VOCÊ SABE O QUE É UMA FRANQUIA?

2019 foi um ano positivo para o setor de franquias brasileiro. O setor registrou um crescimento de 6,9% em faturamento e de 5,1% em número de unidades em operação. Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Franchising. 

Por dia, foram abertas, em média, 25 novas unidades de franquias no Brasil. A ABF estima que a cada nova operação, nove empregos são gerados no país. Em 2019, o setor empregou cerca de 1,34 milhão de pessoas, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Mas o que exatamente é uma franquia? E por que tantas empresas estão optando por se expandir neste mercado?

Estes tópicos o ajudarão a entender mais sobre a indústria de franquia:

O que é franquia?

Uma franquia ocorre quando uma pessoa ou franqueador estabelece empresa e, em seguida, cobra royalties e taxas de terceiros, conhecidos como franqueados, para conduzir negócios sob sua marca.

Um franqueador licenciará sua marca para esses franqueados, que abrirão novos locais de negócios e os operarão como proprietário ou gerente. Os franqueados devem operar suas filiais como uma extensão da marca registrada da empresa, de forma que todos os produtos e serviços, processos e treinamentos sejam padronizados em todos os aspectos.

A franquia de formato comercial acontece em todos os tipos de negócios, desde o setor de serviços e alimentos até empresas de contabilidade e escritórios de advocacia. A franquia comercial impacta significativamente na economia, e existem muitas organizações e publicações em torno desse mercado.

Licenciamento x franquia

O licenciamento apenas se estende à relação jurídica entre duas partes, com escopo limitado e abrangendo apenas a marca registrada. Por outro lado, a franquia se estende além da relação jurídica, incluindo todos os aspectos do negócio de marca registrada, ditando como deve ser administrado do zero.

Em geral, uma franquia é um contrato de licença que é juridicamente vinculativo.

Definição realista de metas

Em algum momento, já nos sentimos culpados em estabelecer metas impossíveis para nós mesmos e, possivelmente, para os membros de nossa equipe. Embora o estabelecimento de objetivos seja essencial para o sucesso, também é vital não levar a nós mesmos e aos funcionários ao fracasso.

Antes de estabelecer prazos, converse com sua equipe sobre o que eles podem realizar razoavelmente em um período de tempo específico. Pedir informações pode ser incrivelmente revelador e dar uma visão de possíveis problemas que você pode não ter considerado. Freqüentemente, pode ajudar a dividir um projeto em componentes menores ou terceirizar alguns processos para melhorar a eficiência do local de trabalho.

Como funcionam as franquias?

Para um franqueado operar legalmente um negócio de marca registrada, ele deve comprar os direitos do franqueador do negócio. Os custos iniciais da franquia incluem uma taxa fixa conhecida como taxa de franquia, bem como outros investimentos e restrições. O franqueado paga ao franqueador uma porcentagem de suas vendas brutas, conhecida como taxa de royalties.

Cabe ao proprietário da marca ou franqueador determinar se um indivíduo se encaixa em seu modelo de negócios e se o franqueado em potencial tem ou não capital para estabelecer uma localização sólida. Grandes franquias como o McDonald’s podem ser altamente seletivas quanto a quem eles escolhem para estender o uso de sua marca.

Antes da franquia ser negociada, o titular da marca e o franqueado em potencial se reunirão para discutir operações futuras e determinar se todos se encaixam na cultura da marca. Neste momento, o franqueador e o potencial proprietário de uma pequena empresa podem entrevistar um ao outro. É importante que os franqueados façam perguntas aos franqueadores sobre o negócio, pois o acordo deve favorecer ambas as partes e estabelecer uma relação de trabalho forte.

Assim que todas as partes concordarem que uma parceria é mutuamente benéfica, o futuro franqueado precisará assinar um contrato de franquia e um documento de divulgação da franquia. Esses documentos vincularão legalmente o novo franqueado aos padrões da marca, incluindo todas as taxas de franquia, porcentagens de royalties, requisitos de marketing e acesso à propriedade intelectual da marca, como marcas registradas e receitas secretas.

Vantagens da franquia

Existem muitas razões pelas quais as pessoas optam por comprar e operar uma empresa franqueada. Essas marcas bem estabelecidas fornecem oportunidades estáveis ​​para que indivíduos voltados para negócios operem um negócio de sucesso. 

Outros benefícios da franquia incluem:

1. Oportunidade de crescimento

Se uma marca é uma franquia, isso significa que há espaço para crescimento em seu setor. Se a empresa registrada está crescendo e procurando oportunidades de franquia, ela está fazendo algo certo, pois há uma demanda de mercado por seus produtos ou serviços.

Muitos dos maiores detentores de marcas franqueiam sua empresa de marca registrada para o franqueado somente se eles tiverem os fundos e se empenharem para abrir vários locais ao mesmo tempo.

2. Baixo risco

A avaliação de risco já aconteceu em vários níveis no momento em que um novo local de franquia é aberto. Tanto o franqueado quanto o proprietário da empresa avaliaram os riscos aparentes para garantir que a expansão da marca seja sólida e estável desde o início. A franquia também significa que o gerenciamento de risco abrangente está disponível, já que a grande marca terá os processos e recursos para ajudar a mitigar os problemas dos funcionários e da empresa.

