SEJA FELIZ DE VERDADE!

Ser feliz é um grande objetivo para se ter, e é algo que você precisará trabalhar todos os dias. Ser feliz não é algo que você alcança e depois se apega – é uma série de decisões que você toma todos os dias.

Comece cultivando positividade em sua vida e vivendo sua vida de uma maneira que parece certa para você. Além disso, passe tempo com pessoas positivas, conecte-se com os outros e tenha um corpo e mente saudáveis. No entanto, tenha em mente que doenças mentais como a depressão podem dificultar ser felizes sem tratamento de um profissional de saúde mental.

Expresse gratidão pelas coisas boas em sua vida

Ser grato pelas coisas que você tem pode mudar sua vida. Ajuda você a se concentrar no que está indo bem, então é menos provável que você se sinta deprimido sobre sua vida. Leve 1-2 minutos para saborear momentos positivos. Além disso, agradeça às pessoas quando fazem coisas boas por você.

Mantenha um diário de gratidão ou liste 3-5 coisas pelas quais você é grato cada dia.

Sua lista de gratidão pode incluir “meu animal de estimação”, “um trabalho que eu amo”, “um melhor amigo que eu posso chamar a qualquer hora”, “uma cama aconchegante” e “boa comida para comer”.

Quando estiver se sentindo mal, olhe para trás sobre sua lista de gratidão para ajudá-lo a se sentir melhor.

Substitua pensamentos negativos por positivos

Pensamentos negativos podem tornar difícil se sentir feliz, mas você pode mudá-los. Quando você nota pensamentos negativos, desafie sua precisão. Então, substitua o pensamento por um pensamento positivo ou neutro. Além disso, faça declarações positivas para si mesmo ao longo do seu dia.

Digamos que você se pegue pensando: “Eu sou tão feio.” Você pode substituir esse pensamento por: “Eu não posso ser feio porque todo mundo é bonito à sua maneira”, ou “Eu sou único, e isso me faz bonito.”

Use afirmações positivas como, “Eu posso fazer isso”, “eu sou suficiente” ou “Se eu tentar, eu já sou bem-sucedido.”

Dica: Fale sozinho da mesma forma que falaria com seu melhor amigo. Por exemplo, se seu amigo estragasse uma apresentação no trabalho, você provavelmente diria algo como: “Essas coisas acontecem às vezes. Você vai fazer melhor em sua próxima apresentação.

Elogie-se pelo menos uma vez por dia. Concentre-se no que você está fazendo bem fazendo-se elogios regulares. Aponte suas melhores características, celebre seus talentos e reconheça suas realizações. Isso vai ajudá-lo a pensar positivamente sobre si mesmo.

Diga, “Essa roupa fica ótima em mim”, “Fiz um trabalho incrível nessa apresentação”, “Sou uma ótima escritora”, ou “Eu amo que sou tão compassiva”.

Pare de se comparar com outras pessoas

Todos estão em sua própria jornada, então é injusto para você medir seu progresso olhando para o que os outros realizaram. Não se preocupe com o que as outras pessoas estão fazendo. Em vez disso, compare-se com onde você estava no passado. Isso vai ajudá-lo a ver como você está progredindo.

Por exemplo, não se preocupe se todos os seus amigos parecem estar mais longe em suas carreiras. Sua hora chegará. Em vez disso, compare seu progresso com onde você estava no ano passado.

Procure algo positivo quando estiver enfrentando um obstáculo

Dificuldades e contratempos fazem parte da vida, e ninguém está imune a elas. Quando estiver enfrentando um problema, faça o possível para encontrar um lado bom. Isso pode ajudá-lo a se sentir melhor no momento e pode ajudá-lo a crescer a partir de suas experiências.

Por exemplo, digamos que você perdeu seu emprego. Esta é uma experiência muito difícil, mas você pode se concentrar nela como uma oportunidade de mudar de carreira.

Variação: A vida às vezes traz experiências muito dolorosas, como a morte de um animal de estimação. Você não precisa encontrar algo bom nessas situações. Tome seu tempo para sofrer, e expressar suas emoções para ajudá-los a passar.

