SAIBA COMO TER SUCESSO NA VIDA

Como definimos o sucesso? Existem muitas táticas diferentes para como ser bem-sucedido na vida, mas a estratégia que funciona melhor para você pode depender da sua visão do próprio sucesso. Muitas vezes pensamos nisso como fazer bem no trabalho ou ganhar um salário alto.

Embora realizações profissionais possam ser uma peça do quebra-cabeça, deixam de fora muitas outras áreas importantes da vida. Família, relacionamentos românticos, acadêmicos e atletismo são apenas algumas áreas onde as pessoas podem se esforçar pelo sucesso. Sua definição individual do que é sucesso pode variar, mas muitos podem defini-lo como sendo realizado, feliz, seguro, saudável e amado.

É a capacidade de alcançar seus objetivos na vida, quaisquer que sejam esses objetivos. Então, o que você pode fazer para aumentar suas chances de alcançar essas coisas? Quais são alguns dos hábitos de pessoas bem-sucedidas?

Não há uma única maneira certa de ser bem-sucedido. O que funciona para você pode não funcionar para outra pessoa. Pode não haver uma combinação perfeita de ingredientes que podem garantir o sucesso, mas existem alguns passos básicos que você pode seguir que podem melhorar suas chances de ser bem-sucedido na vida, amor, trabalho ou o que acontecer de ser importante para você.

Construa uma mentalidade de crescimento

Existem duas mentalidades básicas que influenciam a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas e suas habilidades: a mentalidade fixa bem como a mentalidade de crescimento.

Pessoas que possuem uma mentalidade fixa acreditam que coisas como inteligência são estáticas bem como imutáveis. Aqueles com uma mentalidade fixa acreditam que o sucesso não é resultado de um trabalho árduo — mas simplesmente uma consequência de talentos inatos.

Porque eles acreditam que tais talentos são algo que as pessoas nascem com ou sem elas tendem a desistir mais facilmente diante de um desafio. Eles desistem quando as coisas não vêm facilmente porque acreditam que não têm a habilidade inata necessária para se destacar.

Aqueles que têm uma mentalidade de crescimento, por outro lado, sentem que podem mudar, crescer e aprender através do esforço. Pessoas que acreditam que são capazes de crescer são mais propensas a alcançar o sucesso. Quando as coisas ficam difíceis, eles procuram maneiras de melhorar suas habilidades e continuar trabalhando para o sucesso.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que têm controle de suas vidas, enquanto aqueles com uma mentalidade fixa acreditam que as coisas estão fora de seu controle.

O que você pode fazer para construir uma mentalidade de crescimento?

Acredite que seus esforços importam. Em vez de pensar que suas habilidades são fixas ou presas, as pessoas que têm uma mentalidade de crescimento acreditam que o esforço e o trabalho duro podem levar a um crescimento significativo.

Aprenda novas habilidades. Diante de um desafio, eles buscam formas de desenvolver os conhecimentos e habilidades que precisam superar e triunfar.

Veja as falhas como experiências de aprendizagem. Pessoas com mentalidade de crescimento não acreditam que o fracasso seja um reflexo de suas habilidades. Em vez disso, eles a veem como uma valiosa fonte de experiência da qual eles podem aprender e melhorar. “Isso não funcionou”, eles podem pensar, “então desta vez eu vou tentar algo um pouco diferente.”

Melhore sua inteligência emocional para ter sucesso

Acredita-se que a inteligência global seja um fator que contribui para o sucesso em diferentes áreas da vida, mas alguns especialistas sugerem que a inteligência emocional pode realmente importar ainda mais. Inteligência emocional refere-se à capacidade de entender, utilizar e raciocinar com emoções. Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de entender não apenas suas próprias emoções, mas as dos outros também.

Para melhorar sua inteligência emocional:

  • Preste atenção às suas próprias emoções. Concentre-se em identificar o que você está sentindo e o que está causando esses sentimentos;
  • Gerencie suas emoções. Afaste-se e tente ver as coisas com um olhar imparcial. Evite engarrafar ou reprimir seus sentimentos, mas procure maneiras saudáveis e apropriadas de lidar com o que você está sentindo;
  • Ouça os outros. Isso não envolve apenas ouvir o que eles estão dizendo, mas também prestar atenção a sinais não verbais e linguagem corporal.

Desenvolva resistência mental

As pessoas que possuem essa força mental veem os desafios como oportunidades. Eles também sentem que têm controle sobre seu próprio destino, estão confiantes em suas habilidades para ter sucesso, e estão comprometidos em terminar o que começam.

O que você pode fazer para melhorar sua resistência mental e aumentar suas chances de ser bem-sucedido na vida?

Acredite em si mesmo. Corte a auto-conversa negativa e procure maneiras de se manter positivo e auto-encorajador.

Continue tentando. Mesmo quando as coisas parecem impossíveis ou contratempos continuam te segurando, concentre-se em maneiras que você pode desenvolver suas habilidades e continuar olhando para a frente. Um dos principais hábitos das pessoas bem-sucedidas é sempre olhar para contratempos ou falhas como oportunidades de aprendizado.