3. Capital fornecido

Mesmo que os franqueados devam ter os fundos para cobrir as contribuições pessoais e investimentos necessários, o franqueador ainda arcará com alguns dos custos de abertura de um novo local e iniciar o negócio. No entanto, ao entrar em sistemas de franquia, é importante observar as estipulações do contrato de franquia sobre análises de finanças pessoais e se há opções de financiamento disponíveis com o proprietário da marca.

Pagar as taxas iniciais e os royalties ainda pode ser menos caro do que abrir sua própria pequena empresa e construí-la do zero. Como o franqueador participa de todo o processo, ele trabalhará com seus novos parceiros de negócios para garantir que o local esteja instalado e mantenha-se funcionando.

4. Foco no quadro geral, não apenas nas responsabilidades do dia-a-dia

Como franqueador e agora dono do local específico, você pode contratar uma equipe de funcionários para gerenciar as operações do dia a dia da empresa enquanto se concentra no panorama geral. A infraestrutura já está instalada e os processos internos e o treinamento dos funcionários estão todos padronizados, para que os franqueados não precisem desenvolver essas coisas sozinhos.

Usando o modelo de franquia, novos proprietários de negócios podem implementar facilmente o controle de qualidade, métodos operacionais e processos de fluxo de trabalho para garantir a satisfação do cliente desde o início.

5. Maior conhecimento da marca

As pequenas empresas que estão apenas começando precisarão gastar muito de seu tempo, energia e finanças construindo o reconhecimento de sua marca e base de clientes. As franquias não têm esse problema, pois muitas vezes o negócio é uma marca bem reconhecida e já possui um grande público.

Portanto, os franqueados podem capitalizar sobre esta marca estabelecida e popular para ganhar mais clientes desde o início da inauguração do local.

6. Penetração mais fácil nos mercados

Uma das vantagens mais significativas da franquia é a popularidade estabelecida das marcas registradas. Abrir um novo local em qualquer área ou mercado será mais fácil. As comunidades já conhecem a marca da empresa e podem até estar ansiosas para ter uma perto de suas casas.

7. Maior lucratividade

Maior conhecimento da marca e fácil penetração no mercado significam maiores lucros ao operar um local de negócios franqueado. Negócios recém-estabelecidos levam anos para dar lucro. No entanto, as marcas registradas já têm uma forte base de clientes e um amplo alcance de marca. Portanto, a geração de receita é comparativamente maior desde o início do que seria com um novo negócio.

Franquia Ideal Multibusiness

A franquia Ideal Multibusiness reúne em seu portfólio uma diversidade de produtos e serviços que, com certeza, poderão atender o seu perfil de investidor com empresas boas e de valor justo e, além disso, sua estrutura é consolidada em marketing digital e tem todo o suporte necessário para você desenvolver um bom trabalho.

Anne Caroline Global – Empresa especializada em produtos dermocosméticos, com canal de distribuição em Marketing Multinível.

Busca Clientes – Plataforma de posicionamento orgânico regionalizado, deixando as empresas que contratam a plataforma em evidência.

Clínica Ideal – A Clínica Ideal é a mais completa plataforma do mercado de Gestão, Marketing e Vendas especializada em clínicas odontológicas. Com recursos únicos e inovadores, a plataforma auxilia o dentista a atrair pacientes.

Doutores da Web –  Marketing digital com ênfase em visibilidade, fluxo e negócios. Sua missão é garantir às empresas uma posição privilegiada no principal buscador do mundo, o Google, sem pagar por cliques.

Ideal Marketing – Plataforma de automação de marketing digital que oferece resultados por meio de Inbound Marketing e, além disso, atrai visitantes, otimiza taxas de conversão, cria relacionamentos e mensura resultados em uma só ferramenta.

Ideal Odonto – Melhores e mais completos planos odontológicos do mercado. Cartão de benefícios com convênios na área de odontologia para pessoa física e jurídica.

Ideal Pet Care – A Ideal Pet Care é uma empresa voltada para os cuidados com a saúde e o bem-estar do seu pet. Para utilizar os serviços da empresa, é necessário criar o Cartão Ideal Pet Care, ele ajuda você a cuidar do seu animalzinho.

Ideal Sales – É uma plataforma completa de CRM, com circuito de treinamento, acompanhamento de performance e diversos relatórios gerenciais.

Soluções Industriais – Plataforma B2B Industrial que visa facilitar o contato, cotações e relacionamento entre as indústrias e seus clientes potenciais, além de mantê-los atualizados com inovações e últimas notícias sobre o mercado industrial.

Seja Ideal Multibusiness!

Trata-se de uma franquia que reúne as melhores soluções em cosméticos, tecnologia e serviços e ainda por cima você contará com toda tecnologia do Grupo Ideal Trends, que é o maior da América Latina em marketing digital.

A Ideal Multibusiness consiste em um modelo de franquia que oferece múltiplas fontes de receitas, sendo assim um modelo inovador e anticrise por reunir oito empresas, que atuam em diversos segmentos e se interligam. Esse modelo de negócio é sólido, forte e representa o conceito de empresa versalista.

A Ideal MultiBusiness pode ser a sua chance de se tornar um investidor de sucesso com várias fontes de receita!

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?