis opções.

Em comparação com os preenchimentos, o aumento cirúrgico produz resultados mais duradouros, mas é mais invasivo e carrega um maior risco de complicações. Também é geralmente mais caro com resultados menos previsíveis.

Qual é o melhor preenchimento labial?

A melhor opção para aumento labial é o procedimento não cirúrgico. Sua simplicidade, o custo relativamente baixo e os resultados consistentemente bons fazem dele uma excelente escolha.

Transferências de colágeno e gordura costumam ser opções populares para aumento labial; no entanto, a segurança mais favorável e a previsibilidade dos enchimentos HA tornaram-nos significativamente mais populares.

Quem deve evitar preenchimentos labiais?

Adultos que estão em boa saúde, não têm condições médicas e que não são fumantes são bons candidatos a injeções labiais. Uma compreensão realista do que os preenchimentos podem ou não fazer ajudarão você a definir seus objetivos com seu médico e assim, você irá alcançar os resultados que você está buscando.

Contudo, pessoas com as seguintes condições devem evitar injeções de preenchimento labial:

  • Infecções ativas ou feridas frias
  • Diabetes
  • Doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide
  • Problemas de sangramento ou coagulação sanguínea
  • Alergia à lidocaína (anestésico local)

Como é feito o procedimento?

A injeção de preenchimento labial é um procedimento simples, desse modo, pode ser feito em um consultório médico ou odontológico.

A preparação envolve a marcação da área de tratamento bem como a aplicação de um agente entorpecente tópico, como a lidocaína. Alguns enchimentos contém lidocaína pré-misturada no frasco.

Usando uma agulha muito fina ou cânula, o profissional injetará o enchimento sob a pele. Contudo, podem ser necessárias múltiplas injeções durante a mesma sessão para alcançar os resultados desejados. O procedimento, incluindo o tempo de preparação, deve levar de 15 a 30 minutos.

Preenchimento labial dói?

Injeções de preenchimento labial podem causar um leve desconforto. Aplicar um creme entorpecente tópico, usar um medicamento injetável de bloqueio nervoso bem como usar um enchimento com um agente entorpecente pode ajudar a reduzir o desconforto.

A desvantagem de usar um creme entorpecente é que ele pode causar algum inchaço, o que então, pode tornar mais difícil para o profissional medir os resultados com precisão, até que o inchaço caia.

Pós-tratamento

Após o procedimento, é normal sentir alguns inchaços bem como hematomas por até duas semanas. Você deve seguir algumas instruções simples, além disso, há precauções para acelerar a recuperação e evitar quaisquer complicações:

  • Aplique uma bolsa de gelo nos lábios para reduzir o inchaço
  • Evite exercícios vigorosos e exposição direta ao sol por 48 horas
  • Não massageie ou toque desnecessariamente o local da injeção
  • Evite aspirina ou anti-inflamatórios não esteroides como ibuprofeno, pois podem causar sangramento

Injeções de preenchimento labial ajudam a adicionar volume bem como simetria aos lábios. A maioria dos preenchimentos labiais modernos são temporários, ou seja, duram alguns meses, e é preciso repeti-lo para manter os resultados. Existem opções mais permanentes, mas elas vêm com desvantagens adicionais que as tornam uma opção menos atraente.

Um forte abraço.

José Paulo!

*José Paulo Pereira Silva é Ceo do Grupo Ideal Trends, é casado, pai de três filhos e está nas mídias sociais como @josepaulogit, onde compartilha experiências de vida e modelos de gestão. José Paulo já treinou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Dá dicas sobre leituras, inspiração, negócios, estratégias, marketing, vendas e outros conteúdos relevantes para quem quer se tornar referência no mercado onde atua.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?