COMO TORNAR MEU E-COMMERCE MAIS COMPETITIVO?

Um negócio de varejo online é uma ótima maneira de vender seus produtos para clientes em todo o mundo. À medida que o mercado online cresce, a concorrência se torna mais acirrada. É por isso que, hoje, eu vou te ensinar algumas dicas para ajudá-lo a ser competitivo no espaço lotado do comércio eletrônico.

Mantenha seus preços

Diante da forte concorrência de outros varejistas online, você pode ficar tentado a baixar os preços. Embora essa estratégia de preços possa atrair mais clientes no curto prazo, geralmente não é sustentável ao longo do tempo. Por que? Para começar, uma queda nos preços também significa uma diminuição nos lucros, que a maioria das empresas não consegue suportar por muito tempo. Preços mais baixos também criam uma percepção de qualidade inferior. Quando você está cobrando significativamente menos do que os concorrentes, os clientes podem se perguntar o que há de errado com seus produtos. Para muitos varejistas online, é uma boa ideia manter os preços e aumentar os lucros trazendo mais clientes.

Isso não quer dizer que não seja possível surpreender o mercado com um produto de menor custo. Se você escolher seguir esse caminho, pode ser necessário ajustar todo o seu modelo de negócios. Algumas maneiras de sustentar preços baixos são:

  • Limite sua seleção de produtos;
  • Simplifique suas operações;
  • Corte custos em seu negócio;
  • Negocie preços mais baixos com os fornecedores;
  • Ofereça produtos com pelo menos um recurso melhor do que seus concorrentes;
  • Elimine enfeites, como embalagens sofisticadas e frete grátis.

Conheça seus clientes

A percepção do cliente é uma das partes mais subestimadas dos negócios online – e uma das mais valiosas. Quanto mais você souber sobre seus clientes, mais fácil será adaptar suas operações para atender às necessidades deles. Mas como você conhece seu público quando ele é um usuário anônimo da Internet? Graças às ferramentas de tecnologia, esse processo é mais fácil do que você pensa.

Google Analytics: esta ferramenta informa como os clientes se comportam em seu site. Você pode ver as páginas mais visitadas, descobrir como os clientes navegam em seu site e ver quanto tempo eles gastam em cada página. O Google Analytics também informa:

  • Quando os clientes visitam seu site;
  • De onde são seus clientes;
  • Os termos de pesquisa que os clientes usam para encontrar seu site;
  • Quantos visitantes voltam ao seu site;
  • Quais dos seus anúncios digitais geram mais tráfego.

Análise de mídia social: essa análise ajuda a entender como seu público reage a cada postagem. Após essa análise você pode:

  • Obter maior engajamento;
  • Incentivar os clientes a clicarem no seu site;
  • Ganhar mais seguidores.

Além do mais, a análise pode dizer a idade de seus clientes, de onde eles são e se são homens ou mulheres.

Pesquisas: já tem clientes? As pesquisas podem ajudá-lo a conhecê-los. Você pode adicionar uma única pergunta ao final do processo de pedido, por exemplo, ou colocar uma pequena pesquisa em seu site. Isso funciona melhor quando você deseja uma informação específica, como “Como você ficou sabendo de nós?” ou “Qual destes produtos você teria mais interesse em receber de nós no futuro?”

Depois de conhecer e entender seus clientes, você pode atendê-los melhor. Seus seguidores do Instagram clicam em seu site para ver postagens de “dicas úteis”? Tente escrever mais essas postagens para aumentar o tráfego e adicionar links de produtos para impulsionar as vendas. Os visitantes do seu site estão desistindo no meio do processo de pedido? Você pode querer investir em um sistema de compras de um clique para reter mais compradores. Você também pode fazer conexões com clientes em potencial, concentrando-se em um nicho de produto bem definido que mostra o potencial para um lucro significativo. Ao analisar seu mercado-alvo de forma inteligente e pensar sobre os problemas que seu produto resolve, você pode construir um relacionamento autêntico com os clientes que passam a vê-lo como a resposta às suas necessidades.