Use a atenção plena para ajudá-lo a se concentrar no presente e ser feliz de verdade

Habitar seu passado e se estressar com o futuro pode afetar negativamente seu humor. Ser consciente pode ajudá-lo a manter o foco no presente para evitar exageros desnecessários. Aqui estão algumas maneiras de ser mais consciente:

  • Medite por 10 minutos.
  • Engaje seus 5 sentidos.
  • Faça apenas uma coisa de cada vez.
  • Concentre-se em como seus pés se movem contra o chão.

Viva de acordo com seus valores pessoais

Ignorar suas crenças fundamentais pode fazer você se sentir angustiado ou em conflito. Descubra seus valores pessoais listando as coisas que são importantes para você, identificando momentos que você se sentiu verdadeiramente feliz e decidindo o que você realmente quer na vida. Então, alinhe seu estilo de vida com seus valores para que você possa ser a pessoa que você quer ser.

Faça pelo menos uma atividade que você gosta todos os dias

Se divertir todos os dias ajuda você a aproveitar mais sua vida. Faça uma lista de atividades que fazem você se sentir feliz. Então, agende o horário todos os dias para fazer algo na sua lista. Isso pode ajudá-lo a aproveitar mais a vida e pode ajudá-lo a se tornar o seu melhor eu.

Por exemplo, se envolver em um hobby, sair com seus amigos, jogar um jogo de tabuleiro, andar com seu animal de estimação, tomar um banho quente, ler um livro, ver um filme, ir a um show ou experimentar uma nova receita.

Se há algo que você sempre quis fazer, experimente! Por exemplo, faça uma aula para aprender a pintar ou assistir tutoriais online para aprender a dançar.

Identifique seus pontos fortes para ajudá-lo a ter autoconfiança

É mais fácil se sentir feliz se você está orgulhoso de quem você é, e reconhecer seus pontos fortes pode ajudar. Faça uma lista de seus talentos, habilidades e conhecimentos. Em seguida, revise-o muitas vezes para ajudá-lo a lembrar o quão incrível você é.

Seus pontos fortes podem incluir coisas como resolver problemas matemáticos, escrever, cantar ou competir no atletismo. Além disso, você pode ter habilidades de pessoas, habilidades analíticas ou habilidades de pensamento crítico. Da mesma forma, você pode ser muito criativo ou capaz de trabalhar de forma colaborativa com as pessoas.

Gaste seu dinheiro em experiências ao invés de coisas

Comprar algo que você realmente quer é divertido, mas não vai levar a uma felicidade duradoura. As experiências trazem mais alegria do que itens, então use seu dinheiro gasto para pagar por atividades divertidas ou viagens. Para mais prazer, faça coisas com pessoas que você gosta.

Por exemplo, você pode escolher um jogo em vez de uma camisa nova.

Você ainda deve comprar itens que você precisa, como um computador para a escola ou lavagem facial para manter sua pele limpa. Não se sinta culpado por comprar esses tipos de itens.

Cerque-se de pessoas positivas

Sair com pessoas positivas pode aumentar seu humor. Identifique as pessoas em sua vida que fazem você se sentir erguido, e então passe mais tempo com elas. Convide-os a sair um-a-um, enviar-lhes mensagens e organizar saídas em grupo com eles

Não sinta que você tem que cortar amigos ou família que são negativos. Em vez disso, basta passar mais tempo com seus amigos positivos e família.

Dieta saudável e equilibrada

Nutrientes lhe dão energia, então comer bem ajuda você a se sentir melhor. Coma produtos frescos, proteínas magras e carboidratos complexos para ajudá-lo a se manter saudável. Além disso, corte alimentos processados e lanches açucarados porque são calorias vazias.

As proteínas magras incluem frango, peixe, peru, tofu, nozes e produtos de substituição de carne.

Carboidratos complexos incluem alimentos como vegetais com amido e grãos integrais.

Exercite-se

O exercício libera endorfinas, que fazem você se sentir feliz. Além disso, o exercício lhe dá energia e ajuda você a se sentir melhor. Escolha um exercício que você goste para que seja fácil fazê-lo todos os dias.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?