Estabeleça metas. Mentalmente difíceis as pessoas sabem que, para alcançar, precisam começar por ter objetivos alcançáveis. Esses objetivos não são necessariamente fáceis de alcançar, mas tendo algo para almejar, você será mais capaz de avançar e superar obstáculos.

Encontre suporte. Fazer as coisas sozinho pode ser difícil, mas ter um sistema de apoio forte pode tornar as coisas mais fáceis. Mentores, amigos, colegas de trabalho e membros da família podem animá-lo quando as coisas ficam difíceis, e até mesmo oferecer conselhos e assistências que podem ajudá-lo a melhorar suas chances de sucesso.

Fortaleça sua perseverança e força de vontade

Essas características tendem a fazer parte da personalidade geral de um indivíduo, mas também são algo que você pode melhorar. Aprender a persistir diante dos desafios, e esperar pelas recompensas do seu trabalho duro pode muitas vezes ser a chave para o sucesso na vida.

As estratégias que você pode usar para melhorar sua força de vontade incluem:

  • Distração. Por exemplo, se você está tentando perder peso, mas está tendo dificuldade em ficar longe de seus lanches favoritos, distrair-se durante seus momentos de fraqueza pode ser uma maneira eficaz de evitar ceder à tentação.
  • Pratique. Força de vontade é algo que você pode construir, mas leva tempo e esforço. Comece fazendo pequenas metas que requerem força de vontade para alcançar, como evitar lanches açucarados. À medida que você constrói sua capacidade de usar seu poder de vontade para alcançar objetivos tão pequenos, você pode descobrir que sua força de vontade também é mais forte ao trabalhar em objetivos muito maiores.

Tenha consciência para ter sucesso

Pessoas conscientes consideram os efeitos de suas ações. Eles também consideram como outras pessoas irão reagir e como se sentirão. Você pode nutrir essa característica, desta forma:

  • Pensando nas consequências das ações;
  • Considerando as perspectivas de outras pessoas;
  • Aceitando a ambiguidade.

A vida é cheia de situações que nem sempre são claras. Portanto, pessoas com grande potencial de sucesso são mais capazes de aceitar essa ambiguidade. Em vez de serem rígidos e inflexíveis, eles estão prontos para se adaptar quando o inesperado vier em seu caminho. Você pode aprender a abraçar a ambiguidade por:

  • Desafiando suas perspectivas e considerando opiniões e ideias diferentes das suas;
  • Não temendo o desconhecido;
  • Estar disposto a mudar;
  • Valorização da diversidade;
  • Capaz de ajustar.

Além de ser capaz de aceitar a ambiguidade, o sucesso muitas vezes depende da capacidade de se ajustar rapidamente à mudança. Então, você pode nutrir essa habilidade de ajustar por:

  • Reenquadrando situações difíceis, vê-las como oportunidades de aprender, mas também de crescer em vez de simplesmente obstáculos para viver;
  • Estar aberto à mudanças; quando planos ou situações mudam, dê um passo atrás e veja formas de lidar com isso.

Tenha coragem

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo, muitas vezes exemplificam grande coragem. Isto é, eles estão dispostos a correr riscos, mesmo diante de um possível fracasso. Pesquisas sugerem que pessoas corajosas utilizam emoções positivas para superar o medo. Então, você pode melhorar sua tolerância ao risco por:

  • Acabar com as emoções negativas e além disso, focar em sentimentos mais positivos;
  • Equilibrando o risco com o bom senso; ser cauteloso bem como pragmático também pode pagar, dependendo da situação.

Curiosidade é bom para ter sucesso

Pessoas que são bem-sucedidas tendem a ficar curiosas sobre o mundo ao seu redor. Eles estão sempre ansiosos para aprender mais, incluindo novos conhecimentos bem como habilidades. Você pode cultivar seu senso de curiosidade por:

Relacionando tarefas aos seus interesses: Se você achar o arquivamento chato, por exemplo, procure uma maneira mais eficiente de categorizar as informações para jogar com seus pontos fortes como organizador.

Competitividade

Pessoas bem-sucedidas são capazes de utilizar a concorrência para motivar, mas evitar serem vítimas de ciúmes. Você pode nutrir um senso saudável de competição por:

Focando em suas próprias melhorias; em vez de se preocupar em ser o melhor em algo, preste atenção ao seu progresso.

Ser feliz quando os outros têm sucesso

Alguns traços e tipos de personalidade podem ser mais adequados para certos trabalhos do que outros. No entanto, nenhum traço específico de personalidade pode garantir o sucesso, nem ser baixo nessa característica condena alguém ao fracasso.

Embora existam diferenças de opinião sobre o quanto a personalidade pode ser alterada, nutrir alguns desses traços potenciais elevados pode ajudá-lo a desenvolver habilidades que podem lhe servir bem em muitos aspectos diferentes da sua vida.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?