Construir fidelidade à marca

Não é segredo que manter um cliente existente é mais barato do que trazer um novo. É por isso que vale a pena investir na construção da fidelidade à marca. Como proprietário de uma empresa online, isso significa que você precisa oferecer um incentivo para que seus clientes escolham sua empresa em vez da concorrência. Algumas maneiras de construir fidelidade são:

  • Envie códigos de desconto especiais para clientes habituais;
  • Permita que os clientes façam perfis para um checkout mais rápido;
  • Crie um programa de recompensas;
  • Aceite métodos de pagamento online populares;
  • Recomende produtos úteis com base no histórico de compras dos clientes.

Outra forma de fidelizar é diferenciar seu produto de uma forma que atenda às necessidades dos clientes. Se seus compradores estão cansados ​​de taxas de remessa caras, você pode oferecer remessas e devoluções grátis.

Se seus concorrentes enviam produtos em caixas simples e enfadonhas, você pode investir em embalagens bonitas para encantar os clientes. Toques pequenos e cuidadosos podem ajudar muito na criação de novos negócios.

Alcance um público mais amplo

Parte da gestão de um negócio online é apresentar a sua empresa ao maior número de pessoas possível. Se os clientes não sabem sobre você, eles não podem comprar de você. Como primeira etapa, é crucial construir uma estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa robusta e contínua. Um ótimo SEO ajuda seu site a aparecer nos resultados de pesquisas, para que os clientes possam encontrá-lo quando estiverem pesquisando.

Os esforços online são apenas uma forma de alcançar clientes em potencial. Os eventos nos quais você se conecta com os clientes cara a cara também podem impulsionar as vendas online. Colocar seus produtos nas mãos dos clientes pode ajudá-lo a conquistar fãs que podem, na melhor das hipóteses, agir como embaixadores da marca para sua empresa, espalhando as novidades de seus produtos para seus amigos. Considere começar a distribuir amostras grátis para expandir seu público.

Esteja disposto a mudar seu negócio de varejo online

As mudanças acontecem rapidamente na Internet e, como proprietário de uma empresa autônoma, você pode se manter competitivo adaptando-se rapidamente. Pense no Netflix. Quando o streaming de mídia chegou ao mercado, a empresa abandonou seu serviço de DVD e mudou todo o seu modelo de negócios. Como resultado, agora é um dos maiores provedores de mídia do mundo.

Embora você possa não ser tão grande quanto a Netflix, pode usar a mesma estratégia. Primeiro, você deve ficar por dentro das tendências do seu negócio e do setor para que possa agir. Um novo concorrente de baixo custo está prestes a chegar ao mercado? Atualize seus produtos para permanecer competitivo. As vendas de um produto específico caíram? Experimente aumentar seu marketing ou substituir o item por algo que seja mais relevante para as necessidades do cliente. Quando você não hesita em girar, pode se ajustar às mudanças rapidamente e manter sua pequena empresa online por mais tempo. Mudar o seu site de e-commerce para mantê-lo atualizado, com foco em um visual atraente e moderno e facilidade de uso geral, também pode fazer a diferença.

Fique à frente de sua competição

O mundo dos negócios online é enorme e está em constante mudança. Seus objetivos como pequeno varejista são descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e, em seguida, encontrar maneiras de fazer melhor ou de maneira diferente. Graças à Internet, é relativamente fácil manter o controle sobre a concorrência. Você pode:

  • Segui-los nas redes sociais;
  • Visitar seus sites regularmente;
  • Ler os seus blogs.

Com essas informações, você pode ver o que seus concorrentes estão fazendo bem e usar uma estratégia semelhante em seu próprio negócio. Mais importante, você pode ver quais oportunidades eles estão perdendo. Se você perceber que seus concorrentes não têm blogs, crie um e se posicione como um especialista no setor. Se seus produtos têm mais recursos ou melhor desempenho, você pode exaltar essa diferença em seu marketing. Você também pode buscar lacunas no mercado e expandir sua linha de produtos de acordo para oferecer produtos que se destaquem em relação à concorrência.

Quando você vende produtos online, manter a competitividade é um esforço contínuo. Permanecendo no topo de suas operações, clientes, indústria e concorrentes, você pode preparar sua empresa para o sucesso. Ao construir uma estratégia, lembre-se de que vendas mais altas e marketing melhor não são a única maneira de colocar mais dinheiro no bolso

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço.

José Paulo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer transformar sua vida e negócio?